Divulgação/Coritiba – Rafinha enfrenta o Londrina

O Coritiba perdeu por 2 a 1 para o Londrina, nesse sábado (dia 14) pela manhã, no Estádio do Café, pela 22ª rodada da Série B. Com o resultado, o time da capital ficou em 4º lugar, com 34 pontos. A equipe do Interior está na 12ª colocação, com 28 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Com o resultado, o Coritiba completou cinco rodadas sem vencer (dois empates e três derrotas). Antes da partida, o Londrina era o lanterna da fase pós-Copa América, empatado com o Figueirense, com apenas 9 pontos em 13 rodadas. O time do Interior estava há oito rodadas sem vencer (cinco derrotas e três empates).

Em relação ao desempenho, o Coxa criou apenas quatro boas jogadas ofensivas nos 90 minutos, mas conseguiu anular o Londrina na maior parte do tempo. Foi uma partida com pouco ataque e muita marcação. O time do Interior teve um jogador expulso aos 16 minutos do 2º tempo. A vitória parecia garantida para a equipe da capital, mas o volante Vitor Carvalho e o zagueiro Thalisson Kelven cometeram erros toscos em dois lances e entregaram três pontos para o Tubarão.

TÉCNICO
O técnico Umberto Louzer completou 29 jogos no Coritiba, agora com 13 vitórias, 9 empates e 7 derrotas.

ESCALAÇÃO
Os desfalques no Coxa eram Sabino, Matheus Sales e Rodrigão, suspensos. Robson e Romércio ficaram em Curitiba, em recuperação. O técnico Umberto Louzer tem usado o esquema tático 4-1-4-1 como base, dessa vez com Vitor Carvalho como único volante. O treinador também tem apresentado uma variação para o 4-2-3-1, com Alano e Vitor Carvalho como volantes. Dessa vez, os extremos foram Rafinha (esquerda) e Thiago Lopes (direita).

No Londrina, as baixas eram Paulinho Moccelin, Pedro Cacho, Felipe Vieira, Augusto, Denner e Marcondes.

PRIMEIRO TEMPO
O início teve muitos erros individuais do Coritiba e uma boa chance do Londrina. Assim que o time da capital se encontrou em campo, chegou ao gol. Aos 13, William Matheus cobrou falta e Igor Jesus, de cabeça, fez 1 a 0. O centroavante de 18 anos agora soma quatro gols em 18 jogos pelo clube. Depois disso, o jogo ficou amarrado. O Londrina somou sete finalizações na primeira etapa – nenhum certa e quatro de fora da área. O Coxa só arrematou duas vezes.

INÍCIO DO SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou amarrado, sem jogadas ofensivas dos dois lados. Aos 16, Rafinha foi derrubado por Lucas Costa, que já tinha amarelo. Ele levou o segundo cartão no jogo e acabou expulso. O Londrina ficou com um jogador a menos. A partir daí, o Coxa avançou no gramado, mas não forçou o ritmo. Preferiu valorizar a posse de bola e esperar uma brecha para atacar. Aos 25, saiu Rafinha e entrou o ponta Wellissol.

A VIRADA
O Tubarão chegou ao empate numa falha infantil de Vitor Carvalho, que tinha a bola dominada na área e deixou Anderson Leite roubar, partir livre para o gol e chutar cruzado: 1 a 1. Aos 38, saiu Giovanni e entrou o centroavante Wanderley. Aos 40, saiu Thiago Lopes e entrou o ponta Iago Dias.  O jogo seguiu amarrado. O gol da vitória do Londrina veio aos 46. Após chutão para frente, Thalisson Kelven deixou a bola tocar no gramado e permitiu que Léo Passos entrasse livre para tocar na saída de Muralha: 2 a 1.

ESTATÍSTICAS
Nos 90 minutos, o Coritiba somou 5 finalizações (2 certas), 53% de posse de bola, 81% de acerto nos passes e 1 escanteio. O Londrina obteve 12 finalizações (3 certas), 47% de posse de bola, 81% de acerto nos passes e 5 escanteios. Os números são do site Sofascore.

LONDRINA 2×1 CORITIBA
Londrina: César; Alemão, Lucas Costa, Léo Rigo e Juninho; Germano, Anderson Leite e Higor Leite; Victor Daniel (Wallace), Júnior Pirambu (Leo Passos) e Luidy (Matheuzinho). Técnico: Claudio Tencati
Coritiba: Alex Muralha; Diogo Mateus, Rafael Lima, Thalisson Kelven e William Matheus; Vítor Carvalho, Juan Alano, Giovanni (Wanderley), Thiago Lopes e Rafinha (Wellissol); Igor Jesus. Técnico: Umberto Louzer
Gols: Igor Jesus (13-1º), Anderson Leite (32-2º) e Léo Passos (46-2º)
Expulsão: Lucas Costa (16-2º)
Cartões amarelos: Lucas Costa (L). Igor Jesus, Rafinha (C)
Árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR)
Público: 3.921 pagantes (4.491 total)
Local: Estádio do Café, em Londrina

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Vitor Carvalho falha. Anderson Leite rouba no ataque e Higor Leite chuta mascado. Anderson Leite tenta finalizar para o gol vazio, mas manda para fora.
13 – Gol do Coritiba. Falta na esquerda. William Matheus cruza. Igor Jesus cabeceia.
19 – Alano tabela com Igor Jesus na área e cai ao dividir com o zagueiro. O Coritiba pede pênalti. A imagem da TV dá a impressão de lance normal.
29 – Luidy invade a área e chuta cruzado. A bola passa com perigo.
47 – Anderson Leite arrisca de fora da área. A bola vai sobre o gol.

Segundo tempo
24 – Cruzamento. Higor Leite recebe na área e chuta cruzado. Rafinha trava o chute.
32 – Gol do Londrina. Vitor Carvalho bobeia e deixa Anderson Leite roubar a bola dentro da área. Ele chuta cruzado e Muralha aceita.
41 – Wanderley chuta da entrada da área. O goleiro segura no centro.

46 – Gol do Londrina. Chutão pra frente. Thalisson Kelve bobeia e Léo Passos parte livre para o gol. Ele chuta na saída de Muralha.