Série B

Com golaço de Biteco, Paraná Clube arranca empate na casa do melhor mandante

Cuiabá 3x3 Paraná
Cuiabá 3x3 Paraná (Foto: Divulgação/Cuiabá EC/AssCom Dourado)

O Paraná Clube empatou em 3 a 3 com o Cuiabá, nessa quarta-feira (dia 21) à noite, na Arena Pantanal, pela 17ª rodada da Série B. Os gols do time paranaense foram de Bruno Gomes, Jean Victor e Guilherme Biteco. Com o resultado, o Paraná ficou com 25 pontos, em 7º lugar, dois pontos abaixo do G4. A equipe do Mato Grosso segue na vice-liderança, com 33 pontos. Clique aqui para ver a classificação completa no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Paraná Clube.

JEJUNS
Com o resultado, o Paraná completou 7 partidas seguidas sem vencer, com 5 empates e 2 derrotas. A última vitória foi sobre o CRB, em 14 de setembro.

Os gols contra o Cuiabá encerraram um jejum de quatro jogos consecutivos sem marcar. O último gol do Paraná havia ocorrido no empate com a Chapecoense (1 a 1), em 29 de setembro, marcado por Gabriel Pires.

FATOR CAMPO
O time do Mato Grosso é o melhor mandante da Série B 2020 (6 vitórias e 3 empates) e não perde em casa há quase 11 meses. A última derrota como mandante foi em 30 de novembro. Desde então, foram 14 jogos em casa, com 9 vitórias e 5 empates.

ARTILHARIA
O centroavante Bruno Gomes agora soma 4 gols em 16 jogos na Série B. Ele é o artilheiro do time na competição, à frente de Renan Bressan (3 gols em 14 jogos).

Guilherme Biteco não marcava um gol desde junho de 2018. Desde então, só havia disputado 8 partidas.

O lateral Jean Victor marcou seu 1º gol pelo Paraná.

ESCALAÇÃO
As baixas no Paraná eram o zagueiro Fabrício e o goleiro Alisson, lesionados, além do meia Renan Bressan, com desgaste físico excessivo. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Andrey (esquerda), Bruno Xavier (direita) e Thiago Alves (centro) na linha de três do setor ofensivo.

O Cuiabá não tinha Rafael Gava, Auremir, Felipe Ferreira, Anderson Conceição e Luiz Gustavo. O time também usou o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou equilibrado, com boas arrancadas pelas pontas das duas equipes. Aos 12, o Cuiabá abriu o placar em cobrança de falta do meia Elvis (ex-Paraná) e desvio de cabeça de Matheus Barbosa, em posição duvidosa (possível impedimento). A imagem da TV não deixa claro e os jogos da Série B não têm VAR. Depois do gol, o Cuiabá teve maior domínio e mais qualidade na troca de passes. O Paraná errou quase tudo em seguida, mas chegou ao empate aos 32, em passe de Jhony Douglas e belo chute de fora da área de Bruno Gomes. Pouco antes, aos 22, o Cuiabá pediu pênalti de Hurtado em Elvis. No Sportv, a ex-árbitra Nadine Bastos afirmou que foi pênalti.

SEGUNDO TEMPO
O jogo ficou aberto no segundo tempo, com ataques frequentes dos dois lados. Jean Victor fez 2 a 1 para o Paraná em cobrança de falta, aos 3 minutos. Um minuto depois, o Cuiabá empatou com chute de Maxwell. Aos 15, o time da casa virou, após chute de Yago, rebote de Marcos e finalização de Elton. Aos 18, saiu Bruno Xavier e entrou Biteco. Aos 20, gol do Paraná. Thiago Alves cruzou e Biteco acertou chute acrobático no canto: 3 a 3. Depois disso, o ritmo da partida foi reduzindo aos poucos. Aos 39, entraram Vitinho e Léo Castro. Karl entrou aos 41.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Paraná teve 13 finalizações (4 certas), 45% de posse de bola e 82% de eficiência nos passes. O Cuiabá somou 14 finalizações (5 certas), 55% de posse de bola e 87% de eficiência nos passes. Os dados são do site Sofascore.

CUIABÁ 3x3 PARANÁ
Cuiabá: João Carlos; Hayner, Éverton Sena (Léo), Ednei e Lucas Hernández; Matheus Barbosa e Jean Patrick (Ferrugem); Yago (Willians Santana), Elvis (Lucas Ramon) e Maxwell; Elton (Jenison). Técnico: Marcelo Chamusca
Paraná: Marcos; Paulo Henrique, Salazar, Hurtado e Jean Victor; Jhony Douglas e Higor Meritão (Karl); Bruno Xavier (Biteco), Thiago Alves e Andrey (Vitinho); Bruno Gomes (Léo Castro). Técnico: Allan Aal
Gols: Matheus Barbosa (12-1º), Bruno Gomes (32-1º), Jean Victor (2-2º), Maxwell (3-2º), Elton (15-2º), Biteco (20-2º)
Cartões amarelos: nenhum
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Local: Arena Pantanal

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
12 - Gol do Cuiabá. Falta perto do bico da área. Elvis chuta forte. A bola desvia na cabeça de Matheus Barbosa, em posição duvidosa, e entra no ângulo.
18 - Contra-ataque. Thiago Alves rola para Andrey, na ponta esquerda. Ele chuta perto, sobre o gol.
22 - Contra-ataque de 3 do Cuiabá contra 2 do Paraná. Hurtado desarma Elvis na área e salva o time. O Cuiabá pede pênalti.
32 - Gol do Paraná. Jhony Douglas toca para Bruno Gomes, que gira, chuta de fora da área e acerta o cantinho.
35 - Jhony Douglas lança. Andrey recebe na cara do gol, mas erra o domínio e a bola escapa.

Segundo tempo
2 - Gol do Paraná. Falta quase na risca da área. Jean Victor bate buscando o canto. O penúltimo homem da barreira 'abre' e a bola vai no canto.
3 - Gol do Cuiabá. Lançamento para a ponta. Maxwell passa por Paulo Henrique e chuta. A bola desvia em Salazar e mata o goleiro.
15 - Gol do Cuiabá. Yago chuta do bico da área. Marcos espalma no canto. A bola sobra para Elton cutucar para o gol.
19 – Hayner cruza da direita. Maxwell recebe livre e chuta para fora.
20 - Gol do Paraná. Thiago Alves avança na ponta e cruza. Biteco salta e chuta de voleio, no canto.
28 – Contra-ataque do Cuiabá.Elvis rola para Elton, que chuta para fora.
48 – Vitinho recebe na área e chuta cruzado. O goleiro segura.
Com golaço de Biteco, Paraná Clube arranca empate na casa do melhor mandante