Franklin de Freitas – Produtos vindos de outros estados encarecem a média

Nem pandemia, nem estiagem. O fim da safra tem elevado o preço de alguns produtos na Ceasa de Curitiba, e elevado com isso a média de preços. As oscilações maiores foram apresentadas pelos produtos que estão na entressafra, como por exemplo a manga Tomy, com alta de 41,67%, e o pimentão verde extra, alta de 40%, no período de 27 de abril e 18 de maio.

No período, o preço da batata comum lavada também apresentou alta — 16,67%. “O produto está vindo de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais, principalmente”, explica Paulo Ricardo da Nova, gerente da Ceasa Curitiba. “Tem alguma coisa ainda produzida na Lapa e São Mateus do Sul, mas a maioria vem de fora”, diz.

De modo geral, Nova lembra que os preços das frutas e verduras têm apresentado estabilidade na região de Curitiba, resultado do começo dos dias frios e do impacto da pandemia, que fez com que muitos restaurantes fechassem ou reduzissem pedidos. De acordo com dados de comercialização da Ceasa, a média ponderada de preços dos 30 principais produtos apresentou alta de 0,99%, entre os dias 27 de abril e 18 de maio.

Segundo Nova, o mercado de hortaliças acaba não apresentando grandes impactos. “Mesmo com o problema de estiagem, a produção tem se mantido”, diz. Abóbora seca, alface crespa grande, batata salsa, beterraba extra, chuchu, vagem macarrão extra, abacate, ovo branco e laranja pera grande foram vendidos pelos mesmos preços nos dias 27 de abril e 18 de maio, segundo a Ceasa.

Já alguns produtos tiveram redução de preço: aipim e abobrinha verde extra (12,50%), batata doce extra (8%), cenoura extra (30%), tomate extra longa vida (14,29%), abacaxi grande (8,57%), banana caturra (16,67%), maçã gala (5,26%), mamão formosa (20%) e melancia redonda (9,09%), entre outros.