Valquir Aureliano – Coritiba 2×2 Juventude

O Coritiba empatou em 2 a 2 com o Juventude, na manhã desse domingo (dia 10), no Couto Pereira, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 12º lugar, com 19 pontos. A equipe gaúcha está na penúltima posição (19º), com 12 pontos. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Os gols do Coxa foram marcados pelos centroavantes Léo Gamalho e Adrián Martínez.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

PROTESTO
Jogadores de Coritiba e Juventude protestaram no momento do apito inicial, com todos tampando a boca com uma mão. Os atletas são contrários à nova Lei Geral do Esporte, aprovada nessa semana. Clique aqui para saber mais sobre a alteração na legislação.

VISITANTE INCÔMODO
O time paranaense somou 1 vitória, 3 empates e 4 derrotas nos últimos 8 jogos. Entre os 20 times da Série A, o Coxa é o 2º melhor mandante, com 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, atrás apenas do Atlético-MG. O Juventude comletou 7 rodadas seguidas sem vencer. E o time gaúcho vive a curiosa situação de somar mais pontos como visitante (7) do que como mandande (5).

No histórico dos confrontos com o Coritiba, o Juventude é um visitante incômodo. Nos 16 duelos entre os dois times em Curitiba, foram 4 vitórias da equipe de Caxias do Sul, 7 empates e 5 vitórias do Coxa.

ARTILHEIRO
O centroavante Léo Gamalho é o artilheiro do Coritiba em 2022, agora com 15 gols em 26 jogos – no Brasileirão, ele tem 6 gols em 11 jogos. O atacante argentino Adrián Martínez agora tem 4 gols em 11 jogos na Série A de 2022.

ESCALAÇÕES
As baixas no Coxa eram Val e Nathan Mendes, suspensos, além de Diego Porfírio, Warley, Robinho e Andrey, lesionados. As novidades eram os retornos do lateral Guilherme Biro e do ponta Igor Paixão, após suspensão. A vaga de Val ficou com Galarza. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Igor Paixão e Alef Manga pelos lados do campo, e Fabrício Daniel centralizado na linha de três. O Juventude não tinha Vitor Mendes, Paulo Miranda e Marlon. O time gaúcho também usou o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com gol. Já aos 4, uma série de erros de vários jogadores do Coritiba deixou o Juventude à vontade para cruzar e para Ricardo Bueno cabecear no travessão. A zaga tirou mal. Moraes chutou de fora da área e Rafael William deu rebote nos pés de Paulo Henrique (ex-Paraná Clube), que aproveitou: 1 a 0. Em seguida, o Coritiba avançou e incomodou em alguns cruzamentos e chutes de fora da área. Aos 31, o Juventude ganhou pênalti, após falha de Henrique e dividida polêmica do zagueiro com Ricardo Bueno. O atacante cobrou e fez 2 a 0. O Coxa partiu com tudo para o ataque e colocou uma bola na trave aos 39, em bela jogada de Igor Paixão.

PÊNALTI POLÊMICO
O Coritiba reclamou da marcação do pênalti no atacante Ricardo Bueno, aos 31 do 1º tempo. No lance, o jogador cai ao dividir com o zagueiro Henrique.A imagem da TV deixa dúvidas. “É um lance de interpretação. Há o contato. O Henrique foi imprudente”, disse Paulo Cesar de Oliveira, comentarista de arbitragem da Central do Apito. O VAR não interferiu no lance. O Coxa também reclamou de pênalti em Adrián Martínez no 2º tempo. O Juventude pediu penalidade em Guilherme Parede aos 44 do 2º tempo. Para Paulo Cesar Oliveira, os dois lances foram normais, sem falta.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o técnico Gustavo Morínigo tirou Matheus Alexandre, Guilherme Biro e Fabrício Daniel. E colocou os laterais Natanael e Egídio e o centroavante Adrián Martínez. O Coxa avançou e reduziu para 2 a 1 aos 7 minutos. Igor Paixão cruzou e Léo Gamalho fez de cabeça. Aos 26, saiu Alef Manga e entrou o ponta José Hugo. Aos 28, entrou o meia Régis e saiu o volante Galarza. O empate veio aos 32, em jogada de Igor Paixão e finalização de Adrián Martínez: 2 a 2. O jogo ficou aberto nos minutos finais, com atques dos dois lados. No entanto, faltou pontaria para mudar o placar.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Coritiba somou 48% de posse de bola, 19 finalizações (2 certas), 17 faltas cometidas e 81% de precisão nos passes. O Juventude teve 13 finalizações (6 certas), 10 faltas cometidas e 82% de precisão nos passes. Os dados são do Sofascore.

CORITIBA 2X2 JUVENTUDE
Coritiba: Rafael William; Matheus Alexandre (Natanael), Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro (Egídio); Willian Farias e Galarza (Régis); Igor Paixão, Fabrício Daniel (Adrián Martínez) e Alef Manga (José Hugo); Léo Gamalho. Técnico: Morínigo
Juventude: César; Rodrigo Soares, Thalisson Kelven, Rafael Forster e Moraes; Jean e Jadson (Darlan); Edinho (Capixaba), Oscar Ruiz (Chico Kim) e Paulo Henrique (Giulherme Parede); Ricardo Bueno (Vitor Gabriel). Técnico: Umberto Louzer
Gols: Paulo Henrique (4-1º), Ricardo Bueno (33-1º), Léo Gamalho (7-2º), Adrián Martínez (32-2º)
Cartões amarelos: Henrique, Gustavo Morínigo (C). Moraes, Thalisson Kelven, Umberto Louzer (J).
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo-RJ
Público: 20.235 pagantes
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Gol do Juventude. Cruzamento da direita. Ricardo Bueno cabeceia no travessão. No rebote, Moraes chuta de fora da área. O goleiro rebate mal, nos pés de Paulo Henrique, que cutuca para o gol vazio.
7 – Alef Manga chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
15 – Rodrigo Soares chuta de fora da área. O goleiro segura, no centro.
29 – Falta na esquerda. Em vez de cruzar, Igor Paixão tenta direto. O goleiro salva.
31 – Paulo Henrique cruza rasteiro. Henrique erra o tempo de bola e acaba dividindo com Ricardo Bueno, que cai na área. O árbitro marca pênalti.
33 – Gol do Juventude. Ricardo Bueno cobra no meio do gol. O goleiro cai para olado.
39 – Igor Paixão tabela com Gamalho e, da meia-lua, chuta na trave.
45 – Galarza chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.

Segundo tempo
7 – Gol do Coritiba. Igor Paixão cruza da esquerda. Léo Gamalho cabeceia no ângulo.
31 – Bola alta para a área. Gamalho ajeita de cabeça. Régis chega para finalizar, mas cai ao dividir com Foster e chuta para fora. O Coxa pede pênalti.
31 – Contra-ataque. Chico fica livre na meia-lua, mas chuta mal e o goleiro segura fácil.
32 – Gol do Coritiba. Igor Paixão avança pela esquerda e toca para Adrián Martínez, na área. Ele gira e chuta no canto.
43 – Paixão ajeita para Adrián Martínez, que chuta perto, ao lado.
45 – Guilherme Parede invade a área e chuta perto, ao lado.