Operação Verão

Com recorde de veranistas, Litoral produz mais lixo e demanda por água sobe

Virada do ano em Guaratuba: fogos, recorde de veranistas e lixo
Virada do ano em Guaratuba: fogos, recorde de veranistas e lixo (Foto: Ascom/PMG)

A temporada 2018/2019 no Litoral do Paraná é comemorada pelos municípios praianos. Só na virada do ano as Prefeituras de Guaratuba e Matinhos divulgaram recorde de veranistas na praia. Em Guaratuba, a Prefeitura divulgou que foram cerca de 1 milhão de pessoas na virada, contra 750 mil no réveillon passado. Matinhos não divulgou números, mas também confirmou recorde nesta virada de ano.
A quantidade de veranistas é considerada muito boa desde o início da temporada, no dia 21 de dezembro. Dois indicadores ajudam a confirmar esse dado. O lixo produzido desde o dia 21 chegou a 174 toneladas e a produção de água pela Sanepar atingiu 900 milhões de litros nas cidades de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Morretes e Guaraqueçaba, um acréscimo de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
O dia de maior acúmulo de lixo foi o primeiro do ano, como reflexo da festa de Réveillon, com 27 toneladas. A coleta é feita de forma manual por 78 trabalhadores durante o dia, a partir das 10 horas, em 48 km de faixa de areia nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
A partir das 20 horas, seis máquinas saneadoras fazem o serviço de higienização da areia. No total, são empregadas 104 pessoas para o serviço até o fim da Operação Verão, em 10 de março.
O pico de produção de água foi nos dois dias que antecederam o feriado do dia 1º: no domingo e na segunda, quando foram produzidos 95 milhões de litros de água em cada um desses dias.

Serviço de saúde chega a Guaratuba e Pontal do Paraná
A população que aproveita a temporada no litoral paranaense pode ter acesso a serviços de saúde na areia da praia. Uma das ações da Operação Verão, do Governo do Estado, é a instalação de tendas na orla para oferecer testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C e aferição de pressão arterial e glicemia. O serviço, que já está disponível na praia de Caiobá, será ofertado a partir de hoje também em Guaratuba e no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná. As barracas vão funcionar de quinta-feira a domingo, das 9 horas às 17h30, até o final da Operação Verão, em 6 de março. Na última temporada, cerca de 35 mil pessoas procuraram pelo atendimento nas tendas.