Divulgação/Coritiba – Neilton

O Coritiba divulgou nessa quinta-feira (dia 30) a contratação do ponta Neilton, 26 anos, do Vitória. “O Coritiba finalizou o processo de contratação do extremo Neilton e confirma o atleta no elenco coxa-branca. Aos 26 anos, o jogador do Vitória estava emprestado ao Hatta Club, do Emirados Árabes. O contrato é definitivo com o atleta, até o final de 2022. ”, informou o site oficial.

Neilton passou o primeiro semestre de 2020 no Hatta Club, do Emirados Árabes. Disputou sete jogos, marcou um gol e não fez assistências.

O jogador atua nas quatro principais posições do setor ofensivo: centroavante, ponta-direita, ponta-esquerda ou meia-atacante. No Coritiba, foi anunciado como ‘extremo’, ou seja, meia ofensivo pelo lado do campo, posições que hoje são ocupadas por Rafinha e Robson no time titular.

Como chegou após o prazo de inscrições, Neilton não pode jogar o Campeonato Paranaense 2020. Ele é reforço apenas para o Campeonato Brasileiro, que começa na próxima semana.

HISTÓRICO
Revelado na base do Santos, Neilton chamou a atenção no Brasileirão 2013, com quatro gols e uma assistência nos 14 jogos que disputou. Em seguida, em 2014, foi emprestado para o Cruzeiro, mas praticamente não foi utilizado (apenas dois jogos como titular e sete como substituto).

Em 2016, Neilton viveu seu auge, quando disputou o Brasileirão emprestado para o Botafogo. O time jogou no 4-4-2 e ele formou dupla de ataque com Sassá, hoje no Coritiba. Neilton marcou oito gols e Sassá, 12.

Em 2017, foi comprado por cerca de R$ 2 milhões pelo Vitória. Teve bons momentos nas edições 2017 e 2018 do Brasileirão pelo clube baiano, somando 14 gols e dez assistências em 62 jogos.

Em 2019, ficou emprestado no Internacional e decepcionou. Atuou em 16 rodadas do Brasileirão, fez um gol e não deu assistências. Terminou como o segundo pior da equipe no ranking do WhoScored (considerando o limite de partidas disputadas), com nota média 6,48. Só ficou à frente do meia argentino Sarrafiore (6,44).

BARROCA
Neilton citou o estilo de jogo do técnico Eduardo Barroca ao ser apresentado pelo Coritiba. “Eu tenho conversado com o Coritiba desde o início do ano e procurei buscar informações sobre o clube. Informações bem importantes, como a grandeza que o clube tem, que está buscando coisas grandes, o estilo de jogo do Barroca. Essas coisas me fizeram escolher o Coritiba”, disse ele, em sua primeira entrevista à TV Coxa.

Neilton também compartilhou sobre suas características em campo: “Estar sempre buscando o gol, ficar com a bola no pé. Vim para jogar com a equipe, para dar o meu melhor para vencer. Velocidade, drible, técnica, eu vim aqui pra agregar e ajudar o grupo”, destacou.