Associação Comercial do Paraná (ACP)  e Federação do Comércio Varejista do Paraná (Fecomércio) divulgaram nota conjunta com um apelo à população para que todos se unam na luta contra a pandemia do novo coronavirus. “O momento exige atenção, participação e responsabilidade de todos. A flexibilização ocorrida nos últimos meses, após o confinamento mais rígido no início da pandemia, pode ter passado uma falsa sensação de segurança, o que levou grande parte das pessoas a relaxarem nos cuidados”, destacam as entidades, acentuando que o cenário do momento, “com números de casos e de internações em crescimento preocupante, leva-nos a retomar com o máximo rigor as consagradas regras de comportamento em nosso dia a dia, especialmente aquelas que dizem respeito ao distanciamento social”.

A nota conjunta pede aos comerciantes total atenção às exigências das autoridades sanitárias, não permitindo em hipótese alguma que o número de consumidores presentes simultaneamente em seus estabelecimentos seja superior ao exigido nos protocolos sanitários.

“Cada cidadão deve também assumir suas responsabilidades e fazer sua parte: recusar-se a entrar em locais cheios, evitar aglomerações, mesmo em locais abertos. O momento ainda não é favorável a festas e confraternizações e mesmo reuniões familiares devem ter um número restrito de pessoas. todos devem usar máscara, inclusive em parques e praças, conforme lei que estará em vigor enquanto a pandemia não for controlada”.

Assinada por Camilo Turmina (ACP) e Ari Faria Bittencourt (Fecomércio), a nota pede que que sejam “redobrados os cuidados para evitar que o Poder Público, caso persista o aumento da taxa de transmissão nas próximas semanas, determine o fechamento de estabelecimentos não essenciais. Na medida do possível, os empresários que puderem reduzir as atividades presenciais devem fazê-lo, promovendo o home office”.

E finaliza:  “Todos temos que continuar trabalhando, mantendo nossos negócios e empregos. Esse é um desafio que exige união, consciência de nossas responsabilidades individuais e respeito pelo próximo”.