Com o destaque proeminente de atletas brasileiros nos maiores campeonatos de surf do mundo, a modalidade está em alta no país. Mais do que ótimos atletas, o Brasil têm a oferecer excelente praias para a prática do esporte nos seus mais de 7 mil km de extensão litorânea. Para os amantes do esporte, separamos uma lista com os melhores locais para se praticar a atividade no país, além de curtir um belo visual.

Praia do Tombo (Guarujá – SP)

Praia do Tombo, Guarujá

Palco de várias etapas do campeonato nacional de surfe, a Praia do Tombo é a mais cobiçada pelos surfistas na cidade do Guarujá. A grande procura acontece porque o local apresenta ondas potentes e muitas vezes tubulares, além de receber ondulações de várias direções. Situada no litoral do estado de São Paulo, o local é conhecido internacionalmente como um grande point para a prática da modalidade. Localizada a uma distância de 84 km da capital do estado, a melhor maneira de visitar a praia é comprando passagens para São Paulo e se deslocando até ela de carro.

Praia do Forte (Mata de São João – BA)

Nacionalmente conhecida por abrigar o Projeto Tamar, responsável pela proteção de espécies de animais em extinção, a Praia do Forte, no município de Mata de São João, na Bahia, é um local que apresenta ondas perfeitas para a prática do surfe. Há cinco principais picos com fundo de coral e um com fundo de areia. Dependendo do seu nível de experiência com o esporte, você pode escolher em quais condições de mar quer praticá-lo. Sendo uma antiga vila de pescadores, o município de Mata de São João voltou grande parte de seus serviços atualmente para o atendimento dos turistas, apresentando uma excelente estrutura de bares, restaurantes, lojas de artesanato, pousadas, hotéis. Tudo isso fica pertinho da capital: a aproximadamente 80 km de distância. É um destino que não agrada somente aos surfistas. Compre as passagens para Salvador e parta para lá com família ou amigos, mesmo aqueles que não surfam: é diversão garantida.

Praia do Arpoador (Rio de Janeiro -RJ)

Praia do Arpoador

Em um levantamento feito pela Foursquare no ano de 2017, onde se foi questionado aos próprios surfistas do Brasil qual era a melhor praia para se praticar o esporte no país, a Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, apareceu em primeiro lugar. Situada na Zona Sul da capital fluminense, a Praia do Arpoador atrai muitos turistas em busca da onda perfeita, já que o local propicia a formação de boas ondas para a prática da atividade. Por estar situada em uma das principais capitais brasileiras, é fácil se conhecer a praia se gastando pouco. É importante comprar passagens de avião para o Rio de Janeiro com antecedência e reservar o hotel que melhor caiba no seu orçamento.

Cacimba do Padre (Fernando de Noronha – PE)

Cacimba do Padre

Considerada pelos praticantes de surf no país como o Hawaii brasileiro, a praia de Cacimba do Padre, situada na Ilha de Fernando de Noronha, é o paraíso para os amantes do esporte. Sua fama existe graças as suas ondas que são consideradas umas das melhores do país, atingindo cinco metros de altura com tubos rápidos e perfeitos. Além das boas condições naturais para a prática do surf, o local guarda belezas que deixam qualquer visitante de queixo caído: as águas são verdes transparentes e repletas de vida marinha, a areia é clara e fofa, e a vegetação nativa dos morros avança sobre a praia. No local as temporadas são bem definidas em Noronha, a época para o Surf vai de dezembro a abril e para o mergulho de maio a novembro. Noronha está longe de ser um destino barato. Por isso, antes de comprar as passagens, passe no site da Maxmilhas, que oferece descontos de até 80% nas passagens aéreas.

Praia da Joaquina (Florianópolis – SC)

Praia de Joaquina

Foi o surf que colocou a Praia de Joaquina, em Florianópolis, no mapa do turismo nacional. Palco de grandes campeonatos da modalidade desde a década de 70, a praia é famosa por propiciar boas ondas para a prática do esporte durante o ano inteiro. O local é um dos picos mais consistentes da ilha de Florianópolis para os amantes do surf, com ondas de até 3 metros nos dias de ressaca. As paisagens ao redor deixam o clima bem mais interessante. Com uma excelente infraestrutura para atender o público, muitas pessoas visitam o local também para praticar o sandboard, uma espécie de surfe, mas na areia.

Se você gostou das dicas e deseja conhecer outros locais ideais para a prática do surfe no Brasil, confira o artigo https://blog.maxmilhas.com.br/destinos_/destinos-para-surfar-brasil no Blog da Maxmilhas.