Jaelson Lucas/SMCS

Diante da ameaça do Covid-19 e as novas determinações do governo do Paraná e da Prefeitura de Curitiba que determina o cancelamento de eventos com mais de 50 pessoas, as igrejas, templos e locais religiosos tiveram que alterar as medidas. A maioria deles aposta no ambiente virtual para manter os fieis em oração neste momento de pandemia. A Arquidiocese de Curitiba, por exemplo, limitou a 50 pessoas a cerimônia de batismos, suspendeu as aulas de catequese e novenas mais famosas da capital paranaense, como a do Perpétuo do Socorro, que é transmitida pela internet. Os terreiros acabaram por enquanto com as giras e atendimentos ao público. A Federação Espírita fala em passes à distância e a Igreja Bola de Neve fará cultos presenciais com inscrição pelas redes sociais.

Batismo com até 50 pessoas e novenas suspensas

A Arquidiocese de Curitiba divulgou nesta terça (17) novas medidas de prevenção ao COVID-19 que abrangem celebrações das Missas, Matrimônios, Batismos, e momentos devocionais (novenas, vigílias eucarísticas, etc.). Esses eventos não devem ultrapassar o número de cinquenta pessoas. Outra medida é que a Comunhão Eucarística deve agora se restringir à entrega na mão do comungante e não mais na boca, como ocorria em alguns casos. Aos idosos recomenda-se que participem pelos meios de comunicação e redes sociais.  Ficam suspensas até nova determinação os programas e atividades da Catequese. O mesmo vale para encontros de evangelização, outras atividades pastorais ou de promoções sociais patrocinados por paróquias e outras instituições eclesiais.  As novenas que ocorriam nas paróquias do Carmo, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro estão suspensas por tempo indeterminado. Os comunicados estão nas páginas das paróquias e são justificados como em atendimento as autoridades locais e as recomendações da Arquidiocese de Curitiba.  As novenas em adoração à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Santuário da Alto da Glória, eram celebradas durante todo o dia das quarta-feiras. Os fiéis podem acompanhar as novenas pela internet https://www.perpetuosocorro.org.br/ Aos “grupos de famílias”, que nos períodos de Quaresma se reúnem nas casas para se preparar para a Páscoa, recomenda-se que cada família o faça em sua própria casa. “Promovam-se nas celebrações comunitárias possíveis, mas também, servindo-se de todos os meios de contatos entre as pessoas de sua comunidade, intensas campanhas de oração para que possa a família humana suplantar esta pandemia. Há testemunhos da história a atestar que as preces de um povo orante alcançam as bênçãos de um Deus providente”, diz um trecho da nota, da Arquidiocese.  Sobre a Semana Santa a Arquidiocese diz que será preciso aguardar novas orientações.

Terreiros suspendem giras

Pelo menos três terreiros de Curitiba se anteciparam e anunciaram neste domingo (15) a suspensão das giras e atendimento ao público para ajudar na contenção do coronavírus.O terreiro Vovó Benta, que fica no Bairro Alto, não irá fechar e os pais de santo estarão todas as noites no terreiro realizando as orações pelos seus filhos, mas não terá giras quando os fieis se reúnem. “Não haverá atendimento ao público, mas atenderemos emergências dos filhos e familiares, lembrando de todo o protocolo de prevenção. Não imaginamos uma casa de reza fechada num momento desse em que a população mais precisa, mas entendemos o isolamento social proposto e uma vez que os estádios e universidades fecharam, também suspendemos as giras em comunhão com o movimento”, diz o comunicado do terreiro. A secretaria, Biblioteca, Jardim dos Orixás e Marmita Solidária funcionarão normalmente. O Terreiro Pai Maneco, no Santa Cândida, também anunciou a suspensão das atividades por tempo indeterminado. “A fim de atuarmos em consonância ao nosso propósito espiritual, que é a cura, nossas atividades estão suspensas, a partir de amanhã 16/03, por tempo indeterminado, a fim de evitarmos qualquer foco de contágio entre os membros de nossa corrente e assistência”, afirma o aviso, publicado no Facebook. O Terreiro das Marias também aderiu à quarentena.  O terreiro fica na Rua Ulisses Vieira, 1450, Bairro Santa Quitéria, Curitiba – Paraná.

Cultos presenciais com inscrição na Bola de Neve

Nesta terça-feira (17), o pastor da igreja Bola de Neve Curitiba, Marcelo Bigardi, fez um comunicado oficial sobre a programação das igrejas Bola de Neve do Paraná para os próximos dias. Os cultos passarão a ter transmissões ao vivo via mídias sociais da igreja de cada região. A decisão foi tomada depois do Governo do Paraná anunciar medidas protetivas para enfrentamento do Covid-19 (coronavírus). Marcelo Bigardi declarou, em vídeo publicado nas redes sociais, que esse é o momento de agir com responsabilidade. “Não vamos parar de agir, não vamos parar de pregar. Mas vamos respeitar as determinações e fazer a nossa parte para que esse vírus não se prolifere em nossa cidade e nosso estado”, esclareceu.  Segundo decreto do Estado, eventos públicos ou particulares com público acima de 50 pessoas devem suspender suas atividades. Por isso, a medida adotada pela instituição aqui em Curitiba foi fazer cultos presenciais em diversos horários com limite de 50 pessoas cada. “Nós estamos aconselhando a você que tem acima de 60, crianças de todas as idades e seus pais, que vocês assistam pela internet. E se você disser assim: puxa pastor, mas eu queria ir na Igreja. Conforme a determinação do Governo, podemos fazer reuniões com até 50 pessoas. E é assim que faremos aqui”, afirmou Marcelo Bigardi.  Para cultos presenciais, a igreja disponibilizou um link para inscrição, que está disponível no evento do Facebook da Igreja Bola de Neve Curitiba. Além disso, na descrição do evento contém algumas recomendações para os participantes.  Em outras regiões, é necessário entrar nas mídias sociais da igreja Bola de Neve + nome da região para saber mais detalhes sobre as medidas adotadas.

Espíritas falam em passes à distância

A Federação Brasileira Espírita emitiu comunicado recomendado a suspensão dos trabalhos de atendimento espiritual presenciais, e recomendando os passes à distância,  ”através do trabalho de irradiações, com a formação de correntes de vibração, através da prece, em favor de toda a comunidade mundial, brasileira. A Federação recomenda que euniões com grande número de pessoas devem ser evitadas. Para as casas espíritas com recursos disponíveis as atividades virtuais são preferíveis durante o período da pandemia, além de suspender eventos com grande número de pessoas até que essa medida seja reavaliada de acordo com a evolução da situação epidemiológica.

Igrejas evangélicas mantém alguns cultos

As Igrejas evangélicas de Curitiba também informaram medidas. A Igreja Batista do Bacacheri, por exemplo, divulgou um vídeo com as medidas, entre elas,  cultos dominicais sem público. As cerimônias serão transmitidas pelas redes sociais e pelo canal da igreja no Youtube. As atividades de educação religiosa também estão suspensas por enquanto. A Igreja Universal vai manter os cultos seguirão nos próximos dias, mas com limitação de público e  controle de entrada e saída e ao chegar, e garante que oos fiéis receberão álcool em gel e água e sabão para higienização das mãos. A instituição ainda reforça que as pessoas que vão aos cultos fiquem distantes umas das outras e que idosos e pessoas com baixa imunidade permaneçam em casa.