Henry Milleo/Arquivo BP

A tradicional Caminhada do Coração de Curitiba realizada em setembro, em razão das comemorações do Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, vai ser diferente neste ano. Promovido há 16 anos pelo Hospital Cardiológico Costantini, “Em decorrência da pandemia do Covid-19, não existe a possibilidade de mantermos nosso habitual modelo da Caminhada do Coração. No entanto, preocupados com a prevenção da doença cardiovascular, principal causa de morte no Brasil e no mundo, seguimos com o nosso compromisso de incentivar hábitos de vida saudáveis e a prática regular de atividade física. Sendo assim, adaptamos esta, que será uma edição ESPECIAL da Caminhada do Coração”, diz texto no site do hospital.

A ideia é incentivar pelo menos uma caminhada, entre os dias 21 e 28 de setembro de 2020, em qualquer local, entre 3 e 4 km, em um ritmo confortável, respeitando os critérios de distanciamento social. 

“Ao final de cada caminhada realizada nesta semana, poste nosso selo de participação em sua rede social. Incentive seus colegas e familiares a participarem, contamos com a ajuda de todos para incentivar hábitos de vida saudável e promoção da saúde”.

Abaixo seguem algumas recomendações para a realização de sua caminhada:
É recomendado que você faça uma avaliação cardiológica pré-participação antes de iniciar um programa de exercícios e/ou atividade física. Ainda mais neste momento de pandemia.
Siga as orientações dos órgãos oficiais: Ministério da Saúde, Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).
As medidas de distanciamento social devem ser respeitadas. Mantenha distanciamento mínimo de 1,5 m de outras pessoas. Lembre que de acordo com a Lei estadual (PR) n.20189 é obrigatório o uso de máscaras.
Caminhe em um ritmo confortável, sem ficar ofegante. Divida o tempo de caminhada ao longo da semana. O objetivo é realizar pelo menos 150 min de exercício neste período.
Mantenha os cuidados com a hidratação pré, durante e pós-exercícios. Atente para a utilização de roupas e calçados adequados. Nos dias de sol utilize protetor solar.

A Caminhada do Coração de Curitiba se tornou uma das maiores manifestações no calendário da Capital, atraindo sempre mais de cinco mil participantes.