No domingo

Comunidade Ucraniana de Pinhais realiza festa do Padroeiro. Veja os pratos principais

(Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

Para você que gosta de uma boa comida típica, churrasco de igreja, um bom bate papo com amigos e se divertir em meio a rodadas de show de prêmios, então não pode deixar  escapar de sua agenda o dia 02 de Dezembro. Neste domingo, a Comunidade Ucraniana de Pinhais realiza a tradicional festa do padroeiro, Exaltação da Santa Cruz.

Para o dia os paroquianos estão preparando inúmeros pratos típicos da cozinha ucraniana, que acompanham  carnes assadas, preparadas no local. Neste ano serão assados 12 porcos inteiros (perto de 260 kg) no chamado ‘porco no rolete’. Outros 400 kg de costela de chão já estão programados.  O churrasco de igreja vai contar com 200 kg (entre alcatra e mignon). Outros 100 kg de galeto (frango) também serão ofertados.

Na cozinha típica já estão sendo preparados 5 mil unidades do perohê (pastel cozido e servido com molho de carne), outras milhares de rolopti (enrolado de repolho recheado com arroz, trigo sarracena, carne e temperos). Sobremesas, bolos, pastel de fim de tarde, cerveja caseira e pão de casa estarão entre as delícias ofertadas.

Para diversão, o famoso show de prêmios com rodadas previstas logo para o início da tarde está garantido. Para as crianças, haverá brincadeiras como jogos e parquinho inflável.

Missa solene

A Santa Missa, que abre as festividades acontece às 10h e será  celebrada na língua ucraniana. Presidida pelo pároco Edson Ternoski, a celebração contará com a presença do coral de vozes da comunidade de Marcelino.

A festa da comunidade ucraniana de Pinhais já é uma tradição no mês de dezembro. Além das mais de 300 famílias que moram na região, que também congrega o município de Piraquara, a festa também conquistou moradores do município, que neste mês confraterniza junto com a comunidade.

Serviço

Tradicional Festa do Pardroeiro Exaltação da Santa Cruz – Comunidade Ucraniana de Pinhais

Quando – 02 de Dezembro ao longo do dia

Local – Rua Guilherme Ceolin, 170, bairro Vargem Grande – próximo a Av. Iraí

Informações acesse Facebook/ucrainospinhais