Campeonato Paranaense

Com dois gols de 'onipresente', Paraná vence o lanterna e fica a um ponto do líder

Juninho (ao centro) comemora gol do Paraná Clube contra o Cascavel CR
Juninho (ao centro) comemora gol do Paraná Clube contra o Cascavel CR (Foto: Divulgação/Paraná Clube/Allexandre Fellipe)

O Paraná Clube venceu por 2 a 1 o Cascavel CR, nesse sábado (dia 8) à tarde, no estádio Olímpico Regional, pela 9ª rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o time da capital ficou em 3º lugar, 14 pontos em 9 jogos, apenas um ponto atrás do líder FC Cascavel. O Cascavel CR segue na lanterna, em último (12º) lugar, com 4 pontos em 9 jogos.

Ao final da primeira fase (11 rodadas), os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final. Os dois últimos (11º e 12º) são rebaixados.

Nas duas rodadas finais, o Paraná ainda vai enfrentar Azuriz (em Pato Branco, na próxima quarta-feira) e o Operário (Vila Capanema). Com o resultado desse sábado, o time da capital já está praticamente classificado para as quartas de final.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas paras os jogadores do Paraná.

ONIPRESENTES
Só dois jogadores do Paraná Clube foram titulares nas 10 partidas do clube na temporada 2021 (9 pelo Paranaense e 1 pela Copa do Brasil): o meia Juninho e o volante Ramires. E Juninho foi o grande herói da vitória em Cascavel, com dois belos gols. Foram os primeiros gols dele pelo novo clube. O jogador, que estava no Paysandu em 2020, foi revelado na base do Palmeiras.

FREGUÊS
Entre os demais 11 participantes do Paranaense, o Cascavel CR é o maior freguês do Paraná Clube na história. Em 14 confrontos entre os dois em toda história, o time da capital venceu 12 vezes e empatou duas. Nunca perdeu para esse adversário.

ESCALAÇÃO
O técnico Maurílio decidiu repetir a escalação usada na vitória sobre o Rio Branco, mantendo o esquema tático 4-2-3-1, com Maxi Rodríguez (centro) e dois jogadores (Gustavo França e Juninho) pelos lados do campo na linha de três. Gustavinho era o centroavante.

PRIMEIRO TEMPO
O lanterna Cascavel CR mostrou muita fragilidade na marcação, cedendo espaços no meio-campo e com dificuldades na defesa. O Paraná teve facilidade para se aproximar da área e construiu oito jogadas ofensivas na primeira etapa. Ou seja, teve a oportunidade de construir uma goleada. No entanto, pecou demais nas finalizações. O único gol da primeira etapa veio aos 24, após escanteio de Maxi Rodríguez, rebatida da defesa e chuta da meia-lua de Juninho. Apesar do domínio ofensivo e no meio-campo, o Paraná foi frágil defensivamente e cedeu espaços. No entanto, o Cascavel não teve qualidade para aproveitar. Desperdiçou a única chance clara (chute de Ramon defendido por Bruno Grassi) e arriscou três chutes sem qualquer direção em outros lances. Aos 37, mais duas trocas no Paraná, com as entradas o centroavante Pedro e o ponta Elielton.

SEGUNDO TEMPO
Depois do intervalo, o Cascavel CR voltou melhor e começou a criar chances. O Paraná recuou e se perdeu em campo. Aos 10, Bruno perdeu uma oportunidade incrível, na cara do gol. Aos 14, foi a vez de Ewerton desperdiçar gol feito. O técnico Maurílio reagiu e fez duas substituições aos 13, com as entradas do volante Mazinho e do meia Gabriel Pires. O time do Interior chegou ao empate aos 17, em belo chute de fora da área de Castro. Mas o Paraná reagiu rápido e fez 2 a 1 aos 20 minutos. Juninho recebeu na área, girou sobre o marcador e acertou no cantinho. O Cascavel se perdeu em campo e o Paraná passou a ter chances nos contra-ataques. Foram quatro até o fim — duas desperdiçadas por França, uma por Gustavinho e outra por Pedro.

CASCAVEL CR 1x2 PARANÁ
Cascavel CR: Léo Souza; Lapa (Enzzo), Luis Fernando, Cristiano e Adriano; Vinicius Sangiorgi (Kennidy), Castro, Ewerton (Warlisson), Bruno (Rafael Bahia) e Ramon (Bruno Gaúcho); Wellington. Técnico: Arthur Vaz
Paraná: Bruno Grassi; Jaílson, Micael, Hurtado e Bryan; Moisés Gaúcho e Ramires (Mazinho); Juninho (Elielton), Maxi Rodriguez (Gabriel Pires) e Gustavo França (Lucas Abreu); Gustavinho (Pedro). Técnico: Maurílio
Gols: Juninho (24-1º e 20-2º), Castro (17-2º)
Cartões amarelos: Mazinho (P)
Árbitro: David Herik Pinho
Local: Estádio Olímpico Regional, em Cascavel

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Maxi Rodríguez lança para a área. Juninho tenta de bicicleta, mas erra a bola.
5 – Bruno enfia. Ramon sai na cara do gol e chuta no canto. Bruno Grassi faz boa defesa.
6 – Maxi Rodríguez cruza na medida. Gustavinho fura na cara do gol.
11 – Bryan cruza. Juninho entra livre e cabeceia para fora.
16 – Juninho bate escanteio. Micael sai na cara do gol, mas a bola escapa.
18 – Gustavo França chuta do bico da área. O goleiro segura.
21 – Maxi Rodríguez recebe na área e chuta sobre o gol.
24 – Gol do Paraná. Maxi Rodríguez bate escanteio. Adriano tira para a meia-lua. Juninho domina e chuta forte, no canto.
35 – Gustavo França aproveita erro de saída de bola do Cascavel e toca para Gustavinho, que invade a área e chuta cruzado, para fora.

Segundo tempo
5 – Ramon ajeita para Bruno, que chuta de fora da área e acerta o cantinho. Bruno Grassi faz boa defesa.
9 – Jailson rola para Juninho, que chuta de fora da área. O goleiro segura.
10 – Ramon cruza rasteiro. Bruno sai na cara do gol e chuta rasteiro. Bruno Grassi salva 'no susto'.
14 – Ewerton dribla dois, tabela na meia-lua e sai na cara do gol. Bruno Grassi se atira na bola e salva o Paraná.
17 – Gol do Cascavel. Castro chuta de longe e acerta no algo, quase no ângulo.
20 – Gol do Paraná. Bola alta. A defesa se atrapalha. Jailson aproveita e rola para Juninho, na área. Ele gira sobre o marcador e chuta no cantinho.
26 – Bryan aciona Gustavo França, na área. Ele chuta cruzado e o goleiro espalma.
30 – Juninho rouba no ataque. Contra-ataque de três contra dois. Gustavinho rola para Gustavo França, que chuta no zagueiro e perde grande chance.
32 – Bryan cruza. Gustavinho mergulha, mas cabeceia fraco. O goleiro salva.
48 - Pedro dispara, finta o zagueiro e chuta de fora da área. A bola passa perto.