Valquir Aureliano – Paraná 0x1 Athletico

O Athletico Paranaense venceu por 1 a 0 o Paraná Cube, nessa sexta-feira (dia 30) à tarde, na Vila Capanema, em partida adiada da 5ª rodada do Campeonato Paranaense. Com o resultado, o Tricolor ficou em 7º lugar, com 8 pontos em 7 jogos. O Furacão está na 6ª colocação, com 9 pontos em 6 jogos. Ao final da primeira fase (11 rodadas), os oito primeiros avançam para as quartas de final. Os dois últimos são rebaixados.

Esse foi o 100º confronto entre Paraná e Athletico por competições.

RIVALIDADE
De Paraná x Athletico
100 jogos
27 vitórias do Paraná
32 empates
41 vitórias do Athletico
99 gols do Paraná
133 gols do Athletico

SÉRIE INVICTA
O Paraná Clube não vence o Athletico desde março de 2017. Naquele ano, o time comandado pelo técnico Wagner Lopes venceu por 1 a 0 na Vila Capanema, em partida válida pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. O gol foi do meia Renatinho, de cabeça.

OS ÚLTIMOS CONFRONTOS
Entre Paraná Clube e Athletico
Paraná 1×0 Athletico Paranaense 2017
Athletico 1×0 Paraná Paranaense 2017
Paraná 0x0 Athletico Paranaense 2017
Paraná 0x3 Athletico Paranaense 2018
Paraná 0x0 Athletico Brasileirão 2018
Athletico 3×0 Paraná Brasileirão 2018
Paraná 1×1 Athletico Paranaense 2019
Athletico 1×1 Paraná Paranaense 2020
Paraná 0x1 Athletico Paranaense 2021

ESCALAÇÃO DO PARANÁ
O técnico Maurílio repetiu a escalação da vitória sobre o Cianorte. As baixas eram o ponta Hugo Sanches (lesão no joelho) e o meia Guilherme Biteco (doping). O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Juninho (centro), Gustavinho (esquerda) e Thiago Alves (direita) na linha de três do setor ofensivo.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
O Athletico levou o elenco de aspirantes, comandado pelo técnico Bruno Lazaroni, para o clássico. O zagueiro Felipe Aguilar e o volante Alvarado, pouco utilizados por António Oliveira no elenco principal, reforçaram a ‘equipe B’. A baixa era o atacante Jajá, lesionado. O ponta Kleiton atuou improvisado na lateral-direita, já que Khellven foi incoroporado ao grupo principal. O esquema tático era o 4-2-3-1, com Denner (centro), Reinaldo (direita) e Jaderson (esquerda) na linha de três do setor ofensivo. O time também variava para o 3-4-3, com o avanço simultâneo dos dois laterais e com Alvarado recuando entre os zagueiros para comandar a saída de bola.

PRIMEIRO TEMPO
O início teve o Athletico com mais posse e domínio territorial. O Paraná ficou recuado e mostrou força defensiva. O Furacão não conseguiu criar jogadas na primeira etapa. Só levou algum perigo em um chute de fora da área, de Kleiton, aos 14 minutos. Aos 11, Pedro saiu lesionado e foi substituído pelo centroavante Da Silva. O Paraná começou a levar a melhor nos duelos individuais a partir dos 25 minutos e criou quatro boas jogadas ofensivas até o intervalo. Thiago Alves infernizou o lado direito do ataque e Juninho foi responsável pelo lance mais perigoso – um chute de fora da árae que explodiu na trave, aos 28 minutos.

DUAS EXPULSÕES
No fim do 1º tempo, aos 43 minutos,- Thiago Alves cometeu falta em Kawan e recebeu cartão amarelo. Ele reclamou e acabou expulsão. O árbitro foi cercado por jogadores do Paraná. Na confusão, Lucas Halter, do Athletico, levou o segundo amarelo e também foi expulso.

SEGUNDO TEMPO
Com mais espaço em campo, devido às expulsões, a tendência era de um jogo mais criativo, com mais trocas de passes. Não foi o que aconteceu. Os dois times seguiram com dificuldades para trabalhar a bola e usaram o espaço a mais para correria. O Athletico se adaptou melhor a esse estilo e chegou ao gol aos 16, em cruzamendo de Kleiton, desvio de Mingotti e finalização de Jaderson: 1 a 0. Aos 19, duas substituições no Paraná, com as entradas do meia Maxi Rodriguez e do ponta Elielton.

PRESSÃO NO FIM
O time da Vila avançou, começou a pressionar a saída de bola e criou três boas jogadas em seguida. A melhor foi aos 25, quando Elielton chuta de fora da área e acertou o travessão. O Athletico fez mais duas substituições aos 28 (entraram o zagueiro Luan Patrick e o atacante Julimar) e o Paraná fez mais duas aos 30 (entraram os meias Gabriel Pires e Lucas Abreu). O Paraná partiu para a pressão e reclamou de pênalti aos 44, por toque no braço de Aguilar. A imagem da TV deixa dúvidas. Lance polêmico.

PARANÁ 0x1 ATHLETICO
Paraná: Bruno Grassi; Jaílson, Micael, Hurtado e Bryan; Moisés Gaúcho e Ramires (Maxi Rodriguez); Thiago Alves, Juninho (Lucas Abreu) e Gustavinho (Elielton); Pedro (Da Silva). Técnico: Maurílio
Athletico: Anderson; Kleiton (Luan Patrick), Lucas Halter, Felipe Aguilar e Vinícius Kauê; Alvarado e Kawan; Reinaldo, Denner (Geovane) e Jaderson (Elias Carioca); Mingotti. Técnico: Bruno Lazaroni
Gol: Jaderson (16-2º)
Expulsões: Thiago Alves (43-1º), Lucas Halter (43-1º)
Cartões amarelos: Mingotti, Lucas Halter (A). Da Silva
Árbitro: Anderson Iraci Guimarães
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
14 – Kleiton chuta da meia-lua. Bruno Grassi espalma.
28 – Thiago Alves rouba de Vinícius Kauê e aciona Juninho, que tabela com Ramires, recebe na meia-lua e chuta no travessão.
32 – Contra-ataque. Da Silva rola para Thiago Alves, que chuta de fora da área. Anderson espalma para escanteio.
33 – Depois de escanteio, Thiago Alves pega rebote fora da árae e chuta perto, sobre o gol.
42 – Falta frontal. Juninho bate no alto. Anderson segura.
43 – Thiago Alves comete falta em Kawan e recebe amarelo. Ele reclama e acaba expulsão. O árbitro é cercado por jogadores do Paraná. Na confusão, Lucas Halter leva o segundo amarelo e também é expulso

Segundo tempo
1 – Kleiton dispara invade a área e rola para Reinaldo, que chuta para fora.
14 – Juninho chuta de fora da área. Anderson defende no canto.
16 – Gol do Athletico. Alvarado lança para a ponta-direita. Kleiton cruza. Mingotti desvia. Na cara do gol, Jaderson completa.
25 – Juninho toca para Elielton, que chuta de fora da área. A bola explode no travessão.
29 – Maxi Rodriguez lança. Jailson invade a área e chuta cruzado. Anderson defende.
33 – Gabriel Pires chuta de fora da área. Anderson segura.
36 – Reinaldo puxa contra-ataque e enfia para Julimar, livre na área. Ele chuta perto, ao lado.
44 – Cruzamento. Hurtado cabeceia. A bola bate em Aguilar. O Paraná pede pênalti por toque no braço. A imagem deixa dúvidas. Lance polêmico.