Valquir Aureliano – Paraná comemora o gol

O Paraná Clube goleou por 4 a 0 o Oeste, nessa segunda-feira (dia 26) à noite, na Vila Capanema, pela 18ª rodada da Série B. Os gols do time paranaense foram de Salazar, Paulo Henrique e Bruno Gomes (dois). Com o resultado, o Paraná ficou com 28 pontos, em 5º lugar, empatado em pontos com o Juventude (4º colocado) e atrás apenas nos critérios de desempate. A equipe paulista segue na lanterna, com 7 pontos. Clique aqui para ver a classificação completa no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES – notas para os jogadores do Paraná.

JEJUM
Com o resultado, o Paraná encerrou um jejum de 7 partidas seguidas sem vencer (5 empates e 2 derrotas). Já o Oeste soma 9 jogos consecutivos sem vitórias (8 derrotas e 1 empate).

ARTILHARIA
O centroavante Bruno Gomes agora soma 6 gols em 17 jogos na Série B. Ele é o artilheiro do time na competição, à frente de Renan Bressan (3 gols em 15 jogos).

O lateral Paulo Henrique e o zagueiro Salazar marcaram pela primeira vez pelo clube paranaense.

ESCALAÇÃO
As baixas no Paraná eram o zagueiro Fabrício e o goleiro Alisson, lesionados. A novidade era o meia Renan Bressan, recuperado. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Andrey (esquerda), Renan Bressan (centro) e Thiago Alves (direita) na linha de três do setor ofensivo.

Os desfalques no Oeste eram Caio Vinícius, Juliano, Bobô, Bruno Alves e Kalil. Na sua reestreia pelo clube, o técnico Roberto Cavalo armou o time no 3-4-3.

PRIMEIRO TEMPO
Os dois times começaram com postura ofensiva, marcando alto. O Oeste tinha como arma os lançamentos para Mazinho e Madson. E o Paraná levou vantagem na qualidade dos passes de Meritão e Bressan, além dos avanços perigosos dos dois laterais. O time da casa abriu o placar já aos 6, em escanteio de Bressan e chute de Salazar. E colocou uma na travessão aos 17, em cruzamento de Jean e cabeceio de Bruno Gomes. Depois dos 20, as duas equipes reduziram o ritmo e passaram a errar demais. O jogo ficou modorrento até os 46, quando Bressan arriscou de fora da área e acertou o travessão.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o Oeste tirou o zagueiro Caetano e colocou o ponta Kauã Jesus. O time mudou para o 4-2-3-1. O visitante avançou e começou a rondar a área adversária. No entanto, o Paraná ‘matou’ o jogo em um contra-ataque aos 14 minutos. Bruno Gomes lançou para Paulo Henrique, que disparou, invadiu a área e chutou no canto: 2 a 0. Aos 21, a primeira substituição no mandante, com a saída de Meritão e a entrada do volante Karl. O Oeste acertou a trave aos 23, em cruzamento de Sciola e finalização de Mazinho. O Paraná respondeu com dois gols. Aos 24, Bressan enfiou, Andrey chutou, o goleiro deu rebote e Bruno Gomes mandou para as redes: 3 a 0. Aos 29, Jhony Douglas acertou belo passe e Bruno Gomes chutou na saída do goleiro: 4 a 0.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Paraná teve 23 finalizações (11 certas e 2 na trave), 48% de posse de bola e 83% de eficiência nos passes. O Oeste somou 8 finalizações (nenhum certa e 1 na trave), 52% de posse de bola e 81% de eficiência nos passes. Os dados são do site Sofascore.

PARANÁ 4×0 OESTE
Paraná: Marcos; Paulo Henrique, Salazar, Hurtado e Jean Victor (Juninho); Jhony Douglas e Higor Meritão (Karl); Thiago Alves, Renan Bressan (Guilherme Biteco) e Andrey (Vitinho); Bruno Gomes (Léo Castro). Técnico: Allan Aal
Oeste: Caíque; Luanderson, Tiago Alves e Caetano (Kauã Jesus); Éder Sciola, Nilton, Diogo (Bruno Mighel) e Orinho (Rael); Mazinho, Madson (Ramon) e Léo Ceará. Técnico: Roberto Cavalo
Gols: Salazar (6-1º), Paulo Henrique (14-2º), Bruno Gomes (24-2º e 29-2º)
Cartões amarelos: Higor Meritão, Bruno Gomes, Jean Victor (P). Orinho, Diogo (O).
Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior (RN)
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Lançamento nas costas de Paulo Henrique. Mazinho sai na cara do gol, mas Marcos se antecipa e salva.
5 – Boa jogada pela direita. Higor Meritão toca para Paulo Henrique, na área. Ele chuta e o goleiro espalma.
6 – Gol do Paraná. Renan Bressan bate escanteio. A zaga tira mal e a bola sobra na pequena área para Salazar chutar.
13 – Andrey chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
16 – Paulo Henrique avança na ponta e rola para Bressan, que chuta. A zaga tira.
17 – Jean cruza. Bruno Gomes cabeceia e a bola vai no travessão.
42 – Meritão chuta de longe. O goleiro segura.
45 – Bressan toca para Andrey. Ele chuta da meia-lua e o goleiro segura quase no centro.
46 – Bressan recebe de Andrey e chuta de fora da área. A bola bate no travessão.

Segundo tempo
9 – Mazinho recebe na área e chuta cruzado. A bola passa perto.
14 – Gol do Paraná. Contra-ataque. Bruno Gomes lança. Paulo Henrique dispara, invade a área e chuta cruzado, no canto.
15 – Andrey vê o goleiro adiantado e tenta ‘o gol que Pelé não fez’. A bola vai na rede, pelo lado de fora.
21 – Escanteio. Bressan cruza e o goleiro fura. Quase dentro do gol, Bruno Gomes cabeceia para fora.
23 – Sciola cruza da direita. Na cara do gol, Mazinho desvia com a ponta da chuteira. A bola bate na trave.
24 – Gol do Paraná. Bressan enfia. Andrey sai na cara do gol e chuta. O goleiro rebate. Bruno Gomes aproveita e manda para o gol vazio.
29 – Gol do Paraná. Belo passe em profundidade de Jhony Douglas. Bruno Gomes chuta na saída do goleiro.
37 – Karl enfia, Thiago Alves chuta forte e o goleiro espalma. Léo Castro desperdiça o rebote e chuta mal.