Franklin de Freitas – Movimento na Rua XV

O comércio não essencial de Curitiba pôde retomar as atividades ontem, primeiro dia da volta da bandeira laranja na Capital. Por nove dias, com, bandeira vermelha, as atividades ficaram suspensas, operando apenas os sistema delivery ou take away. No Centro da Capital, o movimento ontem foi grande ao longo do dia.

“Recebemos com alívio a notícia sobre a reabertura do comércio. Precisamos manter a economia funcionando, o trabalho, o emprego e a renda e ao mesmo tempo cuidar da saúde”, comentou o presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina, sobre a volta da bandeira laranja em Curitiba.

“A medida traz um pouco mais de tranquilidade às empresas, que se sentem ameaçadas com tantas incertezas causados por este abre e fecha desde o início da pandemia. Esperamos que não haja mais lockdowns”.

Segundo o dirigente, é fundamental que todos continuem observando os cuidados sanitários, mantendo o distanciamento e os cuidados. A ACP reforçou as recomendações aos seus associados e manterá uma campanha permanente alertando que o funcionamento dos negócios impõe responsabilidades.

“Queremos a economia funcionando com saúde. Manter os cuidados será fundamental para não ouvirmos mais falar de restrições como estas que foram impostas em Curitiba. Saúde e economia podem andar juntas”, destacou Turmina.

Com a bandeira laranja, as atividades comerciais de rua não essenciais, galerias, centros comerciais e feiras de artesanato podem funcionar das 9 às 19 horas, de segunda a sábado, sendo autorizado aos domingos apenas o atendimento na modalidade delivery até às 19 horas.

O Comitê de Técnica e Ética Medica liberou o funcionamento de restaurantes e lanchonetes neste domingo, mediante agendamento prévio e cumprimento dos protocolos sanitários.