Política em Debate

Comemoração

(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

O prefeito e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM), comemorou o resultado da pesquisa Opinião, divulgada pelo Bem Paraná, na qual ele aparece com 45,57% das intenções de voto. “Recebo com alegria e humildade o resultado dessa pesquisa, que mostra a consolidação do nosso trabalho. Sigo oferecendo toda minha experiência e dedicação para continuar a servir Curitiba, os curitibanos e nossos curitibinhas com Amor desmedido”, comentou o prefeito nas redes sociais.

Registro
A pesquisa está registrada no TRE com o número PR-01273/2020. Foram ouvidos 1.200 eleitores entre 16 e 19 de outubro. A margem de erro é de 2,81 pontos porcentuais com intervalo de confiança de 95%. A contratação é do próprio instituto Opinião.

Despejo
De acordo com levantamento do Sistema de Informações sobre Necessidades Habitacionais do Paraná (SISPEHIS), Curitiba tem 50.499 domicílios em assentamentos irregulares. “E o que o governo municipal tem feito para melhorar a vida dessas pessoas?”, questiona o candidato à prefeitura, Paulo Opuszka (PT). E emenda: “Uma coisa é certa, na nossa gestão não vai ter despejo.”

Uber popular
O candidato João Arruda (MDB) defendeu ontem que a prefeitura de Curitiba promova parcerias com aplicativos de caronas, com subsídios, para complementar o transporte de ônibus, seguindo o que está previsto no Código Nacional de Trânsito e a Lei de Mobilidade Urbana. “Os aplicativos serão o nosso reforço, principalmente a noite para dar mais segurança aos curitibanos. No carro cabem três ou quatro pessoas, vai de um bairro para outro, tem mais conforto e para na porta de casa. Então, é possível se transportar a um custo mais baixo que o transporte individual, será como se fosse um Uber a preço popular”, explicou.

Lixo
A existência de possível irregularidade no edital de licitação lançado pela Prefeitura de Irati (Campos Gerais), levou o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) a determinar, via medida cautelar, a imediata suspensão da licitação. O certame tem como objetivo a contratação de serviços de transbordo, transporte e destinação final de resíduos sólidos domiciliares, comerciais e de feiras livres do município.

Objetos
O TCE acatou representação da empresa MTX Construtora. De acordo com a empresa, o instrumento convocatório aglutinou indevidamente objetos muito diferentes em uma mesma disputa, pois o Termo de Referência também define que a empresa vencedora precisará executar obras de construção civil para adequar espaço a ser disponibilizado pela prefeitura para a operação do sistema.

Orçamento
Termina hoje o prazo para que os curitibanos façam sugestões ao Orçamento da cidade para o ano que vem. As propostas podem ser encaminhadas através do site da Câmara Municipal ou nas redes sociais do Legislativo. Elaborado pela prefeitura, o orçamento prevê R$ 9,06 bilhões para a cidade gastar no ano que vem. A participação popular vai orientar a apresentação de emendas dos vereadores. Neste ano, em função da pandemia da Covid-19, a consulta, iniciada no dia 1º, está sendo feita de maneira 100% digital, no site da Câmara e nos perfis oficiais do Legislativo no Facebook, no Instagram e no Twitter.