Foto: Renato Stockler – Rincon Sapiu00eancia

Depois do Lollapalooza, o Festival Coolritiba é a próxima oportunidade de ouvir muita música e prestar a devida homenagem a produção paranaense e nacional. O evento que está em sua segunda edição, contará com 15 atrações, mais de 20 artistas e acontecerá no dia 5 de maio, na Pedreira Paulo Leminski. Com o lema atitudes que mudam o mundo, o espaço não oferecerá apenas música, mas também muita arte, dança, moda e compromisso sustentável e social.

Natália Pequeno, 20 anos, acredita que festivais como o Coolritiba “foge do mais do mesmo”. Segundo a designer, festivais maiores como RIR e Lollapalozza estão cada vez mais trazendo artistas já consolidados, que teoricamente, se tem mais fácil acesso. “É importante ter mais eventos com cenas alternativas, independentes. Isso gera mais repercussão, e aproxima o público dos artistas”.

Palco Arnica

Inspirado no movimento cultural criado pela banda Trombone de Fruta (que também se apresenta no festival) o Palco Arnica oferece uma programação extremamente eclética, que acaba atraindo públicos dos mais distintos gostos e jeitos. Que é um dos objetivos do festival: utilizar a música e a arte como linguagem universal, que une pessoas em todo o mundo.

O palco que promete trazer revolução e criar novos conceitos musicais terá atrações como, Francisco, El Hombre, primeira banda independente a concorrer ao Grammy Latino na categoria de “Melhor Canção em Português”. Após show explosivo no Lollapalloza onde fez a galera cantar, pular e dançar sua próxima parada é o Coolritiba.

Outra atração com presença confirmada é a Dingo Bells, com mais de dez anos de estrada o grupo já se apresentou no Japão, Festival Brasil Day 2013, e abriu shows internacionais, como dos nova-iorquinos Television, do ex-Beatle Ringo Starr e do Maroon 5. No Coolritiba vai lançar o novo disco da banda, intitulado Todo Mundo Vai Mudar (Independente/Natura Musical).

Com muitos timbres sessentistas, quem também marcará presença no Festival Coolritiba é o power-trio de São Paulo capital, O Terno. Com estética autoral, mesclado originalidade e influencias, a banda já foi indicada aos 15 melhores do ano na revista Rolling Stone com seu disco que leva o nome da banda.  Em abril de 2017, a canção “Ai, Ai Como Eu Me Iludo” passou a fazer parte da trilha sonora de Malhação, novela da Rede Globo. O ano também teve lançamento do clipe “Não Espero Mais”, que ficou durante dois dias entre os vídeos mais vistos do YouTube Brasil – chegou a ficar em terceiro lugar – e ganhou o Prêmio Multishow na categoria “Melhor Direção”.

O rap nacional também estará presente no Palco Arnica com Rincon Sapiência, grande destaque na atual cena do rap nacional independente. O cantor começou sua carreira em 2000, e adquiriu sucesso em 2009 com o lançamento do single "Elegância". Seu show é garantia de muita resistência e força, com ritmos que vão desde a capoeira até o blues, passando pelo coco e pela tropicália, até o afrobeat, sempre permeadas pela sua veia rock and roll.

A banda Brasiliense Scalene trará ao Coolritiba muito Stoner Rock & Rock Alternativo. Formada em 2009, a banda participou da segunda temporada do reality show musical Superstar, da Rede Globo, onde terminou como vice-campeã. A banda já foi vencedora do Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa 2015/2016 com o álbum Éter

E quem não podia faltar era uma das bandas curitibanas mais promissoras de cenário paranaense, a Trombone de Frutas. Considerada dona de um rock de muita personalidade pela Rolling Stone Brasil a banda que antes era acostumada a tocar em praças e quintais, criando eventos exclusivos, resolveu investir em seu próprio espaço artístico. Localizada no bairro Bigorrilho, em Curitiba, a Arnica Cultural é um empreendimento que reúne local para shows, projeções, feiras, uma produtora de áudio, além de estúdio para gravação e ensaio. Além de dar nome ao palco mais diversificado do festival.

E como o clima boêmio já faz parte do circuito cultural curitibano, os tradicionais bares da Trajano Reis e Vicente Machado não poderiam faltar. As clássicas calçadas serão trocadas pelo maior palco ao ar livre da América Latina, a Pedreira Paulo Leminski e a diversão promete ser proporcional ao tamanho do evento.

Serviço Festival Coolritiba

Data: 05 de maio de 2018

Local: Pedreira Paulo Leminski

Ingressos: a partir de R$120,00 (meia-entrada).

A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer; Clientes Caixa Econômica Federal e Clube do assinante da Gazeta do Povo.  **Valores sujeitos a alterações sem aviso prévio. 

Os ingressos poderão ser adquiridos através da Blueticket pelo portal www.blueticket.com.br ou nas lojas Multisom (shopping Palladium e shopping São José).

Saiba mais sobre o evento:

www.coolritiba.art.br

facebook.com/festivalcoolritiba/

instagram.com/festivalcoolritiba/

twitter.com/festcoolritiba/