Franklin de Freitas – Andrey comemora o gol do Coritiba no Couto Pereira

O Coritiba venceu por 1 a 0 o América-MG, nesse domingo (dia 15) à tarde, no Couto Pereira, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 6º lugar, com 10 pontos. Ao final da competição (38 rodadas), os seis primeiros garantem vaga na Copa Libertadores de 2023. A equipe mineira está na 7ª colocação, com 9 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

VOLANTE ARTILHEIRO
O volante Andrey soma agora 4 gols em 20 jogos pelo Coritiba. No Brasileirão, são 3 gols em 5 partidas — entre os 20 clubes, ele é o volante com mais gols na competição.

FASES
Como mandante, o Coritiba está invicto em 2022, com 9 vitórias e 3 empates. O América vinha de 3 vitórias nas últimas 3 rodadas da Série A.

ESCALAÇÃO
As baixas no Coritiba eram Igor Paixão, Thonny Anderson, Natanael e Nathan Mendes, todos em recuperação. Por opção da comissão técnica, Guilherme Biro não foi relacionado para a partida. A novidade foi a estreia do ponta José Hugo (22 anos, ex-Azuriz) como titular. Morínigo manteve o esquema tático 4-2-3-1, com José Hugo (direita), Alef Manga (esquerda) e Régis (centro). O América não tinha Felipe Azevedo, Wellington Paulista, Everaldo, Paulinho Bóia, Alê, Eduardo e Jori.

PRIMEIRO TEMPO
O 1º tempo foi brigado, com cotoveladas, empurrões, discussões e até Willian Farias com um corte perto do olho. Foram 4 cartões amarelos (1 para o Coritiba) e 22 faltas (13 do América) na 1ª etapa. Com esse cenário, foi difícil criar com a bola rolando. E o Coritiba chegou com perigo duas vezes, em duas jogadas de bola parada. Na primeira, após escanteio, Henrique chutou e o goleiro defendeu. Na segunda, Andrey cobrou falta no canto e Jailson espalmou. Aos 38, o zagueiro Iago Maidana (ex-Paraná) chutou a cabeça de Léo Gamalho, levou o segundo amarelo no jogo e acabou expulso. O América ficou com um jogador a menos. O gol do Coxa veio aos 47, em cruzamento perfeito de Egídio e ‘peixinho’ de Andrey: 1 a 0.

SEGUNDO TEMPO
O América voltou para o 2º tempo mais ofensivo e o Coritiba não recuou. O jogo ficou aberto, com ataques dos dois lados. Aos 17, saíram Régis, José Hugo e Alef Manga. E entraram o meia Robinho e os pontas Warley e Fabrício Daniel. O esquema seguiu o mesmo. A partir dali, o jogo ficou mais controlado e com domínio do Coritiba. O América acabou recuando e quase não atacou mais. Aos 27, saiu Matheus Alexandre e entrou o ponta Neilton. Com isso, Warley recuou e virou lateral. Aos 38, foi a vez de Clayton entrar na partida.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 58% de posse de bola, 17 finalizações (7 certas), 11 faltas cometidas e 85% de precisão nos passes. O América teve 9 finalizações (2 certas), 23 faltas cometidas e 80% de precisão nos passes. Os dados são do FootStats.

CORITIBA 1×0 AMÉRICA
Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre (Neilton), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias e Andrey; José Hugo, Régis (Robinho) e Alef Manga; Léo Gamalho (Clayton). Técnico: Gustavo Morínigo
América: Jailson, Patric (Cáceres), Éder, Iago Maidana, Germán Conti e Marlon; Lucas Kal, Rodriguinho (Juninho Valoura), Índio Ramírez (Arthur) e Pedrinho (Kawê); Aloísio (Henrique Almeida). Técnico: Vagner Mancini
Gol: Andrey (46-1º)
Expulsão: Iago Maidana (38-1º)
Cartões amarelos: Iago Maidana, Índio Ramírez, Patric, Arthur, Rodriguinho (A). Willian Farias, Morínigo (C)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Público: 19.040 pagantes
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
8 – Bola alta pra área. José Hugo desvia de cabeça e Henrique completa, com um chute acrobático. O goleiro espalma.
15 – Falta na esquerda. Andrey bate direto. Jailson espalma no canto.
35 – Contra-ataque. Rodriguinho aciona Aloísio na área. Ele gira e chuta. Henrique bloqueia.
37 – Pedrinho dispara e dribla Henrique, mas é parado por Castán.
46 – Gol do Coritiba. Egídio cruza da esquerda. Andrey mergulha e cabeceia no canto.

Segundo tempo
4 – Régis enfia. Alef Manga invade a área e chuta no travessão. O lance é anulado por impedimento.
7 – Egídio chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
10 – Falta no meio-campo. Andrey lança para a área. Léo Gamalho divide. A bola sobra para Henrique, chuta no canto. Jailson espalma.
20 – Robinho rouba no ataque e aciona Fabrício Daniel. Ele dribla na área e chuta em cima de Jailson.
33 – Fabrício Daniel dá uma ‘cavadinha’ e coloca Neilton na cara do gol. Ele escorrega e perde grande chance.
34 – Willian Farias rola para Neilton, que chuta de fora da área. Jailson espalma no ângulo.
42 – Marlon rola para Henrique Almeida, que chuta da entrada da área. Muralha espalma no canto.