Exposição, cinema, música e muito mais para a sua semana

Hamilton de Holanda, Festival de Percussão, Fernanda Montenegro e programação virtual especial nos museus são assuntos do Curitiba de Graça para o Bem Paraná. Confira!

Fernandona

Crédito: Divulgação

Está em cartaz na programação virtual do Cine Passeio, o filme “Prólogo, Ato, Epílogo: bate-papo com Fernanda Montenegro”. Nele (que também serviu de base para o livro lançado pela Companhia das Letras), são narradas as memórias da atriz de forma afetiva, cheia de inteligência e sensibilidade, em conversa com a jornalista Marta Góes.

O filme faz parte da programação gratuita do Cine Passeio. Para assistir e conferir as outras atrações, acesse: cinepasseio.org. 


Militarização de escolar

Crédito: Divulgação

Legenda: O garoto Jojo Rabit e seu amigo Adolf.

Uma das polêmicas da última semana de outubro foi a possível militarização de escolas no Brasil e o Pausa Dramática, coluna do Curitiba de Graça feita pelo jornalista cultural Flávio Jayme, resolveu listar 10 filmes sobre totalitarismo, e assim defender o quanto não é nada benéfica essa ideia. Entre eles, um dos destaques do Oscar deste ano, Jojo Rabbit, que recebeu seis indicações para a estatueta e ficou com o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado.

Confira a lista inteira no link: https://pausadramatica.com.br/2020/10/29/10-filmes-que-voce-nao-pode-gostar-se-defende-o-bozonaro-e-a-militarizacao-das-escolas/


160 anos do maior pintor curitibano

Crédito: Divulgação

Legenda: Obra do pintor Alfredo Andersen.

No dia 3 de novembro, Alfredo Andersen completaria 160 anos. Para celebrar a data, o complexo Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), que abriga o museu e a academia de artes que leva o nome do artista, em conjunto com a Sociedade de Amigos de Alfredo Andersen organizaram uma série de eventos on-line para lembrar a sua relevância histórica e celebrar o legado deste importante ícone da arte paranaense e brasileira.

A programação começou no dia 2, com a abertura oficial da Semana Andersen 2020 e o lançamento de um selo comemorativo ao emigrante norueguês, e segue com atividades diárias até o dia 6, quando será inaugurada a exposição dos alunos “Vista da Janela”, em homenagem a uma de suas mais famosas pinturas, a qual retrata o bairro curitibano do Alto da Glória a partir da janela de seu ateliê.

Acompanhe pelas redes sociais: facebook.com/museucasaalfredoandersen, instagram: @museucasaalfaredoandersen e no YouTube (youtube.com/c/acpprdigital)


Hamilton de Holanda em Curitiba

Crédito: Divulgação

Legenda: O músico brasileiro é vencedor de dois Grammys

Considerado um dos músicos e bandolinistas mais importantes do mundo, o brasileiro Hamilton de Holanda se apresenta em Curitiba no dia 7 de novembro com o show “Hamilton de Holanda Toca Tom Jobim” no Planeta Drive-In Curitiba, na Pedreira Paulo Leminski. O show acontecerá a partir das 20h30.  Os ingressos custam a partir de R$ 80 por carro (permitido até quatro pessoas em cada automóvel) e estão à venda no site www.planetadrivein.com. A classificação indicativa é 18 anos.


Festival de Percussão

Crédito: Divulgação

Legenda: Vina Lacerda é o curador do evento.

De 9 a 19 de novembro, acontece a edição do FIP – Festival Internacional de Percussão de Curitiba. O evento, que traz apresentações musicais e palestras educativas com percussionistas reconhecidos internacionalmente, acontecerá, desta vez, on-line e terá transmissões gratuitos, das 16h às 21h, no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCK1f01Qf1Km2I7BG3k-Mk7Q) e no Facebook (https://www.facebook.com/fipcuritiba/).

Com curadoria e idealização de Vina Lacerda, serão apresentadas em 22 lives. Durante a programação ainda será apresentado ao público um panorama de ações das últimas duas edições do projeto.

Confira a programação completa: https://curitibadegraca.com.br/festival-internacional-de-percussao-de-curitiba-sera-transmitido-pelo-youtube/ 


O cotidiano em poesia

Crédito: Divulgação.

Uma reflexão poética de assuntos que vão além dos nossos sentimentos e fazem pensar sobre questões sociais e políticas em um passeio por variados estilos que nunca perdem a consistência. Assim pode ser descrito o recém-lançado livro “O enigma das ondas” (Editora Iluminuras) do jornalista, poeta, escritor, tradutor e compositor londrinense Rodrigo Garcia Lopes, que já concorreu a prêmios importantes como o Prêmio Jabuti e foi vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional de 2019, na categoria Ensaio Literário.
No livro, o autor, inclusive, escreve sobre o lavajatismo, que ainda faz parte da memória recente do curitibano. Confira a entrevista à jornalista Camile Triska, aqui: https://curitibadegraca.com.br/de-lava-jato-aos-sentimentos-humanos-rodrigo-garcia-lopes-traz-uma-poesia-diversa-em-novo-livro/
 


Tesla 

Crédito: Elisa Cordeiro

Legenda: Áudio série inspirada nas invenções e vida de Tesla tem atuação de Diego Marchioro e Fernando.

