Divulgação / Coritiba – Rodrigo Santana orienta treino do Coritiba

O Coritiba duela contra o Flamengo neste sábado (21), às 19 horas, no Rio de Janeiro, pela 22ª rodada do Brasileirão. O time paranaense poderia voltar a contar com o técnico Rodrigo Santana ao banco de reservas, uma vez que ele cumpriu o período de isolamento após ter testado positivo para Covid-19.

Santana havia sido contratado recentemente, dirigiu o time em apenas um jogo – empate em 2 a 2 com o Internacional – e depois foi diagnosticado com o vírus. “Fizemos um jogo importante fora de casa, e acabamos sendo pegos de surpresa”, disse o treinador, que mesmo em isolamento procurou acompanhar o dia-a-dia. “Assistimos a todos os treinos. A gente esteve em contato todos os dias, por videoconferência, com o Pachequinho e a comissão, mas não é a mesma coisa que estar no dia a dia”.

A Covid-19 também vai mexer com a escalação. O meia Galdezani, que havia ficado de fora das últimas partidas, retorna. Por outro lado, o atacante Ricardo Oliveira segue afastado. O desfalque da vez é Hugo Moura, que tem os direitos econômicos presos ao Flamengo e não jogará por questão contratual.

“A gente tem algumas situações em aberto, com atletas retornado de Covid, mas a gente não sabe a que nível voltaram fisicamente. Está tudo em aberto”, disse Santana, que ainda está estudando opções para o time. “Tem o Hugo que é uma peça fundamental, que vem fazendo muito bem a função de primeiro volante, nos dando essa primeira construção de jogada, e é mais uma peça que a gente não tem diante de um adversário tão perigoso na casa deles”.

Se mantiver o esquema da partida anterior, o 4-3-3, Santana também vai manter Mattheus Oliveira no meio e escalar Giovani Augusto como centroavante. Outra opção é colocar Giovani Augusto no meio e promover a estreia do atacante Osman.

No Brasileirão, o Coritiba está em antepenúltimo lugar, dentro da zona de rebaixamento, com 21 pontos. Se vencer, pode até sair da degola nesta 22ª rodada.

Flamengo

O Flamengo foi eliminado da Copa do Brasil na quarta-feira (18), ao levar 3 a 0 do São Paulo, e a torcida foi cobrar a diretoria nesta sexta-feira (20). O técnico Rogério Ceni em problemas para escalar o time para este sábado. O volante Thiago Maia operou o joelho e não deve mais atuar no Brasileirão. O zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Pedro voltaram machucados da seleção brasileira. Os zagueiros Nathan e Léo Pereira cumprem suspensão. O lateral Filipe Luís, o meia Diego e o atacante Gabigol serão poupados para o próximo jogo da Copa Libertadores da América, contra o Racing (Argentina), na terça-feira. O consolo é o retorno de Everton Ribeiro.

FLAMENGO x CORITIBA

Flamengo: Diego Alves; Isla, Thuler, Gustavo Henrique e Renê; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Vitinho e Bruno Henrique. Técnico: Rogério Ceni
Coritiba: Wilson; Mailton, Rodolfo Filemon, Sabino e William Matheus; Matheus Sales, Galdezani e Mattheus Oliveira (Osman); Neilton, Giovanni Augusto e Robson. Técnico: Rodrigo Santana
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro, sábado, às 19h30