Henry Milleo – Tradicional Caminhada do Coração

Neste ano aproximadamente 290 mil pessoas já morreram por doenças cardíacas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Até o final do ano o número deve chegar perto dos 350 mil. Dados de 2018 mostram que a cada 38 minutos, um paranaense morreu vítima de problemas do coração. Estes dados servem para chamar a atenção e lembrar que é possível prevenir os casos. Ontem foi marcado pelo Dia Mundial do Coração.
Em Curitiba a data foi marcada pela tradicional Caminhada do Coração. Milhares de pessoas participaram do passeio desde a Praça do Japão até o Parque Barigui. Os participantes carregavam balões em forma de coração. O evento é realizado a 15 anos pelo Hospital Cardiológico Costantini e conta com apoio da Prefeitura de Curitiba.
Segundo o cardiologista João Vitola, presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC), a hipertensão arterial e os níveis inadequados de colesterol e diabetes são os principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardíacas, mas muitas pessoas não medem com regularidade a pressão e os níveis de glicose e colesterol no sangue. Ou seja, exames corriqueiros podem prevenir os problemas.
“As pessoas, muitas vezes, buscam uma ‘pílula mágica’ que resolva todos os seus problemas de colesterol, pressão alta e diabetes; porém, se o paciente adota hábitos saudáveis, deixa de fumar, controla o peso e faz atividade física, ocorre uma significativa melhora da saúde, da autoestima e da qualidade de vida. Quem passa por essa experiência, não quer voltar ao que era antes”, afirma o cardiologista.
O check-up regular é outra medida importante para manter o coração saudável.

Os 10 mandamentos do coração saudável
1 Evite o cigarro
2 Controle seu peso
3 Faça atividade física regularmente
4 Cuide da pressão arterial
5 Escolha bem seus alimentos
6 Controle seu colesterol
7 Reduza o estresse do dia a dia
8 Saiba se é diabético
9 Mantenha rotinas de lazer
10 Consulte o médico periodicamente