Publicidade
UFPR

Consciência Negra: semana tem exposição, palestras e debates

O Mês da Consciência Negra segue com uma intensa programação de atividades, construídas em uma articulação entre Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), núcleos de pesquisa e extensão, coletivos de estudantes e grupos artísticos. Celebrado no dia 20, o dia da consciência negra marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. 

Os eventos da semana envolvem desde debates e palestras até programação cultural. A exposição “A Saia que Gira- Cartografando o feminismo negro nas portas bandeiras das escolas de samba de Curitiba” segue em exibição no hall de entrada do Prédio Histórico até o dia 19. Depois, segue para o  Campus Rebouças, onde fica até o dia 31.

Hoje, a psicóloga Fernanda Pedrozzo ministra a palestra “População Negra e Psicologia Clínica”, na sala 204, no segundo andar do Prédio Histórico.  O evento será das 16h30 até 17h30. Na mesma data, o  prédio administrativo do Politécnico sedia o debate “Ser branco numa sociedade racializada”, a partir das 17 horas. Na quinta-feira, às 17h30, o hall da Biblioteca do Politécnico recebe o “Black Talks – Masculinidades”. No sábado, o evento “Um baile bom – território negro” será realizado na Sociedade 13 de Maio, na rua Desembargador Clotário Portugal, 274 - Centro.

Outros
Outros eventos da cidade também se alinham à programação do mês da Consciência Negra. A Festa do Rosário ocorre de 14 a 17 de novembro, no Centro Histórico, enquanto o Memorial de Curitiba recebe a Feira Literária Afro-Paranaense, no mesmo período. No domingo, às 9h30, haverá lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito, também como parte da programação.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES