Brasileirão

Com pênalti polêmico, Coritiba perde para o Corinthians e amplia jejuns

(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)

O Coritiba perdeu por 1 a 0 para o Corinthians, nessa quarta-feira (dia 25) à noite, no Couto Pereira, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou na 18ª colocação, com 20 pontos. A equipe paulista está em 9º lugar, com 29 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

PÊNALTI POLÊMICO
O Corinthians abriu o placar com pênalti polêmico. No lance, Piton chutou e a bola tocou no braço de Mailton. "O braço do jogador do Coritiba está fora do corpo, não está colado e bloqueia passagem da bola. Para mim, é movimento natural do corpo, mas a orientação é para marcar quando o braço está fora do corpo", explicou o ex-árbitro Sandro Meira Ricci, comentarista do PFC.

JEJUNS
O Coxa ampliou seu jejum, completando quatro partidas sem vencer e somando três derrotas consecutivas. Outro jejum é histórico. O time paranaense não consegue vencer o Corinthians desde 2011. Desde então, foram 14 duelos entre os clubes, todos pelo Brasileirão, com 9 derrotas do Coritiba e 5 empates.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
As baixas no Coritiba eram o zagueiro Rodolfo Filemon, suspenso, e o lateral-direito Patrick Vieira, lesionado. Por covid-19, Hugo Moura, Ricard Oliveira, Henrique Vermudt e Ramón Martinez ficaram de fora. O esquema tático era o 4-1-4-1 para defender e o 4-3-3 para atacar. Sem a bola, Matheus Bueno era o único volante. E a linha de quatro tinha Matheus Sales (centro), Mattheus Oliveira (centro), Robson (esquerda) e Rafinha (direita). O meia Giovanni Augusto ficou improvisado como centroavante, mais uma vez.

ESCALAÇÃO DO CORINTHIANS
As baixas no Corinthians eram Marllon, Otero e Cantillo (suspensos), além de Mateus Vital e Jemerson (Covid-19). Por lesão, ficaram fora Cássio, Gustavo Mantuan, Danilo Avelar, Ruan Oliveira, Léo Santos e Ramiro.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou equilibrado. E já teve polêmica de arbitragem aos 18, quando Piton tentou o chute. A bola bateu no braço de Mailton. O VAR chamou, o árbitro verificou e marcou pênalti. Fábio Santos cobrou e converteu: 1 a 0. O Coritiba viveu dois bons momentos, em duas jogadas com a participação da dupla Rafinha-Giovanni Augusto. O Corinthians, porém, foi superior na marcação e na construção, levando muito perigo nas jogadas com Fagner, pela direita. Foram três chances para o time paulista nesse período.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, o técnico Rodrigo Santana tirou o meia Mattheus Oliveira e colocou o centroavante Pablo Thomaz. O Coxa mudou para o 4-2-3-1, com Robson (esquerda), Rafinha (direita) e Giovanni Augusto (centro) na linha de três. O mandante conseguiu equilibrar o jogo e chegou a construir duas boas jogadas ofensivas. O Corinthians recuou e teve dificuldades para contra-atacar. Aos 16, saiu Robson e entrou o ponta colombiano Lucumi. Aos 30, entrou o ponta Osman no lugar de Matheus Bueno. Aos 35, entraram no jogo Galdezani e Sarrafiore. O mandante aumentou a pressão, mas não criou chances reais, apenas levando perigo em um chute de longe de Galdezani.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Coritiba somou 11 finalizações (3 certas), 52% de posse de bola, 81% de acerto nos passes e 4 escanteios. O Corinthians obteve 11 finalizações (2 certas), 48% de posse de bola, 79% de acerto passes e 3 escanteios. Os números são do site Sofascore.

CORITIBA 0x1 CORINTHIANS
Coritiba: Wilson; Mailton, Rhodolfo, Sabino e William Matheus; Matheus Sales (Galdezani); Matheus Oliveira (Pablo Thomaz), Matheus Bueno (Osman), Rafinha e Robson (Lucumi); Giovanni Augusto (Sarrafiore). Técnico: Rodrigo Santana
Corinthians: Walter; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Gabriel (Ederson) e Xavier (Camacho); Roni (Gabriel Pereira), Luan (Cazares) e Lucas Piton (Everaldo); Jô. Técnico: Vagner Mancini
Gol: Fábio Santos (20-1º)
Cartões amarelos: Mailton, Giovanni Augusto (Coxa). Luan, Fagner (Corint).
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 - Fagner cruza da ponta direita. Livre entre os zagueiros, Jô cabeceia para fora e perde gol feito.
5 - Giovanni Augusto rouba no ataque. Mattheus Oliveira faz boa jogada e rola para Robson, na área. Ele erra o toque final.
20 – Gol do Corinthians. O árbitro marca pênalti por toque no braço de Mailton. Fábio Santos cobra e converte.
30 - Cruzamento rasteiro de Rafinha. Walter corta e evita o chute de Giovanni Augusto.
31 - Giovanni Augusto tabela com Rafinha e chuta de fora da área. Walter segura.
37 - Fagner cruza da direita. Piton cabeceia para fora.
47 - Boa jogada do Corinthians. Fagner invade a área e rola para a meia-lua. Gabriel chuta no canto e Wilson espalma.

Segundo tempo
16 - Lançamento para Pablo Thomaz, que cabeceia no alto. Walter segura.
23 - Rafinha lança. Pablo Thomaz faz o pivô e ajeita para Giovanni Augusto, que chuta no canto. Walter espalma.
38 – Galdezani chuta de longe. Walter espalma no canto.
41 – Gabriel Pereira chuta de fora da área. A bola passa perto.