Publicidade
Fiscalização

Contra aglomerações, Guarda Municipal acaba com peladas nos bairros de Curitiba

Partida de futebol em bairros de Curitiba: dispersão
Partida de futebol em bairros de Curitiba: dispersão (Foto: Divulgação/SMCS)

Diversas ocorrências de aglomerações foram registradas desde as primeiras horas da manhã de domingo (5). Na Praça Itatiaia, bairro CIC, uma equipe da Guarda Municipal teve que paralisar uma partida de futebol que reunia 16 pessoas. Ainda na Vila Itatiaia, um pequeno mercado e um açougue foram fechados depois de vistoria e orientação dos guardas. Já no Uberaba, outro mercado foi fechado pelos guardas, também na manhã de domingo.

Outras tentativas de jogo de futebol contidas pelos guardas foram registradas nas praças Linear Sambaqui, no Bairro Novo, onde havia 38 pessoas, e na Primo Favretto, Capão Raso, que reuniu 20 pessoas. Uma panificadora e uma mercearia no Sítio Cercado foram fechadas.

Além disso, a fiscalização da Prefeitura vistoriou 129 locais de comércio em 36 bairros da capital, entre sexta-feira e sábado. Foram interditados 47 estabelecimentos. Outros 40 estabelecimentos foram notificados.

Em uma semana, as interdições necessárias pelas equipes da Prefeitura - coordenadas pela Secretaria do Urbanismo, em conjunto com a Guarda Municipal - chegaram a um total de 84 estabelecimentos. As ações vieram em resposta à adoção das novas regras estaduais (decreto 4.942/2020) para conter o avanço da covid-19 no Paraná, entre elas o fechamento do comércio não essencial. Um posto de combustíveis foi notificado por consumo de bebidas alcóolicas.

Na maioria dos casos, os estabelecimentos vistoriados foram alvo de denúncias da população pela Central 156, apresentada por telefone, pelo site ou pelo aplicativo.
No último mês, as orientações da GM chegaram a um total de 62.370 pessoas, em 3.580 locais. Durante a semana, os guardas continuam fazendo as orientações necessárias.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES