Daniel Castellano/SMCS

Em 2021, ruas, parques, praças, logradouros e pontos turísticos da cidade receberam novos sistemas de iluminação e os serviços de manutenção chegaram a quase 61 mil solicitações atendidas. Também houve avanço no plano de modernização. De janeiro a novembro, foram substituídas 13.282 luminárias de vapor de sódio e vapor metálico de alta pressão por equipamentos com tecnologia de LED.

Bons resultados desta substituição são contabilizados pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas. “É um impacto muito positivo. Entre agosto e novembro de 2021 foi registrada a queda média mensal de 25% nas solicitações relacionadas a defeitos nos equipamentos de iluminação que servem às vias públicas”, destaca o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues. Desde 2017, são 65.878 novas luminárias de LED. O processo para a substituição de outros 16.962 mil pontos já está em andamento, teve início em novembro de 2021.

A tecnologia LED oferece maior luminosidade e representa economia de mais de 50% do consumo de energia e vida útil superior, de cerca de 50 mil horas ou seis anos. “Temos investido em iluminação moderna e sustentável aos moldes do que uma cidade inteligente como Curitiba precisa fazer”, diz o prefeito Rafael Greca.

A modernização do sistema é acompanhada do recadastramento dos pontos de iluminação pública da cidade, o que contribui para o monitoramento do sistema e facilita a identificação de possíveis problemas relatados pela população por meio da Central 156.

Ruas iluminadas

A região central, por onde circulam moradores de diferentes bairros, está entre os locais beneficiados com a tecnologia. A Avenida Agostinho Leão Junior, entre as ruas Luiz Leão e Maria Clara, no Alto da Glória, e a Rua Mateus Leme, desde o encontro com a Inácio Lustosa, no São Francisco, até a Evaldo Wendler, no São Lourenço, ganharam mais conforto visual e ampliação da sensação de segurança à noite.

As duas ruas estão entre as que receberam em 2021, novos equipamentos de iluminação pública. Nelas, foram implantados postes poliméricos, luminárias de LED e da rede subterrânea de energia elétrica.

Também está mais seguro, com nova iluminação, o cruzamento entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Desembargador Westphalen, nos limites do Rebouças com Água Verde, Parolin e Prado Velho, local de movimento intenso de veículos e pedestre. O reforço na iluminação foi garantido com a instalação de quatro postes “Duplo T” de 12 metros de altura e braço de 2 metros de comprimento e luminárias LED de 130 watts de potência.

Bairros da região Norte também passaram a ter ruas mais seguras e iluminadas. Ligação entre o Ahú e o Cachoeira, a Avenida Anita Garibaldi recebeu 235 novas luminárias de LED. Mais 140 passaram a equipar a Rua Theodoro Makiolka, entre Barreirinha e Santa Cândida, e outras 85 estão oferecendo iluminação eficiente à Avenida Desembargador Hugo Simas, que está no itinerário de quem vai do Pilarzinho ao Bom Retiro e vice-versa.

Em dois trechos da Marechal Floriano, do encontro com a Linha Verde até o Terminal Hauer e do Terminal Carmo até o Parque Náutico, passando pelo Terminal Boqueirão, foi implantada nova rede de energia subterrânea e 50 postes metálicos danificados pela ação do tempo foram substituídos por postes poliméricos. Houve ainda a troca das luminárias por equipamentos de LED.

Arquitetura destacada

O Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas também se dedicou a valorizar a arquitetura de edificações e monumentos. De janeiro a novembro de 2021 foram implantadas iluminações cênicas em 12 locais.

Tiveram novos projetos de iluminação: a Torre de Cronometragem do Parque Náutico (Boqueirão); o Terminal Tatuquara (Tatuquara); a Rua da Cidadania Pinheirinho (Pinheirinho); o painel da Praça Rio Iguaçu (Centro Cívico); a Praça 19 de Dezembro (Centro); os Faróis do Saber e Inovação Machado de Assis (Santa Felicidade), Emílio de Menezes (Bigorrilho) e das Cidades (Pilarzinho); a casa histórica da esquina das ruas Trajano Reis e Paula Gomes (São Francisco), nova sede da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude; e a Galeria Júlio Moreira (São Francisco). A Paróquia São José e Santa Felicidade e a igreja Nossa Senhora das Mercês, ambas na Avenida Manoel Ribas, também ganharam o charme especial da iluminação cênica, instalada em dezembro.

Tony Malheiros, diretor de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, explica que antes da elaboração dos projetos luminotécnicos são realizados estudos nos ambientes para garantir a forma mais eficiente de clarear e valorizar as características do espaço.

