A Viacredi, uma das maiores cooperativas de crédito do sul do país, lança nessa terça-feira, dia 10 de dezembro, a sua primeira unidade no Paraná, na cidade de São José dos Pinhais. A empresa abrirá duas salas de negócios, com a possibilidade de uma terceira na cidade. Ao longo de 2020, mais três filiais serão lançadas em Curitiba, Pinhais e Colombo. A abertura das lojas faz parte da estratégia de expansão da empresa que quer chegar a mais de 800 mil cooperados em 2021.

Segundo o diretor executivo, Vanildo Leoni, o Paraná foi escolhido para receber as próximas unidades da cooperativa por conta do forte potencial econômico e do baixo número de pessoas ligadas a cooperativas na região. “Essas quatro cidades contam com mais de 2 milhões de pessoas, possuem grande potencial de economia e são muito representativas para a força da economia paranaense. Percebemos que há uma baixa presença de cooperativas nessa região e que apenas 2% das pessoas tem vínculos com essas instituições de crédito. Acreditamos que há um grande potencial de crescimento desse número e podemos chegar a números semelhantes aos que já temos em Santa Catarina”, explica. Leoni explica que na região do Vale do Itajaí, onde a empresa possui maior presença, cerca de 35% da população é cooperada. O número chega a mais de 50% em algumas cidades como Blumenau.

De acordo com o executivo a cooperativa quer estar próxima às pessoas oferecendo melhores oportunidades de crédito, serviços financeiros e orientação para os micro e pequenos empreendedores e todos os trabalhadores nos bairros. “Queremos estar próximos às pessoas, servindo-as nos bairros e nas comunidades, apoiando o desenvolvimento local, com taxas de juros diferenciadas, acesso a serviços financeiros com preços mais acessíveis e toda a orientação que a população necessitar”, afirmou.

Sobre a Viacredi

Criada em 1951, em Blumenau, a Viacredi está presente com 90 postos de atendimento em 20 municípios catarinenses com a presença de mais de 520 mil cooperados e 1,5 mil colaboradores. Ao todo, são mais de R$5,8 bilhões de ativos. Sua atuação mais forte está na Região do Vale do Itajaí, onde tem 95,4% de participação no mercado de cooperativismo.

A empresa faz parte do Sistema Ailos, que reúne 13 cooperativas de crédito nos três estados do sul do país. Ela também foi premiada pela quinta vez consecutiva como a melhor empresa de grande porte para se trabalhar em Santa Catarina pelo Instituto Great Place to Work (GPTW).