Gente, vamos parar de esquentar a cabeça com a roupa de trabalho no verão. Pense que quanto mais simples for seu look, melhor. Pano demais, detalhes demais, camadas demais esquentam, incomodam, roçam na pele que só quer respirar. Por outro lado, lembre-se que você está indo trabalhar e que sua roupa e corpo não devem chamar mais atenção do que seu profissionalismo. Aí você vem me dizer que há empresas superliberais em relação ao dresscode. Sim, há, mas o bom senso manda segurar a onda e lembrar que não vale a pena desgastar sua imagem por um capricho fashion (ou veranil).

Vamos à pratica. O primeiro mandamento da elegância corporativa é que justo, curto, decotado e transparente não apareçam juntos nunca. Separados, só se com muita parcimônia. No lugar do justo, experimente o largo. O decote não tão pronunciado é mais seguro. E o curto? Bom, nada que vá muito para cima do joelho. Transparente só se com algo bem comportado por baixo.

A segunda dica: alfaiataria sempre salva, até no calor. Quer ver? Colocou calça e uma regata? Jogue um colete alongado por cima. Experimente uma pantacourt com uma camisa bonita. Arregace as mangas da camisa branca e, se ela for comprida, pode virar um vestido tipo chemise. O terceiro mandamento é optar pelos tecidos naturais como algodão, linho e seda. Eles são mais refrescantes. Os sintéticos acabam abafando o corpo e sendo desconfortáveis. No mais, é se hidratar, abusar do filtro solar e escolher os óculos de sol para arrematar o look.


Fotos: Pinterest/Reprodução

Que tal um look minimalista e assimétrico combinado a um sapato masculino? Se preferir, use com sandália ou scarpin

A chemise é uma opção chique – e ao mesmo tempo despojada – para os dias quentes

Calça sequinha e regata branca ganham sofisticação com o colete alongado de alfaiataria

Olha que graça: saia plissada, camiseta, blazer de linho e tênis. Dá para trocar por um mocassim ou sandália

Pantacourt e camisa fina vão deixar você sempre bem vestida