Publicidade
Carreira & Cia.

Como salvar seu emprego no novo normal!

Dionísio Parise-Engenheiro e empreendedor
Dionísio Parise-Engenheiro e empreendedor (Foto: Divulgação)

Nos dias atuais manter o emprego pode ser um exercício mais complexo do que arrumar um novo trabalho. Um empreendedor de Curitiba desenvolveu um curso sobre ‘Como aumentar as chances de salvar o seu emprego. Conversamos com o Dionisio João Parise, um Engenheiro que atuou por mais de 15 anos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI DR do Paraná em EducaçãoProfissional. Também é Consultor, palestrante e docente nas temáticas educação profissional e gestão de instituição em diversos países tais como: Argentina, Armênia, Cabo Verde, Canadá, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Marrocos, Moçambique, Nicarágua, Palestina, Paraguai, Rússia, Senegal e Vietnam.

O que motivou a criar este curso “Aumentando as chances de Salvar seu Emprego”?

O primeiro motivo foi que eu tenho trabalhado com educação profissional por mais de 20 anos e já realizei consultoria, palestras e treinamentos em 19 países, tais como: Armênia, Cabo Verde, Canadá, Bolívia, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Moçambique, Rússia, Palestina, Senegal, Vietnam entre outros. Nas minhas andanças pelo mundo, eu tenho visto a preocupação e os esforços das instituições em preparar as pessoas para o mundo do trabalho, ou seja, para conseguir um emprego. E tenho sentido, visto a importância que as pessoas dão para o emprego. Como o emprego gera o bem para as famílias. Como o emprego traz a felicidade para todos. O segundomotivo são algumas informações tais como: Pesquisa realizada pelo Instituto Gallup dos Estados Unidos com 10 milhões de empregados e gerentes em 114 países mostra que somente 50% dos empregados entendem as expectativas da organização. Outra pesquisa da consultoria Catho referente ao motivo pelo qual o profissional é demito, mostra que 46,4% das pessoas são demitidas porque não obtiveram os resultados desejados, ou seja, não fazem as entregas esperadas. O terceiro motivoé que penso que as pessoas ainda não se deram conta da crise econômica que estamos vivendo e a quantidade de pessoas que vão perder os seus empregos. E mais, as pessoas estão com dificuldades de identificar o que elas devem fazer para conseguir se manter no emprego e contribuírem com as suas organizações para superar esta crise. Por estes e outros motivos nós criamos este curso Aumentado as Chances de Salvar seu emprego.

Como este curso contribui para os desafios da que estamos enfrentando com a crise do covid 19 que gerou um NOVO NORMAL?

Penso que temos duas fases. A primeira é simplificar:Em momentos de crise ou me permita dizer em uma situação quase de guerra contra o desemprego, temos que simplificar, fazer o que deve ser feito. Para o trabalhador é fazer o que a organização espera que ele faça. Entregar as atividades, ser competente. Eu simplifico em duas regras para tentar salvar seu emprego. 1º Regra: Alinhar as suas expectativas de entregas com a da organização. 2º regra: Fazer as entregas acordadas.   

A segunda é desenvolver um novo mindset.Nós acreditamos que temos que ver as coisas de maneira diferente. Mudar o jeito como vemos as coisas. Mudar o nosso Mindset.O curso tem como referência o Modelo Mindset Capacidades. Que é um modelo mental com foco no desenvolvimento de capacidades requeridas pelas competências.

No modelo Mindset Capacidades, tudo começa pelas Entregas = Competências. A organização nos contrata para ocupar um cargo ou posto de trabalho. Este cargo é composto por atividades que devem ser feitas – entregues. No Modelo Mindset Capacidades estas entregas são as Competências. Os cargos requerem requisitos de acesso. Também os cargos requerem certas aptidões. No modelo consideramos como Aptidão o potencial de desenvolvimento para realizar as atividades – entregas do cargo. No período que estamos ocupando o cargo temos a oportunidade de receber treinamento e desenvolvimento.Este é processo de Ensino e Aprendizagem. No processo de Ensino e Aprendizagem são desenvolvidos os Conhecimentos Tácitos e Explícitos. Os conhecimentos são os meios para o desenvolvimento das Capacidades requeridas pelas Entregas (Competências). O resultado da mobilização (uso) das nossas capacidades resulta na entrega que são as Competências. Todos estes elementos influenciados pelo contexto da organização.

Mas porque o foco em capacidades?

Porque, para fazermos uma entrega (competência), que é uma atividade nós precisamos mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, que são as capacidades. Ou seja, sem capacidade nós não conseguimos demonstrar nossas competências. A competência é o resultado da mobilização de nossas capacidades. Por isso que Google, Apple e IBM perceberam que condicionar o potencial produtivo dos seus novos profissionais a diplomas acadêmicos culmina num erro lógico.

Quais são os objetivos deste curso?

Antes de tudo quero dizer que este curso voltado para quem realmente sabe e dá importância para o emprego. Que sabe quanto é importante para sua família ter uma renda. Os objetivos são: A) Alinhar as suas expectativas de competências (entregas) do seu cargo com as da organização. B) Identificar as competências (entregas) do seu cargo. C) Identificar as qualidades pessoais requeridas pelo seu cargo. D) Realizar a avaliação das suas Competências (entregas). E) Elaborar seu Plano de Ação com foco no alinhamento das expectativas e o desenvolvimento de capacidades e competências. Em resumo o objetivo é ajudar as pessoas saberem o que elas devem fazer nos seus empregos e o que elas devem saber para fazer o que deve ser feito.   

