Publicidade
Carreira & Cia

Comportamento inadequado é causa de 85% das demissões

Na última sexta-feira o Ministério do Trabalho divulgou o número de mais 40,8 mil vagas de trabalho fechadas no país. Como manter-se no emprego em meio à crise e não deixar o momento afetar seu desempenho? Bom comportamento e se tornar essencial para a empresa, segundo o coach e Doutor em liderança Guilherme Piazzetta

Fator comportamental é decisivo
Em meio ao processo de avaliação de desempenho em uma empresa, um critério é tão ou mais importante que os resultados: o comportamento. Atualmente, cerca de 85% das pessoas que são demitidas no Brasil não o são por razões de ordem técnica, e sim comportamentais. Os motivos são intriga, fofoca, inflexibilidade, mau humor, comunicação inadequada, insubordinação, impontualidade, dentre outros. Pergunte a si mesmo: Eu tenho histórico de problemas comportamentais na empresa? Se a resposta for sim, o risco de demissão aumenta muito, então comece a se redimir com colegas e mudar sua imagem na empresa, diz o especialista.

Seja um agente de inovação 
De acordo com Guilherme Piazzetta, é possível identificar o rendimento na empresa e então se tomar atitudes para nos tornarmos essenciais, eliminando aí o medo de ser o próximo demitido ou o real risco disso acontecer. Uma empresa vive de resultados, e esse é um dos primeiros fatores que é levado em consideração no momento de uma demissão. Se pergunte: Em termos de resultados, o que a empresa espera de mim e como eu estou? Dificilmente a resposta será péssimo, pois já teria sido demitido. Se for mediano, é um alerta, dependendo da situação da empresa. Se a resposta for excelente, a chance é bem pequena. Esse raciocínio parece óbvio, mas para alguém com resultados medianos, pode ser um impulsionador mental e emocional para melhorar seus resultados e entrar para o grupo das pessoas valiosas para a empresa, com baixo risco de demissão, explica o especialista. A grande dica é controlar o pensamento e não deixar o pessimismo influenciar no rendimento.

Momento é de se envolver
Em cenários ruins, os líderes que precisam de resultados e buscam se reinventar. Esse momento gera uma grande oportunidade se aproximar de seus líderes como fontes de apoio e reinvenção, propondo soluções, utilizando suas melhores competências e aprimorando o relacionamento profissional.  A crise sempre traz oportunidades para inovação, um dos bens intangíveis mais valiosos do mundo corporativo. A inovação é o principal fator competitivo que as empresas possuem e não vem de máquinas, vem de pessoas. Toda crise traz oportunidades, mas quem consegue enxergá-las são aquelas pessoas que direcionam sua mente para potencializar os ganhos e minimizar as perdas. www.guilhermepiazzetta.com.br


CURTAS

* Setcepar RH lança Banco de Talentos de Motoristas. Com o objetivo de recolocar motoristas no mercado e ajudar as transportadoras a conseguir profissionais qualificados, o Setcepar lança, em março, o projeto Banco de Talentos de Motoristas. Além de encaminhar os candidatos para empresas com vagas em aberto, a área de RH do sindicato vai reformular ou produzir um novo currículo para o profissional. O serviço ocorrerá toda terça-feira, das 8h às 16h, na sede do Setcepar (R.Alm. Gonçalves, 1966 - Rebouças, Curitiba. Para informações sobre agendamento ligar para (41) 3014-5151.
* Parceria oferecerá treinamento para contação de histórias. Lançamento será em 08 de março com apresentação gratuita e aberta à comunidade. O Instituto Opet acaba de firmar uma parceria com o Instituto História Viva, organização que incentiva a transformação social por meio do voluntariado, bem como trabalha com contação de histórias. A partir de março, todos os treinamentos do História Viva acontecerão no campus Centro Cívico. Datas: 09/03 às 19h e 11/03 às 10h. Local: Campus Centro Cívico. Rua Nilo Peçanha, 1635.Entrada Gratuita.


FRASE

Eu costumava dizer: Espero mesmo que as coisas mudem. Depois aprendi que as coisas só vão mudar para mim quando eu mesmo mudar.(Jim Rohn)

 

 


   

 

 

www.hamiltonfonseca.com.br

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES