CBF

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A CBF divulgou nesta quinta-feira (16) a lista de 23 convocadas para a Copa do Mundo feminina, que será disputada na França nos meses de junho e julho. E o técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, não escapou das perguntas sobre a péssima fase vivida pela seleção brasileira. 

A equipe vem de nove derrotas seguidas, mas o treinador foi mantido no cargo. E usou o exemplo de Tite para explicar o respaldo da direção da CBF.

“Não sei se você percebeu que essa gestão da CBF está fazendo diferente. No masculino, o Tite foi mantido. E agora, com esses resultados negativos, eu também tive a confiança do presidente [Rogério Caboclo]. É uma questão de confiança”, analisou Vadão.

O mandatário máximo da entidade estava presente na convocação ao lado do coordenador de seleções, Edu Gaspar, do secretário-geral Walter Feldman e do vice Ednaldo Rodrigues, e balançou a cabeça positivamente após ser citado por Vadão.

Responsável pelo futebol feminino da CBF, o dirigente Marco Aurélio Cunha ainda citou um jogo-treino vencido pelo Brasil, contra o Canadá, no período correspondente aos reveses, para dizer que não se tratam de nove reveses consecutivos (seriam sete).

“Esse jogo existiu. Não computamos, mas vencemos por 1 a 0 (em 4 de setembro). Todos foram jogados fora de casa, mas, se fizer retrospecto de mandante e visitante, você vê vai ver como é difícil jogar fora de casa. Foram todas derrotas foram por placar apertado, não houve nenhuma acachapante”, explicou Cunha.

No período, a seleção foi derrotada por EUA (4 a 1), Canadá (1 a 0), Inglaterra (1 a 0), França (3 a 1), Inglaterra (2 a 1), Japão (3 a 1), novamente EUA (1 a 0), Espanha (2 a 1) e Escócia (1 a 0).

“Você está citando um período negativo, mas a diretoria entendeu que no saldo temos mais positivo que negativo. Tenho experiência para lidar com esse tipo de coisa e tive apoio dentro da CBF. Tenho que dar minha resposta por terem dado confiança ao meu trabalho”, acrescentou Vadão.

Antes da série de nove derrotas seguidas -que chega a 10 reveses nos últimos 11 jogos (venceu o Japão por 2 a 1 e perdeu para a Austrália por 3 a 1)-, o treinador venceu com a seleção a Copa América, após vitória contra o anfitrião Chile.

Aline, Bárbara, Letícia Isidoro, Fabiana Baiana, Letícia Santos, Tamires, Camila, Erika, Kathlin, Mônica, Paula, Andressinha, Formiga, Adriana, Thaisa, Bia Zaneratto, Cristiane, Raquel, Debinha, Geyse, Ludmila, Marta e Andressa Alves são as atletas que defenderão o Brasil na Copa do Mundo.

A seleção estreia no dia 9 de junho, às 10h30, contra a Jamaica, em Grenoble, às 10h30 (de Brasília). Vadão analisou o adversário e comparou o time do Caribe a equipes africanas.

“Temos a Jamaica, que é surpresa, pois nunca tinha participado, já tínhamos visto vários jogos. É uma equipe que não foge da característica do futebol africano, muita estatura, atacantes altas, que sabem proteger. Pressionada, vai esticar a bola nesta atacante. É uma equipe forte, veloz. E podemos explorar outras coisas que percebemos, distância entre as linhas. Equipe nos moldes africanos”, disse Oswaldo Alvarez.

Depois, no dia 13, o Brasil enfrenta a Austrália, em Montpellier, às 13h, e encerra a participação na fase de grupos contra a Itália, em Valenciennes, às 16h.