Divulgação/Coritiba – Bochecha

O Coritiba anunciou nessa terça-feira (dia 1º) a contratação do volante Gustavo Bochecha, 24 anos. O jogador foi adquirido pelo clube paranaense e assinou contrato até o 31 de dezembro de 2023. Os valores não foram divulgados.

O jogador foi o volante com mais gols da Série B de 2020. Ele marcou cinco gols em 34 jogos pelo Juventude. Também contribuiu com quatro assistências – foi o segundo com mais passes para gols na competição entre os volantes, atrás apenas de Machado, do Cruzeiro, que fez cinco.

CLUBE GRANDE
“Quando recebi o convite do Coritiba, um clube com a grandeza, com a camisa que tem, pesada, de imediato aceitei. Chego com uma motivação gigante de colocar o clube na série A novamente”, disse Bochecha, em entrevista à TV Coxa. “Chego muito confiante e com muita esperança de que a gente vai fazer um grande trabalho e colocar o Coxa novamente na série A”, afirmou.

CURRÍCULO
Bochecha começou a jogar no Duque de Caxias e em 2015 foi contratado pelo Botafogo, ainda com idade de juniores. Estreou no profissional em 2017, pelo Botafogo. Deixou o clube carioca no início de 2020 e acertou com o Juventude.

CARACTERÍSTICAS
Na Série B de 2020, Gustavo Bochecha se destacou pelas caracteríticas ofensivas. Além de marcar cinco gols e dar quatro assistências, ele foi o 3º jogador do time com mais passes certos no campo adversário (média de 17,7 por jogo, segundo o Sofascore), ficando atrás apenas do volante João Paulo (36 anos, ex-Coritiba, Athletico e Paraná Clube) e do meia Wagner (36 anos, ex-Vasco, Fluminense e Cruzeiro).

Nas estatísticas defensivas, Bochecha não conseguiu se destacar. Ele não aparece entre os 10 melhores do time em desarmes, interceptações e cortes, por exmeplo.

Canhoto, o jogador tem como característica participar ativamente da construção das jogadas e também ‘pisar na área’. Os cinco gols marcados por ele na Série B foram em chutes de dentro da área: quatro com o pé esquerdo e um com o pé direito.

No Coritiba, a tendência é que Bochecha ganhe a vaga de Matheus Sales, atuando centralizado na linha de quatro do 4-1-4-1, ao lado de Val e à frente de Willian Farias.