Valquir Aureliano

Amanheceu gelado nesta quinta-feira (2 de julho) em Curitiba. Segundo informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), uma forte massa de ar polar ingressa na região sul do Brasil, causando um forte resfriamento em todo o Paraná. Na Região Metropolitana de Curitiba, o fotógrafo Valquir Aureliano registrou cenas curiosas de uma ‘manhã congelada’.

As imagens, feitas no Parque Tingui, em Curitiba, e em chácaras na Lamenha Pequena, em Almirante Tamandaré, município localizado na região metropolitana, mostram gramados e pastagens ‘congeladas’ nas proximidades da capital paranaense, cobertas por uma fina camada de gelo.

A tendência, ainda, é de que a situação se repita na sexta-feira, uma vez que a previsão é de um ar frio ainda mais intenso e temperaturas ainda mais baixas.

“O resfriamento ganha intensidade na sexta-feira e aumenta o risco de ocorrência de geadas no Paraná. Novamente teremos um amanhecer bem gelado, inclusive com possibilidade de valores negativos de temperatura no extremo sul do Estado”, informa o Simepar.

Previsão do tempo

Para esta quinta-feira, o Simepar prevê temperatura mínima de 4ºC em Curitiba e temperatura máxima de 16ºC. Agoral, por volta de 9 horas, a temperatura é de 6ºC, com expectativa de aquecimento gradual até por volta de 15 horas. Naão há previsão de ocorrência de chuvas.

Já na sexta-feira, a previsão é de que durante a madrugada se registre temperatura de 5ºC. A partir do início da manhã, às 6 horas, aquece gradualmente, atingindo-se o pico de 17ºC entre 15 e 16 horas.