Divulgação/Coritiba – Pablo Thomaz comemora gol do Coritiba contra o Athletico

O Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2019 começou nessa quinta-feira (dia 23). Logo na primeira rodada, Coritiba e Athletico Paranaense se enfrentaram no Couto Pereira. O time alviverde venceu por 3 a 2, com três gols do centroavante Pablo Thomaz, 19 anos.

A competição é voltada para os jogadores sub-23, mas toda equipe pode usar quatro atletas acima de 23 anos por partida.

Pablo Thomaz foi promovido ao profissional em 2018. Disputou cinco jogos pela Série B, mas não fez gols. Outros jogadores que atuaram nessa quinta-feira e já passaram pelo profissional são o goleiro Rafael Martins, os zagueiros Geovane e Léo Andrade, o volante Matheus Bueno, o meia Kady e os pontas Igor Paixão e Lucas Tocantins.

O Coritiba começou o jogo com a seguinte escalação Rafael Martins; Yan, Geovane, Léo Andrade e Vinícius Rypchinski; Matheus Bueno, Anderson, Kady, Igor Paixão e Lucas Tocantins; Pablo Thomaz.

O Athletico jogou com Gabriel; Khellven, Geovane, Gabriel Fornari e Abner; Pierre, Demethryus, Estefano, Kleiton e Luiz Fernando; Gabriel Poveda.

REGULAMENTO
O torneio reúne 16 clubes (escolhidos pelo ranking da CBF) divididos em dois grupos. O Coritiba está no Grupo A, junto com Paraná Clube, Avaí, Bahia, Corinthians, Goiás, Grêmio e Santa Cruz. O Athletico ficou no Grupo B, com Ceará, Figueirense, Inter, Ponte Preta, Santos, Sport e Vitória.

Na primeira fase há um cruzamento entre os Grupos A e B, com cada equipe realizando 8 jogos. Os quatro primeiros de cada chave avançam para a segunda fase.

Os jogadores que atuarem pelo time de aspirantes podem integrar o elenco principal na Série B a qualquer momento.

Na segunda rodada, em 30 de maio, o Coritiba vai ao estádio Ulrico Mursa, em Santos, enfrentar o Santos.

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. O Coritiba foi eliminado na primeira fase, após duas vitórias, um empate e uma derrota. Ficou em terceiro lugar do grupo, atrás de Inter e São Paulo.

Em 2018, o Coritiba caiu na semifinal para o São Paulo. O clube paulista acabou conquistando o título, derrotando o Inter na final.