Divulgação

Em função do reajuste de 39% praticado pela Petrobras sobre o preço do gás natural, a Compagas (Companhia Paranaense de Gás) informa que a AGEPAR autorizou nesta quinta-feira (06) um reajuste médio de 12,5% (variando entre 7,04% e 18,6%, a depender do segmento de mercado) para os consumidores de gás natural do Paraná. O repasse apenas parcial da variação do preço do gás natural às tarifas foi uma alternativa proposta pela Compagas à Agência Reguladora, com objetivo de minimizar, momentaneamente, o impacto do reajuste aos consumidores, mantendo a competitividade do gás canalizado.

Esse reajuste das tarifas será aplicado já neste mês de maio. Como se trata de um repasse parcial do novo custo do gás pago pela Compagas à Petrobras, as diferenças serão acumuladas para o repasse semestral ordinário no mês de agosto, conforme previsão do mecanismo da Conta Gráfica. Todas as informações referentes ao custo do gás vigente, tarifas praticadas e respectivas projeções de mercado são publicadas mensalmente pela Compagas em seu Portal de Tarifas como instrumento de transparência ao mercado – compagas.com.br/portaldetarifas

A Companhia esclarece, finalmente, que os recentes aumentos do custo do gás não trazem qualquer benefício para esta distribuidora e que, pelo contrário, acarretam potencial perda de competitividade do gás natural em relação aos outros combustíveis. A Compagas, assim como qualquer outra distribuidora estadual, é remunerada pela prestação do serviço de distribuição.

Atualmente, a Compagas atende quase 50 mil clientes, sendo mais de 48 mil consumidores no segmento residencial, cerca de 570 estabelecimentos comerciais, 36 postos que comercializam o Gás Natural Veicular (GNV) e mais de 180 indústrias que utilizam o combustível canalizado para fins industriais, ou como matéria-prima, para cogeração e geração de energia elétrica. A Companhia conta com uma rede de distribuição com mais de 840 km de extensão e atua nos municípios de Curitiba, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Colombo, Quatro Barras, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Carambeí, Castro e Arapoti.