O governador Beto Richa (PSDB) nomeou nesta semana 96 servidores para a Universidade Estadual de Londrina (UEL), dos quais 70 são para o Hospital Universitário (HU). Com isto, a universidade assegura a abertura da UTI 3 Adulto, que terá 10 leitos e diminuirá o déficit de leitos na cidade.

Entre os profissionais contratados para o HU há médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos de laboratório e profissionais da área de Nutrição. As contratações são resultado de concursos realizados pela UEL em 2010 e 2011 e os servidores têm 60 dias para assumirem os cargos.

Com a nova unidade, o Hospital Universitário passará a contar com cinco UTIs: três de adultos (27 leitos no total), uma UTI Neonatal (7 leitos), uma UTI de Pediatria (5 leitos) e uma unidade intensiva para queimados, com 6 leitos.

Segundo explicou a diretora-superintendente do HU, Margarida Fernandes Carvalho, a ideia inicial era de que a nova UTI atendesse apenas cirurgias de alta complexidade. Mas hoje, a necessidade é tamanha aqui em Londrina que atenderemos todas as situações de urgência, diz. Segundo ela, em média oito pessoas esperam por leitos em UTIs, todos os dias.