Divulgação/Coritiba – Igor Paixão: vice-artilheiro do Coritiba em 2021

O Coritiba empatou em 1 a 1 com o CRB, nessa terça-feira (dia 26) à noite, em Maceió, pela 32ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense segue na liderança, com 58 pontos, três à frente do vice Botafogo. A equipe alagoana está na 5ª colocação, com 51 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Clique aqui para assistir ao gol do Coritiba.

Os quatro primeiros serão promovidos à Série A ao final da competição (38 rodadas). Com a folga de sete pontos para o quinto colocado e apenas seis rodadas restantes, o Coritiba fica muito perto do acesso à primeira divisão.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

Nos últimos 6 jogos, o Coritiba somou 1 vitória, 3 empates e 2 derrotas. E o CRB: 1 vitória, 4 empates e 1 derrota.

Como mandante, o CRB vive um longo jejum. Não vence em casa pela Série B desde 12 de agosto, quando fez 3 a 0 no Brusque, pela 17ª rodada. Depois, somou mais 6 empates e 2 derrotas em Maceió.

RETROSPECTO
O Coritiba só venceu como visitante o CRB uma vez na história — foi em 1972. Depois, foram 5 encontros entre os dois times em Maceió — com 2 derrotas do Coxa e 3 empates.

ARTILHEIRO
O ponta Igor Paixão é o vice-artilheiro do Coritiba em 2021, com 9 gols em 42 jogos, empatado com Waguininho (9 gols em 42 jogos). O goleador é Léo Gamalho (21 gols em 43 jogos).

ESCALAÇÃO
O técnico Gustavo Morínigo decidiu deixar o ponta Waguininho no banco. Com isso, Rafinha começou como titular. Ele manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Rafinha e Igor Paixão pelos lados do campo e Robinho centralizado na linha de três. No CRB, o desfalque era o volante Marthã, suspenso.

PRIMEIRO TEMPO
O Coritiba pouco jogou no primeiro tempo. Ficou recuado e teve dificuldades para sair da defesa, errando demais na saída de bola e sem mobilidade no setor de criação. O CRB foi superior nesse período, criou quatro boas jogadas e chegou a colocar uma bola no travessão — foi aos 37, após escanteio de Diego Torres e ‘desvio contra’ de Igor Paixão. A principal arma do time alagoano, porém, foi a qualidade do drible do ponta Jajá, emprestado pelo Athletico. Ele criou duas boas chances – uma desperdiçada por ele e outra por Careca.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com gol, aos 4 minutos. Diego Torres bateu escanteio e Willian Farias só olhou Gum cabecear no canto: 1 a 0. O Coxa empatou em seguida, aos 8, em cruzamento de Rafinha e finalização de cabeça de Igor Paixão: 1 a 1. Aos 11, saiu Robinho e entrou o ponta Waguininho. Com isso, Rafinha passou a jogar centralizado. O Coxa reagiu e equilibrou o jogo, que ficou ‘lá e cá’, com ataques frequentes dos dois lados. Com o tempo, porém, o time acabou recuando e sofrendo pressão. Morínigo reagiu aos 33, tirando Rafinha e colocando o centroavante William Alves. Na segunda etapa, as melhores chances do Coritiba foram um cabeceio de Waguininho (aos 16, após cruzamento de Rafinha) e um chute de Léo Gamalho (aos 37, após cruzamento de Natanael).

Aos 38, mais duas trocas no Coxa, com as entradas do volante Gustavo Bochecha e do ponta João Vítor.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba teve 8 finalizações (2 certas), 47% de posse de bola, 85% de eficiência nos passes e 14 faltas cometidas. Já o CRB somou 18 finalizações (4 certas), 53% de posse de bola, 83% de eficiência nos passes e 7 faltas cometidas. Os dados são do site Sofascore.

CRB 1×1 CORITIBA
CRB: Diogo Silva; Reginaldo, Gum, Caetano e Guilherme Romão (Alexandre Melo); Claudinei e Jean Patrick (Wesley); Pablo Dyego (Alisson Farias), Diego Torres e Jajá (Emerson Negueba); Nicolas Careca. Técnico: Allan Aal
Coritiba: Wilson; Natanael, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias e Val; Rafinha (William Alves), Robinho (Waguininho) e Igor Paixão (João Vitor); Léo Gamalho (Gustavo Bochecha). Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Gum (4-2º) e Igor Paixão (8-2º)
Cartões amarelos: Diego Torres, Alexandre Melo (CRB). Gustavo Bochecha, Val (CFC)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Local: Rei Pelé, em Maceió (AL)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Gum lança. Jajá recebe na ponta, passa por Natanael, invade a área, finta Henrique, sai na cara do gol e chuta para fora.
6 – Natanael cruza. Léo Gamalho cabeceia para fora.
21 – Contra-ataque. Robinho aciona Val, que chuta de fora da área. A zaga tira.
27 – Careca dribla Henrique, invade a área e chuta perto, ao lado.
35 – Jajá faz boa jogada na esquerda e rola para Careca, na área. Ele chuta, mas Castán bloqueia.
37 – Escanteio. Diego Torres cruza. Igor Paixão desvia e quase marca contra. A bola bate no travessão e, em seguida, na trave.

Segundo tempo
4 – Gol do CRB. Escanteio. Diego Torres cruza. Marcado por Willian Farias, Gum cabeceia no canto.
8 – Gol do Coritiba. Rafinha cruza da direita. Igor Paixão finaliza de cabeça, no cantinho.
16 – Depois de rebote de escanteio, Rafinha cruza. Waguininho cabeceia sobre o gol.
21 – Diego Torres rouba de Val e toca para Pablo Dyego, na área. Ele chuta perto, sobre o gol.
29 – Pablo Dyego chuta de fora da área. Wilson espalma no canto.
31 – Diego Torres chuta de fora da área. Wilson espalma no canto.
37 – Natanael cruza. Léo Gamalho domina na área, gira e chuta forte. O goleiro salva.
49 – Diego Torres chuta forte. Wilson defende.