Divulgação/Assessoria de Imprensa

Truques de beleza fazem toda a diferença para esconder linhas de expressão e realçar a beleza natural. Por isso, conversamos com especialistas das mais diversas áreas de estética e com médicos para entregar os melhores truques para que sua pele fique muito mais jovem:

Acerte no corte e penteado do cabelo

Um bom corte faz milagres, isso não tenha dúvidas. “Muda totalmente o rosto da pessoa e a forma como ela se posiciona. Um bom corte faz uma boa diferença no visual, mais do que uma escova ou uma coloração”, afirma Carla Gonçalves, cabeleireira do Lefil Beauty, maior salão de beleza de São Paulo. A especialista sugere cortes na altura do ombro, desde que eles sejam bem desconectados. “Se for usar franja, ela varia muito de rosto para rosto: se você tiver nariz grande, não usá-la curta e preferir a franja mais lateral. Se tiver testa pequena, ela pode ser curtinha e desfiada, e se tiver um rosto mais angelical, o ‘franjão’ fica maravilhoso”, explica. Para dar um ar de jovialidade, a especialista diz que os fios assimétricos fazem toda a diferença, então os cortes devem ser feitos com tesoura e navalha, pois deixa o corte leve e sem marcas. Na hora de acertar o penteado, os coques deixam um aspecto despojado. “Quanto mais bagunçado e alto, melhor, pois fica mais moderno, desconectado e liberto. Rabo de cavalo a mesma coisa: alto, com fios caindo ao redor da nuca, folgado, todos ficam ótimos”, afirma. E como última dica, a cabeleireira enfatiza: “Aproveite o cabelo da forma que ele é. Quanto mais natural, melhor!”

Experimente um primer e não descarte o hidratante

Quando as rugas e marcas estão aparentes, um bom primer pode ajudar a escondê-las. “O seu efeito ‘lifting’ proporciona ao rosto um melhor semblante. Mas não esqueça dos hidratantes. As peles mistas, secas ou oleosas precisam de hidratantes de acordo com a necessidade de cada uma. O produto dará a maciez que a pele precisa, dando aquela sensação mais aveludada de pele de bebê. É importante consultar um médico para saber qual o produto adequado para a sua pele”, afirma a Dra Thais Pepe, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Enquanto um produto para pele oleosa deve ser em sérum ou gel, de preferência com ativos como Acneol SR e Miniporyl, pacientes de pele seca devem priorizar os cremes nutritivos, ricos em Hyaxel, Arct Alg e Nutriomega 3, 6, 7 e 9.

Escolha bem a maquiagem

Em peles com rugas ou flacidez, a base líquida com efeito iluminador é a melhor. “Lembrando sempre que menos é mais. O pó translúcido deve ser usado para dar aquela selada na pele, em seguida o pó compacto para fazer um contorno; deve-se evitar o preto em peles maduras, pois a pálpebra começa a ficar mais caída nessa idade e o preto pode ir manchando e sobrecarregando o olhar. Já a pele mais nova precisa do preto”, afirma Denise Valença, maquiadora do Lefil Beauty. Quanto aos batons, evite o vermelho e prefira o gloss em tom nude ou rosé.

Foque nas olheiras

Quando se deseja um resultado rápido e momentâneo para as olheiras, a Dra Claudia Marçal, dermatologista da SBD, diz que a melhor opção é aplicar compressas de chá de camomila gelado por dez minutos e cabeceira elevada. “Isso promove vasoconstrição, diminuição do inchaço e ação anti-inflamatória pelo camazuleno e alfa bisabolol presentes na camomila”, afirma. No entanto, procure um especialista, que pode indicar cremes com meiyanol e b-white para ação antiolheiras.

Lembre-se: esfolie a pele facial

A dermatologista Dra. Valéria Marcondes lembra que a esfoliação facial ajuda a manter o tecido mais jovem, pois estimula a renovação celular, melhorando a aparência de marcas e manchas e estimulando a produção de novas células, o que confere à pele renovação e uma textura mais homogênea. “Por remover o excesso de sebo acumulado nos poros, a esfoliação também previne a formação de cravos e espinhas, que nada mais são do que poros entupidos e, no caso das espinhas, infeccionados por bactérias. Além disso, o procedimento aumenta a capacidade de absorção dos cosméticos pelo tecido, deixando a pele pronta para a aplicação de cremes”, destaca.

