Em nota a imprensa, o Hospital de Clínicas da UFPR informou que suas atividades eletivas (consultas ambulatoriais e exames), poderão ser afetadas devido a Paralisação Geral dos Médicos marcada para 30 e 31 de julho (3º e 4ª feira).

O Hospital orienta aos pacientes que tiverem suas consultas ou exames afetados, nos dias 30 e 31/07/13, realizem novo agendamento, pessoalmente ou por telefone, diretamente nos serviços em que são atendidos.

O protesto é contra os vetos da lei do ato médico e contra a Medida Provisória 621, que criou o programa Mais Médicos. Ambas as medidas do governo federal são consideradas pelo movimento médico como duros golpes na carreira da medicina, pondo em risco a saúde da população.

A nova paralisação da classe médica paranaense será marcada pela concentração de médicos, residentes e estudantes de medicina às 9h30 de amanhã na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba, em um grande ato público da categoria. À tarde, distribuídos em diversos pontos de concentração popular da cidade, os médicos realizarão um trabalho de conscientização da sociedade, com a distribuição de panfletos e conversas com a população.

O ato junto à população será repetido nos períodos na manhã e da tarde de quarta-feira. No fim do dia haverá um novo encontro dos médicos na sede da AMP para avaliar o movimento e decidir os próximos passos. Na última paralisação, no dia 23, as unidades básicas de saúde de Curitiba funcionaram normalmente.