O bloco Batucanabis, que saiu neste domingo, 26, encerrou o desfile antes do previsto. Segundo, André Feiges, um dos organizadores do bloco, “quando estávamos descendo a rua Jaime Reis, chegando na praça João Cândido, vimos uma multidão correndo em sentido contrário ao bloco.” Ele relatou quem, em seguida, ouviram disparos e a viram viaturas da Guarda Municipal (GM) chegando ao local.
“Pelo que pudemos nos informar houve uma abordagem da GM a alguém no meio da multidão. Em seguida outra pessoa teria jogado objetos contra a GM, que reagiu com disparos de borracha”, disse. “Por esse motivo, o Bloco resolveu encerrar o desfile ali mesmo”, relata. A atitude foi explicada como preventiva. “Ficamos com receio de que a confusão fosse vista como consequência do bloco e termos nossos instrumentos apreendidos”, disse Feiges.
Com isso, o bloco que iria terminar o trajeto nas Ruínas do bairro São Francisco, inicou a dispersão dos foliões quase na metade do trajeto.
A assessoria da GM foi procurada. Em nota informou que “a equipe foi acionada para fazer a segurança durante os eventos pré-carnavalescos deste domingo , 26, foi acionada por um indivíduo que estaria sendo perseguido por outros dois homens”. A nota relata que os três estavam se agredindo mutuamente. Ainda segundo a nota, houve diversas tentativas de separá-los, sem sucesso, e outras pessoas começaram a se envolver na briga. “Como último recurso para restabelecer a ordem no local, os guardas precisaram recorrer à munição menos letal. Um dos envolvidos foi encaminhado à Delegacia do Adolescente e outro para o 12º Batalhão da PM, para as providências cabíveis.”