A produtora curitibana Rumo de Cultura apresenta uma série de ações para lançamento do projeto: “PEOPLE vs. TESLA”, que reúne uma áudio série com três capítulos, oficinas e palestras gratuitas e ocorrem de 2 a 19 de novembro. As ações fazem parte do processo de criação da peça, de mesmo nome, que estreará em outubro de 2021. Mais informações sobre a Rumo de Cultura e a programação estão disponíveis no linktr.ee/rumodecultura. 


Orgulho Negro

Cartaz.

A cultura afrobrasileira será celebrada em programação especial nos museus paranaenses que realizarão diversas ações on-line gratuitas para ajudar a fortalecer o papel protagonista dos afrodescendentes na sociedade paranaense. Entre as atividades estão lives com pesquisadores sobre questões históricas da cultura afrobrasileira, ocupações virtuais por artistas negros convidados para apresentarem seus trabalhos, oficinas com profissionais negros da Cultura e mesas redondas com artistas.

As ações ainda terão discussões sobre pautas indispensáveis na luta antirracista no estado e os patrimônios e elementos de pesquisa que subvertem o silenciamento historicamente imposto à cultura negra no Paraná e no Brasil. De acordo com dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34% da população paranaense é negra ou parda.             

Os espaços culturais que participarão das celebrações do Mês da Consciência Negra serão o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), Museu Paranaense (MUPA) e Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR). Confira a programação em cada um deles: 


Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)

No dia 6 de novembro, às 11h, acontece um bate-papo ao vivo sobre revelação de filmes fotográficos com Tárcilo Pereira. A live será gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, no https://www.instagram.com/mis_pr

Museu Paranaense (MUPA)

Por meio de postagens e lives, no https://www.instagram.com/museuparanaense, serão abordados assuntos como a atuação de intelectuais negros no Paraná, como é o caso do advogado, escritor, professor e político brasileiro Sebastião Paraná, questões ligadas à escravidão e liberdade e a repressão ao samba na capital paranaense.

Ao longo do mês serão realizadas duas lives: a primeira será com a pesquisadora Fernanda Lucas Santiago, no dia 10 de novembro, às 18h. Mestra em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pesquisadora Associada do Aya Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais da UDESC, ela apresentou em dezembro de 2019 a dissertação “Mulheres negras: trajetórias de (re) existência em rede (Curitiba 1922-1963)”.

Fernanda ainda é membro consultora da Comissão Estadual sobre a Verdade da Escravidão Negra OAB-PR e publicou o capítulo “Associativismo feminino negro em Curitiba” no Boletim da Casa Romário Martins “Dos traços aos trajetos: A Curitiba negra entre os séculos XIX e XX”. Também é integrante da Rede Mulheres Negras PR, do Bloco Afro Pretinhosidade e do Baque Mulher Curitiba.

A segunda live acontecerá no dia 24 de novembro, às 18h, com a professora e pesquisadora Lucilene Reginaldo. Ela possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e atualmente é professora da Área de Estudos Africanos – História da África da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, desenvolvendo pesquisas sobre irmandades negras no Império português, igreja e missões católicas em Angola e Congo.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

O museu terá artistas negros e negras ocupando o https://www.instagram.com/mac_parana. São seis artistas convidados para apresentar seus trabalhos durante um dia cada, com posts no feed, stories e um vídeo de apresentação do seus trabalhos. Entre eles, estão Rimon Guimarães, Diodo Duda, Washington Silveira, Claudia Lara, Nelson Sebastião e Ué Prazeres.

Ainda serão realizadas duas mesas redondas, ao vivo, no Youtube do MAC-PR (https://www.youtube.com/channel/UC5hlLvvM9ZTZa6zSwAmul3g), com artistas convidados, sempre às 17h. A primeira, no dia 19 de novembro, será com Rimon Guimarães, Diogo Duda e Washington Silveira. A segunda, no dia 26 de novembro, terá a participação de Claudia Lara, Nelson Sebastião e Ué Prazeres. A proposta desse programa mostrar o trabalho de artistas negros do Paraná e não negar a ausência de artistas negros no acervo, buscando estratégias para ampliar esse número. 


Mulher Negra

Crédito: Divulgação

Legenda: Lia Vieira é a entrevistada do Gota D´Água

A escritora carioca, premiada internacionalmente e que concorre ao Prêmio Jabuti deste ano, Lia Vieira, será a entrevistada da próxima quarta-feira, 4, às 20h, do coletivo Movimento Gota D´Água Ação e Resistência. Lia é professora, economista e doutora em Educação, especializada em relações étnicorraciais e é também pesquisadora da Associação de Pesquisas da Cultura Afrobrasileira, além de desenvolver trabalhos voltados à mobilização e articulação de mulheres, adolescentes e meninas negras em torno de temas que propiciem o combate ao racismo e ao sexismo. O tema é “Mulher Negra: os desafios e os avanços em tempos sombrios” e será conduzido pela jornalista da área política, Thea Tavares. Para assistir basta acessar:

https://www.instagram.com/movimentogotadagua/

 

Para mais opções culturais e de entretenimento, acesse: www.curitibadegraca.com.br .