Valquir Aureliano – Jonathan comemora o gol da vitória

O Coritiba venceu por 1 a 0 o Palmeiras, nessa quarta-feira (dia 17) à noite, no Couto Pereira, em partida adiada da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo deveria ter ocorrido na semana passada, mas acabou postergado devido à participação do clube paulista no Mundial de Clubes, no Catar.

O resultado da partida não mudou a vida dos clubes na competição. O Palmeiras já estava classificado para a Copa Libertadores 2021 por ter sido campeão da edição 2020 da competição continental. No Brasileirão, não tem mais chances de título. O Coritiba já estava rebaixado e entrou em campo apenas para cumprir tabela.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba. 

JEJUM
O Coritiba não vencia em casa desde 31 de outubro, quando bateu o Atlético-GO por 1 a 0. Depois daquela partida, foram quatro empates e quatro derrotas no Couto Pereira, além da vitória dessa quarta-feira.

A LA MORÍNIGO
Os chutes de fora da área viraram a marca registrada do time paranaense desde a chegada do técnico Gustavo Morínigo. Com ele, a equipe já marcou 4 gols dessa distância em 7 partidas. Antes, foram 3 gols de fora da área em 29. No total da competição, o Coxa é o quarto time com mais gols dessa distância, com 7.

ESCALAÇÃO
As baixas no Coxa eram Galdezani e Cerutti, em recuperação. Wilson, Nathan Ribeiro, Natanael e Rafinha vão integrar o grupo focado em 2021, já não atuaram contra o Palmeiras e não vão jogar mais no Brasileirão 2020. O esquema tático era o 4-1-4-1, com Hugo Moura como único volante. A linha de quatro do meio-campo tinha Mattheus Oliveira e Matheus Bueno (centralizados), além de Neilton e Robson pelos lados do campo. O Palmeiras não tinha Emerson Santos e Zé Rafael, em recuperação.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi equilibrado. O Coritiba conseguiu marcar forte e anular as principais jogadas do adversário. Com a bola, levou algum perigo em três jogadas individuais de Robson. O Palmeiras só conseguiu incomodar em um lance individual de Scarpa e em um chute de fora da área de Gabriel Menino.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o jogo recomeçou truncado, com poucas jogadas ofensivas. Aos 12, três substituições no Coritiba, com as entradas do ponta Osman, do meia Sarrafiore e do volante Nathan Silva. Aos 17, Kuscevic deu um soco em Osman e acabou expulso. O Palmeiras ficou com um jogador a menos, mas melhorou no jogo. O Coritiba não conseguiu controlar a partida e passou a sofrer pressão do adversário. No entanto, chegou ao gol aos 42, em boa jogada de Neilton e Guilherme Biro para Jonathan, que acertou belo chute de fora da área.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Coritiba somou 13 finalizações (4 certas), 47% de posse de bola, 82% de acerto nos passes e 5 escanteios. O Palmeiras obteve 15 finalizações (4 certas), 53% de posse de bola, 83% de acerto passes e 4 escanteios. Os números são do site Sofascore.

CORITIBA 1×0 PALMEIRAS
Coritiba: Arthur; Jonathan, Rhodolfo, Sabino e Guilherme Biro; Hugo Moura, Matheus Bueno (Nathan Silva), Mattheus Oliveira (Sarrafiore), Neilton, Robson e Ricardo Oliveira (Osman). Técnico: Gustavo Morínigo
Palmeiras: Vinicius; Marcos Rocha, Kuscevic, Alan Empereur e Renan; Danilo (Breno Lopes) e Gabriel Menino (Raphael Veiga); Esteves, Lucas Lima (Patrick de Paula) e Scarpa (Luiz Adriano); Willian. Técnico: Abel Ferreira
Gol: Jonathan (42-2º)
Expulsão: Kuscevic (17-2º)
Cartões amarelos: Kuscevic, Renan, Danilo (P). Neilton (C).
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
10 – Scarpa recebe, passa por Sabino e chuta da meia-lua. A bola vai sobre o gol.
14 – Robson recebe na ponta e tenta o chute. A bola vai na rede, pelo lado de fora.
28 – Mattheus Oliveira inverte jogo. Robson chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
33 – Impedido, Esteves recebe na ponta-esquerda e cruza rasteiro. Gabriel Menino recebe na área e marca o gol, que é anulado por impedimento.
40 – Scarpa chuta de fora da área. A bola passa perto.
41 – Robson avança e rola para Ricardo Oliveira, que chuta perto, ao lado.
47 – Neilton enfia. Robson recebe na área e chuta cruzado. O goleiro manda para escanteio.
48 – Gabriel Menino chuta de fora da área. A bola passa perto do ângulo.

Segundo tempo
9 – Gabriel Menino arrisca de longe. A bola passa perto, ao lado.
21 – Falta frontal. Robson cobra no canto. Vinícius espalma.
26 – Luiz Adriano chuta de fora da árae. Arthur segura.
28 – Raphael Veiga passa por Sabino, invade a área e chuta cruzado. Arthur espalma.
35 – Falta de média distância. Patrick de Paula cobra na barreira. A bola sobra na área para Rony, que chuta mal, para fora.
42 – Gol do Coritiba. Neilton lança. Guilherme Biro cruza da esquerda. A bola atravessa a área e sobra fora da área para Jonathan chutar no cantinho.