Reprodução/Sportv – A bola bate no braço de Fernando Neto

O Paraná Clube perdeu por 1 a 0 para o Vitória, nesse sábado (dia 29) à tarde, em Salvador, pela 6ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou na 2ª colocação, com 11 pontos. A equipe baiana está na 4ª colocação, com 10 pontos. Clique aqui para ver a classificação completa no site Srgoool.

O resultado encerrou um jejum: o Vitória vinha de cinco jogos sem vencer (quatro empates e uma derrota). E acabou com a invencibilidade do Paraná, que não havia perdido nas cinco primeiras rodadas da Série B (três vitórias e dois empates).

ARBITRAGEM
O Paraná reclamou de pênalti no 1º tempo, aos 23, por toque no braço de Fernando Neto. No 2º tempo, o Vitória ganhou pênalti por toque no braço de Thales. A imagem da TV deixa claro o toque nos dois lances. A comentarista de arbitragem do Sportv, Nadine Basttos, afirmou que a arbitragem acertou nos dois lances. Na jogada do 1º tempo, a bola desviou no calcanhar do jogador antes de bater no braço. “Como a bola veio do próprio pé, é como se fosse inesperado, acidental”, explicou a ex-árbitra assistente. No caso de Thales, a penalidade foi bem marcada, segundo Nadine, pelo movimento do jogador. “Ele faz ação de bloqueio, ampliando seu espaço corporal”, comentou.

ESCALAÇÃO
O técnico Allan Aal usou força máxima, contando com a volta de Jean Victor, que não atuou na quarta-feira, na Copa do Brasil. O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Renan Bressan (centro), Andrey (esquerda) e Gabriel Pires (direita) na linha de três do setor ofensivo. O Vitória não tinha Van, Carleto, Alisson Farias e Lucas Cândido. O técnico Bruno Pivetti também adotou o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi equilibrado, com os dois times apresentando sinais de desgaste físico. O jogo foi lento e com muitos passes errados. O Paraná levou algum perigo em três jogadas. As principais surgiram em lances individuais de Andrey. No entanto, ele e os demais jogadores do setor ofensivo falharam demais no momento da conclusão. O Vitória incomodou em dois chutes de fora da área e em dois lances de bola parada.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Paraná recomeçou melhor, dominando e atacante com frequência. Criou três boas jogadas em seguida. No entanto, o Vitória corrigiu a marcação e, aos 22, ganhou o pênalti, que acabou convertido por Léo Ceará. Aos 16, a primeira troca no Paraná, com a saída de Andrey para a entrada do ponta Wandson. Aos 25, entraram Karl e Marcelo. O jogo ficou amarrado. Aos 34, entraram Michel e Thiago Alves.

ESTATÍSTICAS
No total dos 90 minutos, o Paraná teve 15 finalizações (6 certas), 53% de posse de bola e 84% de eficiência nos passes. Já o Vitória somou 17 finalizações (5 certas), 47% de posse de bola e 80% de eficiência nos passes. Os dados são do site Sofascore.

VITÓRIA 1×0 PARANÁ
Vitória: Ronaldo; Jonathan Bocão, Maurício Ramos (Wallace Reis), João Victor e Rafael Carioca (Leocovick); Guilherme Rend, Fernando Neto (Jean) e Marcelinho; Vico (Eron), Léo Ceará (Caicedo) e Mateusinho. Técnico: Bruno Pivetti
Paraná: Alisson; Paulo Henrique, Thales, Fabrício e Jean Victor; Jhony Douglas (Michel) e Higor Meritão (Karl); Gabriel Pires (Marcelo), Renan Bressan e Andrey (Wandson); Bruno Gomes (Thiago Alves); Técnico: Allan Aal
Gol: Léo Ceará (22-2º)
Cartões amarelos: Jhony Douglas, Fabrício, Thales, Karl (P). Rafael Carioca (V).
Árbitro: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Local: Estádio Barradão, em Salvador, sábado,

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Bressan enfia. Andrey recebe na área e chuta cruzado, ao lado.
3 – Léo Ceará chuta de fora da área. Alisson espalma.
21 – Bocão chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
23 – Cruzamento. A bola toca no calcanhar e, em seguida, no braço de Fernando Neto, dentro da área. O Paraná pede pênalti.
24 – Falta na direita. Em vez de cruzar, Fabrício chuta direto. A bola passa perto, sobre o gol.
28 – Depois de escanteio, Mateusinho pega rebote fora da área e chuta perto, ao lado.
35 – Contra-ataque. Andrey invade a área, finta o marcador e chuta cruzado, rasteiro. O goleiro segura.

Segundo tempo
1 – Andrey avança e rola para Bruno Gomes, que chuta de fora da área. O goleiro espalma.
5 – Paulo Henrique faz boa jogada e rola para Bressan chutar de fora da área. A bola vai sobre o gol.
7 – Bressan chuta de fora da área. O goleiro espalma no alto.
11 – Andrey dispara, passa por um e chuta de fora da área. A bola passa ao lado.
14 – Escanteio. Rafael Carioca cruza. Wallace sobe sozinho e cabeceia perto, sobre o gol.
15 – Eron recebe na área e chuta perto, ao lado.
22 – Gol do Vitória. Chute de fora da área de Rafael Carioca. A bola bate no braço de Thales. O árbitro marca pênalti. Léo Ceará bate e converte.
29 – Bressan cruza. Bruno Gomes cabeceia fraco. O goleiro segura.
36 – Bressan chuta de longe. O goleiro espalma no cantinho.
43 – Jean Victor recebe na área e chuta cruzado. O goleiro salva com os pés.