O Comando Nacional dos Bancários vai se reunir nesta quinta-feira (03), em São Paulo, para fazer uma avaliação da greve, que já está no seu 13º. Ao todo 11.016 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal foram fechados.

“Vamos fazer uma nova avaliação da greve, que já é a maior realizada pela categoria bancária pelo menos nos últimos 20 anos, e discutir formas de fortalecer e ampliar ainda mais as paralisações, diante do silêncio dos bancos em retomar o processo de negociações”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.

A única proposta feita pelos bancos foi no dia 5 de setembro, há quase um mês, quando foi sugerido um reajuste de 6,1%. Ela foi rejeitada pelos bancários em assembleias realizadas em todo o país no dia 12.

A greve foi deflagrada no dia 19, quando os bancários fecharam 9.015 agências e centros administrativos em todo o país. O movimento vem crescendo dia após dia, atingindo 11.016 dependências nesta terça-feira 2, o 13º dia de paralisação. Houve um crescimento de 79,2% nesse período.