Use sempre o protetor solar

Para evitar melasma, outros tipos de manchas no rosto e câncer de pele, o fotoprotetor é fundamental. “As manchas de pele são provocadas, sobretudo, por um pigmento chamado melanina, que dá a cor marrom para a pele e seu estímulo depende da radiação ultravioleta que vem do sol. Tanto a UVB quanto a UVA podem causar manchas de envelhecimento”, explica o dermatologista Dr. Jardis Volpe, de São Paulo. “Novas manchas podem surgir por conta do sol tomado há muitos anos, e por causa disso, novas lesões podem aparecer na mesma região tratada. Se a pessoa continua tomando muito sol, o problema se agrava”, explica o dermatologista. Ele acrescenta que a radiação UVA ultrapassa vidros e janelas e pode causar manchas e acelerar o envelhecimento da pele. Por isso: use sempre filtro solar de no mínimo FPS 30.

Cuide das sobrancelhas e valorize os cílios

Uma sobrancelha muito fina e rala pode não ajudar. Você pode optar por uma micropigmentação, caso ache que vá facilitar a sua vida, ou simplesmente passar um pouco de sombra marrom no dia a dia. Já os cílios bonitos deixam o olhar mais levantado e expressivo. Escolha um rímel adequado para deixá-los mais definidos e separados, o que dará um toque jovial. “Se acumular muito produto entre eles, a ponto de ficarem empelotados, o efeito poderá ser contrário. Não esqueça de usar o demaquilante adequado para evitar acúmulo de produto e causar inflamação e alergias”, afirma a Dra. Thais Pepe.

Dê atenção aos lábios

Quando a mulher envelhece, os lábios tendem a afinar. “Além de mantê-los sempre hidratados, o preenchimento labial também é uma boa pedida. Procure sempre por médicos”, afirma a Dra Thais.

Cuide das suas mãos, cotovelos, pescoço e colo

Essas áreas nem sempre são lembradas na hora dos cuidados. Quando negligenciadas, podem envelhecer mais cedo. Portanto, tenha uma alimentação adequada, aposte em um creme anti-idade e também faça uso do protetor solar. “De preferência logo após o banho (5 a10 minutos), aplicar em camada generosa hidratantes ricos em óleos emulsionantes (óleo de oliva, óleo de girassol e óleo de canola), sequestradores da molécula de água (ureia, ácido hialurônico e lático) extratos vegetais (lavanda, camomila, frutos vermelhos aloe vera), nutriomega 3, 6, 7 e 9 e vitaminas como a E, B5, C e F. Lembrar também das mãos e unhas, retirando o esmalte pelo menos um ou dois dias por semana antes de esmaltar novamente”, explica a Dra Claudia Marçal.

Cuide da saúde física

“Durante a atividade física, toda a nossa circulação fica mais solicitada. O sistema arterial (sangue que "alimenta" os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo, e consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Os sistemas venoso e linfático também aumentam a velocidade de drenagem, retirando toxinas e diminuindo a retenção de líquidos. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa”, explica a angiologista Dra Aline Lamaita, médica atuante em Medicina do Estilo de Vida e membro do American College of Lifestyle Medicine.

Cuide da sua saúde mental

Um aspecto mais jovem também é sentido no jeito da pessoa. “Alguém que vive resmungando, de mau humor e falando de problemas pode dar a impressão de ser mais velho. Caso você não se sinta bem com a sua mente em algum aspecto, procure uma psicoterapia. Uma pessoa que sorri e passa sempre boas energias a todos ao seu redor é considerada agradável e dá a impressão de ter menos idade”, finaliza a Dra Thais Pepe.

FONTES:

CARLA GONÇALVES: Cabeleireira do Lefil Beauty, maior salão de beleza de SP.

DRA THAIS PEPE: Dermatologista especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Sociedade de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia. Diretora técnica da clínica Thais Pepe, tem publicações em revistas científicas e livros, além de ser palestrante nos principais Congressos de Dermatologia.

DENISE VALENÇA: maquiadora do Lefil Beauty, maior salão de beleza de SP.

DRA. CLAUDIA MARÇAL: É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP.

DRA. VALÉRIA MARCONDES: Dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista e da Academia Americana de Dermatologia. Foi fundadora e é membro da Sociedade de Laser. www.valeriamarcondes.com.br

JARDIS VOLPE: dermatologista; Diretor Clínico da Clínica Volpe (São Paulo). Formado pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro da Sociedade Americana de Laser, da SBD e da Academia Americana de Dermatologia; Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC; Atualização em Laser pela Harvard Medical School. www.clinicavolpe.com.br

DRA ALINE LAMAITA: Cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Aline Lamaita é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine. Formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a médica participa, na Universidade de Harvard, de cursos de pós-graduação que ensinam ferramentas para estimular mudanças no estilo de vida nos pacientes em prol da melhora da longevidade e qualidade de vida. A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. http://www.alinelamaita.com.br/