Crescimento da rede

Em 2021, 686 pontos da cidade receberam mais luz. Há exemplos de melhorias realizadas em calçadas e ciclovias em todos os cantos de Curitiba.No ano, 154 logradouros públicos, como praças, parques, jardinetes e largos, foram atendidos com implantação ou revitalização de iluminação, como as praças Abibe Isfer, na Avenida Água Verde, e Carlos Roberto Kaseker, no Alto Boqueirão.

No Prado Velho, os moradores da Vila Prado comemoram a nova iluminação da praça da Rua Embaixador Hipólito de Araújo. Melhor iluminada, a praça também valorizou a área do entorno.

Trabalhadora do turno da noite, a encarregada de serviços gerais Maria Aparecida Machado de Andrade, que mora em frente à praça, comemora o fato de o caminho até o serviço ter ficado mais claro. “Era uma escuridão só, mal caía a tarde e não se via mais nada na frente. A meninada tinha que acabar com a brincadeira e eu caminhar com muita atenção. Ficou muito bom com mais luz. Da sacada de casa tenho uma vista maravilhosa para a quadra e agora, nas noites de folga, assisto aos jogos de camarote”, conta Maria Aparecida

Outro destaque é a Praça Neuma Cortes Monclaro, no São Braz, que após ampla revitalização da área ganhou nova iluminação.

No Tatuquara, também foram feitos investimentos. Na Praça Soldado Wagner Alves Sampaio, a comunidade solicitou e foi atendida. Para iluminar a pista de skate foram instalados dois postes Duplo T, mais dois braços para sustentar luminárias de LED, além da troca de dois núcleos de superposte e colocação de projetores de LED.

No Uberaba, novo sistema de iluminação na Praça Homero Morinobu Oguido confere mais conforto visual e maior sensação de segurança aos moradores 

Zeladoria

O Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas atua também no programa de Zeladoria da Prefeitura, para manter o bom funcionamento dos espaços públicos. A cidade conta com aproximadamente 160 mil pontos de iluminação pública em ruas, praças, avenidas, jardins, estradas, passarelas, abrigos de usuários do transporte.

Em 2021, foram atendidas 61.304 ocorrências de manutenção de iluminação pública, como troca de lâmpadas queimadas, reposição de cabos furtados e troca de reatores e relés queimados. Os esforços para manter os bairros bem iluminados têm colaboração do cidadão, que pode informar à Prefeitura sempre que observar a necessidade de um conserto. A solicitação pode ser feita pelo telefone 156; via Central de Atendimento 156 (chat online), com link em Serviço online; e pelo aplicativo Curitiba 156.

Desde 2017 foram executadas 385.470 ações de manutenção, por toda a cidade. 

Contorno Sul

Em setembro de 2021, a Prefeitura e o Governo do Estado lançaram o edital de licitação para implantação do sistema de iluminação pública do Contorno Sul. Porção da BR-376 que se interliga com outras rodovias federais – BR-277 e BR-476 – e com a rodovia estadual PR-421, a estrada serve de desvio para o tráfego e cruza bairros da região sul, como CIC, Pinheirinho e Tatuquara.

A região vai receber postes e luminárias de LED que serão instalados numa extensão de 14,6 quilômetros do Contorno Sul (BR-376), inclusive suas alças e interseções, no trecho compreendido entre o quilômetro 587 – no entroncamento com a BR-277 (acesso oeste para Curitiba), e o quilômetro 602 – no entroncamento com a BR-116 e a BR-476 (Pinheirinho).

Iluminação Pública em 2021

Modernização para LED: 13.282 luminárias substituídas
Pontos substituídos por regional
Bairro Novo – 1.010
Boa Vista – 5.164
Boqueirão – 1.165
Cajuru – 1.107
CIC – 352
Matriz – 2.572
Pinheirinho – 463
Portão – 701
Santa Felicidade – 573
Tatuquara – 185

Iluminação cênica: 12 locais beneficiados

Melhorias em parques e praças: 154 locais beneficiados

Melhorias em ciclovias e calçadas: 721 novos pontos instalados

Ampliação de rede de energia para iluminação pública viária: 14,3 km

Manutenção: troca de luminárias danificadas: 61.304 ocorrências atendidas.
Serviços por regional
Bairro Novo – 3.333
Boa Vista – 12.621
Boqueirão – 4.729
Cajuru – 10.475
CIC – 4.918
Matriz – 7.908
Pinheirinho – 3.519
Portão – 4.362
Santa Felicidade – 8.553
Tatuquara – 886