Geraldo Bubniak

O Progressistas – partido da governadora e pré-candidata à reeleição, Cida Borghetti – reuniu no sábado, em Colombo (região metropolitana de Curitiba) prefeitos, pré-candidatos, lideranças e filiados para traçar estratégias para as eleições de outubro. Segundo o deputado federal Ricardo Barros, marido da governadora, a convenção estadual da legenda acontecerá no próximo dia 28. Segundo Barros, Cida está dedicada e empenhada com as agendas e compromissos governamentais. Somente na semana passada ela esteve em cinco regiões do Estado. “Desde que assumiu já andou quase todo o Paraná anunciando investimentos, inaugurando obras, acelerando projetos e buscando novos recursos”, avalia o parlamentar, que também disputa a reeleição para a Câmara. 

Eficiência
Barros destacou que as gestões do partido possuem a eficiência como característica principal, e é necessário união e engajamento para dar continuidade nesta forma de governar.  Temos a oportunidade de realizarmos algo novo. Nós fizemos de Maringá a cidade com os melhores índices de qualidade de vida do Paraná. No Ministério da Saúde fizemos uma gestão reconhecida pelo presidente da República e tivemos efetivamente um resultado positivo. Este é o momento de agradecer e pedir o engajamento. Sabemos que são muitas mãos que fazem com que as coisas avancem”, afirmou. 

Livres
O ex-senador e pré-candidato do PDT ao governo do Estado, Osmar Dias, participou no sábado de encontro do PPL do Paraná, em Cascavel (região Oeste), organizado pelo deputado estadual Márcio Pacheco. Na ocasião, ele falou sobre o que considera os principais desafios do próximo governo, que será eleito em outubro.  No evento, foram apresentados mais de 40 pré-candidatos do PPL à Câmara Federal e Assembleia. No Paraná, o partido já está presente em 120 municípios, totalizando mais de três mil filiados. 

Presidenciável
O pré-candidato à presidência da República, Guilherme Afif Domingos (PSD) vem a Curitiba hoje para fazer contatos políticos e cumprir agenda do Sebrae, do qual é presidente. De acordo com o PSD, Afif vai se encontrar com correligionários às 10 horas, na sede do partido. O deputado estadual Ratinho Junior, pré-candidato do PSD ao governo, deve se reunir com o presidenciável. Afif deve anunciar que se licencia da presidência do Sebrae até o próximo dia 6 para se dedicar integralmente à campanha e disputar a Convenção Nacional do partido, ainda  sem data, mas que deve ocorrer até a primeira semana de agosto, de acordo com a lei eleitoral.

Gafe
O senador Alvaro Dias (PODE), pré-candidato à presidência da República, divulgou vídeo ontem em que faz afirmação semelhante a gafe comitida pelo presidente Michel Temer. Alvaro afirmou que “dona de casa é a melhor economista”. Temer sofreu reação negativa, principalmente na internet após discurso no Palácio do Planalto, em março do ano passado, ao dizer que “ninguém é capaz de melhor detectar as eventuais flutuações econômicas que a mulher, pelo orçamento doméstico maior ou menor”. A comparação, por considerar apenas “a mulher” como responsavel por compras no supermercado foi vista como machista.

Economista
Alvaro Dias afirmou que as donas de casa, “especialmente quando ela tem que usar o salário mínimo”, tem mais destreza na administração das finanças, embora ele faça a mesma relação direta com “economia”, ciência mais ampla.