Divulgação/Coritiba – Eduardo Baptista

O Coritiba enfrenta o Criciúma nesta sexta-feira (dia 27) às 21h30, no Couto Pereira, pela 3ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time paranaense terá a estreia do técnico Eduardo Baptista, contratado para substituir Sandro Forner.

O novo treinador teve nove dias para preparar a equipe. E a expectativa é que o Coxa tenha um novo time em campo, com alterações no esquema tático, no estilo de jogo e no comportamento dos jogadores.

Quanto ao esquema, sai o 4-1-4-1 de Forner e entra o 4-2-3-1. Isso significa, na teoria, que o Coritiba terá três jogadores ofensivos mais próximos do centroavante. Com Forner, o time acabou criando um 'abismo' entre o único atacante e o quarteto do meio-campo.

Outra alteração prevista é no estilo de jogo. Com Forner, o Coxa apostava na marcação em bloco baixo (time inteiro recuado) e no contra-ataque pelas pontas. Agora, Baptista vai pedir uma postura mais avançada na marcação (variando entre linha média e alta) e ataque em bloco, com laterais, volantes e meias participando ativamente do setor ofensivo. 

Em relação à postura dos jogadores em campo, o novo técnico explicou o que espera. “Já conseguiu vender uma ideia para eles, de um time agressivo, aguerrido, com posse. Tudo isso funcionou bem, os atletas responderam. Mas o jogo é a prova final”, disse, em entrevista coletiva. “A gente tem colocado para os atletas a importância de vender para o torcedor uma equipe corajosa, aguerrida, humilde quando não tiver com a bola, para que todo mundo possa se ajudar e tentar retomar a bola da melhor maneira possível”, explicou.

Quanto à escalação, Baptista fez uma mudança em relação ao último jogo. Tirou o lateral-direito César Benítez e colocou o meia-atacante Chiquinho no setor ofensivo. Com isso, o volante Vinícius Kiss passa jogar improvisado na lateral-direita. 

Clique aqui para ver a lista de 22 convocados para a partida e os desfalques confirmados.

CORITIBA x CRICIÚMA
Coritiba: Wilson; Vinícius Kiss, Thalisson Kelven, Alex Alves e Abner; Vitor Carvalho e Julio Rusch; Jean Carlos, Kady e Chiquinho; Bruno Moraes.
Criciúma:  Luiz, Sueliton, Sandro, Nino e Marlon, Liel, Elvis, Nicolas, João Paulo e Andrew, Lucas Coelho (Jean Mangabeira). Técnico: Argel
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Local: Couto Pereira, sexta-feira às 21h30