O Paraná está perto de garantir a classificação para o mata-mata do Campeonato Paranaense. E o União Beltrão pode ser rebaixado ainda nesta rodada, a 10ª da fase de grupos da competição. Na tarde deste sábado (07 de março), em jogo disputado na Vila Capanema, o time comandado por Allan Aal conseguiu uma boa vitória por 2 a 0, em dois belos lances coletivos que terminaram com gols de Andrey e Robson – sendo que esse último, mesmo tendo ampliado o marcador, foi muito vaiado por provocar a torcida paranista na hora da comemoração (leia mais abaixo).

Priorizando a Copa do Brasil – a equipe curitibana joga na próxima terça-feira contra o Botafogo, às 19h15, no Estádio Nilton Santos -, o Paraná mandou a campo uma equipe mista, com um total de sete alterações. Sofreu algunss sustos no início, mas o sentimento final foi de alívio. Com os três pontos garantidos, o Tricolor sobe para a oitava colocação, entrando na zona e classificação para a próxima fase do Estadual. Com 13 pontos, o time tem três de vantagem para o Cascavel CR, que foi derrotado em casa pelo Cianorte por 4 a 1. Dessa forma, basta um empate na última rodada, contra o Toledo, para o Paraná passar de fase.

O União, por sua vez, está em situação desesperadora. Com apenas cinco pontos em 10 jogos, é o lanterna (12º colocado) do Paranaense e pode ser rebaixado ainda nesta rodada, caso o Toledo vença o Operário neste domingo, em Ponta Grossa.

Escalação

O técnico Allan Aal promoveu sete mudanças no time titular do Paraná. Na defesa, as novidades foram Everson e Fernando Timbó nos lugares de Thales (suspenso) e Fabrício. Na lateral-esquerda, o jovem Hulk substituiu Juninho, enquanto no meio de campo e ataque entraram Kazu, Kaio, Gustavo Mosquito e Andrey nas vagas de Carlos Dias, Renan Bressan, Thiago Alves (suspenso) e Raphael Alemão.

No União Beltrão, Agenor Piccinin apresentou um time com duas novidades: na lateral-esquerda, Sendenski substituiu Cleiton; no meio de campo, Léo Bartholo assumiu o lugar de Rafael Assis e também ficou com a faixa de capitão do time.

O jogo

Apesar da péssima situação na tabela e do fato de jogar fora de casa, o União soube se aproveitar das ausências no time do Paraná (entre desfalques e poupados) e começou melhor a partida, tendo inclusive criado as primeiras chances de gol.

A equipe comandada por Allan Aal, porém, teve um momento de pura inspiração aos 24 minutos e conseguiu abrir o placar. No lance, Marcelo saiu da área para buscar o jogo, puxou a marcação e achou Gustavo Mosquito em ótima posição pelo lado do campo, após um passe no meio de dois marcadores. O ponta acertou belo cruzamento para Andrey, que infiltrou dentro da área como um centroavante e também teve a frieza de um centroavante para abrir o placar.

O União não esmoreceu e seguiu incomodando. Mas o Paraná voltou para a etapa final mais organizado no setor ofensivo e, depois de criar três grandes chances, ampliou a vantagem aos 14 minutos, em ótimo contra-ataque que terminou com assistência de Marcelo para Robson, que havia entrado na volta do intervalo no lugar de Michel, marcar o segundo tento.

Com a vitória encaminhada, Allan Aal tirou Andrey, dos melhores em campo, para a entrada de Kennidy. Mais tarde, aos 29, foi vez de Rafael Furtado no lugar de Marcelo.

Já o União se lançou com tudo ao ataque, numa tentativa desesperada de conseguir reagir. O zagueiro Samuel passou a jogar mais adiantado e os atacantes Wilsinho e Douglas substituíram o lateral Sorbara e o meia Léo Bartholo aos 23 e aos 28 minutos.

Aos 37, Rafael Furtado recebeu ótima bola nas cotas da defesa do União. O goleiro Marcos Paulo deixou a meta para tentar salvar, mas acabou driblado e apelou para a falta. Cartão vermelho e, na sequência, a última substituição do time interiorano, com o goleiro Rudi substituindo o volante Luiz Gustavo. O 

Na bronca

Embora tenha feito o segundo gol da partida, o atacante Robson foi muito vaiado pela partida enquanto esteve em campo, sendo xingado a cada toque na bola. É que ao marcar seu tento o jogador, que havia desperdiçado antes uma boa oportunidade ao demorar para finalizar em lance dentro da área, colocou a mão nos ouvidos em frente aos torcedores paranistas, em gesto de provocação.

Paraná Clube 2 x 0 União Beltrão

Paraná: Marcos; Paulo Henrique, Everson, Fernando Timbó e Hulk; Kazu, Kaio e Michel (Robson); Gustavo Mosquito; Andrey (Kennidy) e Marcelo (Rafael Furtado). Técnico: Allan Aal
União: Marcos Paulo, Sorbara (Wilsinho), Felber, Samuel e Sendenski; Luiz Gustavo (Rudi), Ewerton, Rafael Machado e Léo Bartholo (Douglas); Luan e Sato. Técnico: Agenor Piccinin
Gols: Andrey (24-1º) e Robson (14-2º)
Cartões amarelos: Léo, Ewerton (U); Robson (P)
Cartão vermelho: Marcos Paulo (37-2º)
Árbitro: Eduardo Elias Melek
Público: 1.515 pagantes (1.669 total)
Renda: R$ 36.820,00
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR), sábado (07 de março) às 17 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

7 – Luan avança pela direita até perto da área, tira um marcador e chuta forte, à meia altura. Marcos defende e no rebote a zaga afasta.

8 – Depois da cobrança de escanteio, Sato fica com a bola dentro da área, gira em cima da marcação e finaliza. A zaga consegue desviar e o chute vai para fora.

9 – Cruzamento para entro da área do União, Marcelo consegue o chute de primeira e manda alto, por cima do gol.

19 – Cobrança de falta pela direita com Luan. Ele manda para o meio da área e Samuel se estica todo, mas não consegue o desvio. Marcos recolhe a bola.

24 – Gol do Paraná! Jogada rápida do Paraná pelo lado direito. Marcelo dá um passe entre o zagueiro e o lateral para Mosquito, que dispara até a linha de fundo e cruza. Andrey aparece na área e bate forte, no canto, sem chance para Marcos Paulo.

35 – Zaga da espaço perto da área. Luan corta da esquerda para o meio e chuta forte no canto oposto. Marcos espalma e faz uma grande defesa.

37 – Gustavo Mosquito avança pela esquerda, corta para o meio e chuta forte. A bola passa por cima do gol, com perigo.

Segundo tempo

1 – Mosquito desce pela direita, Andrey aparece na área e cabeceia. Dessa vez, porém, a bola sobe demais e passa por cima.

2 – Lançamento para dentro da área do Paraná. Rafael cabeceia pro chão, sem força, mas o goleiro Marcos falha e a bola passa no meio de suas pernas. Ele se recupera e tira a bola em cima da linha, mas a arbitragem já assinalava impedimento do União no lance.

4 – Cobrança de falta de Hulk, da lateral para dentro da área. Andrey cabeceia para trás e Timbó, dentro da pequena área, finaliza para fora. Isso segundo o árbitro, porque os jogadores do Paraná dizem que Felber, do União, foi quem desviou por último.

8 – Luan dentro da área, gira em cima de dois marcadores e chuta forte, buscando o canto mais próximo. A bola passa ao lado do gol.

14 – Gol do Paraná! Contra-ataque de pé em pé. De Andrey para Gustavo Mosquito, que dispara pela esquerda e aciona Marcelo na entrada da área. O atacante vê Robson melhor colocado ao lado e toca pro jogador, que enche o pé e faz 2 a 0.

19 – Marcelo recebe na entrada da área e bate colocado, no cantinho. Marcos Paulo faz a defesa com a pontinha do dedo e evita o terceiro gol.

26 – Léo Bartholo arrisca um chute bem colocado de muito longe. Marcos cai para o lado e espalma uma bola difícil.

37 – Rafael Furtado escapa da marcação e dispara da intermediária para perto da área com liberdade. Marcos Paulo deixa a meta, é driblado pelo atacante e passa a rasteira. Árbitro mostra o cartão vermelho para o goleiro.

43 – Robson recebe na direita, ajeita bem para a canhota e bate cruzado, com efeito. A bola passa ao lado do gol.

47 – Cara a cara com o goleiro, Gustavo Mosquito chuta forte, mas sem colocar direito. Rudi sai bem do gol e consegue grande defesa.