Quais são os conteúdos deste curso?

Modelo Mindset Capacidades, a importância do alinhamento de expectativas, conceito de competência, como descrever competências, requisitos de acesso, aptidão, potencial de desenvolvimento, a hierarquia da aprendizagem, os Conceitos de Mindset e Paradigma, o conceito de capacidades, como descrever capacidades, qualidades pessoais, o mundo contemporâneo – mundo VUCA, como avaliar competências e capacidades, a diferença de capacidades e competências e a inter-relação entre capacidades e competências.

Durante o curso os participantes vão receber todo o material necessário, formulários, modelos e o passo a passo de como elaborar o Plano de Ação com foco no alinhamento das expectativas e o desenvolvimento de capacidades requeridas pelas competências.

Como é oferecido este curso e onde pode ser encontrado?

Este curso é oferecido em vídeo aulas e mentoria individual e em grupo para empresas. Pode ser encontrado no site www.mentormindsetcapacidades.com.br ou na https://www.udemy.com/course/aumentando-as-chances-de-salvar-seu-emprego/

Qual a mensagem que você gostaria de deixar?

Que nos momentos de crise, temos que simplificar. Fazer o que tem que ser feito e desenvolver as capacidades que vão nos possibilitar permanecer no mundo do trabalho. As profissões do jeito que conhecemos vão acabar. Invistam no desenvolvimento de capacidades.

Sobre o profissional e empreendedor

Dionísio João Parise Experiência de 15 anos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Departamento Regional do Paraná em Educação Profissional. Metodologia SENAI de Educação Profissional, Elaboração de Perfis Profissionais, Desenho Curricular, Planos de Cursos, Elaboração de cursos in company, Pratica Pedagógica e Experiência da Aprendizagem Mediada. Consultor, palestrante e docente nas temáticas educação profissional e gestão de instituição de educação profissional em diversos países. Palestrante e participante da Academy on Skill Development - Centro Internacional de Treinamento da Organização Internacional do Trabalho OIT - Turim – Itália, nos anos de 2011, 2012, 2013, 2015 e 2017.

CURTAS

* Radisson cuida da manutenção para reabrir.Localizado num dos mais privilegiados endereços da cidade, o Radisson Hotel Curitiba está em frente a uma das mais belas paisagens da capital paranaense, a Praça do Japão. Nesta época do ano, a praça fica especialmente colorida, com suas 30 cerejeiras japonesas floridas. As árvores foram doadas pelo império do Japão e merecem uma visita. Neste belo cenário, a equipe do Radisson está cuidando de cada detalhe para que a retomada das atividades aconteça da forma mais segura possível. Para isso, está adotando todos os protocolos exigidos e, neste período em que está fechado ao público, vem sendo realizada a manutenção e atualização da estrutura de hospedagem e eventos.
Com seus 191 apartamentos, SPA, academia, piscina coberta, gastronomia diferenciada e uma completa estrutura para eventos de todos os portes, o Radisson Hotel Curitiba estará preparado para a receber seus hóspedes, tão logo as atividades se normalizem. O Radisson faz parte da Rede HCC, que administra também os hotéis Four Points by Sheraton, Quality Inn e Go Inn, em Curitiba.

*O vestibular de Inverno da PUCPR segue com inscrições abertas até o dia 7 de agosto! Nesse concurso são ofertadas vagas nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. O processo seletivo tradicional foi substituído por uma avaliação 100% online que analisa o histórico escolar e uma carta de motivação que explica o interesse do candidato no curso escolhido. Os estudantes que fizeram o ENEM (a partir de 2010) podem utilizar essa nota. Há oportunidades também para transferência externa e para candidatos na segunda graduação. Inscrições: até 07 de agosto de 2020 . Valor: R$ 30,00. Resultado: até dois dias úteis após a realização do processo seletivo. Informações: https://www.pucpr.br/vestibular 

Após 5 anos à frente da operação e das principais transações fechadas pela Zaxo, desde Abril já estamos,  Luiz F. Bessao Leandro Muniz, em pleno vapor com um novo capítulo no mercado de M&A: a Grafin Partners. Já nasce como o advisor com maior número de transações fechadas na região sul do país desde 2017, de acordo com o TTR, e um robusto time de senior advisors, composto por 12 dos principais nomes do mercado local, que referenda a história e valores. Depoimentos de clientes e parceiros no site www.grafin.com.br.Trazem pela primeira vez à comunidade empresarial local uma visão específica sobre as transações na região sul do país. Confira as edições dos meses anteriores em nosso site no www.grafin.com.br/publicacoes. 


FRASE

Não conheço nenhuma fórmula infalível para obter o sucesso, mas conheço uma forma infalível de fracassar: tentar agradar a todos

(John F.Kennedy)


SEU COMENTÁRIO

Sua participação é muito importante para nós, além de agregar em diversidade de pontos de vistas, permite que conheçamos melhor o nosso LEITOR qualificado. Também envie sugestões sobre temas que gostaria de ver abordados.


Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES