Divulgação/Coritiba – Abner

O Coritiba confirmou nessa terça-feira (dia 3) a contratação do lateral-esquerdo Abner, 21 anos. O jogador vem do Real Madrid, por empréstimo, para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador foi revelado nas categorias de base do Coritiba. Chegou a disputar uma partida como profissional no clube paranaense, no Brasileirão de 2013 – atuou nos 26 minutos finais do empate por 2 a 2 com o Goiás.

Em 2014, o Coritiba tinha 40% dos direitos econômicos de Abner e vendeu essa parcela por dois milhões de euros para um grupo de empresários. Em seguida, esse grupo vendeu 100% do jogador para o Real Madrid. O valor dessa transação não foi divulgado.

O jogador rompeu o ligamento do joelho três vezes: uma em abril de 2014 (no Coritiba), outra em setembro de 2014 (já no Real Madrid) e a última em setembro de 2015.

No clube espanhol, ficou no time B, chamado de Real Madrid Castilla, que disputa a terceira divisão nacional. Foi pouco utilizado nos dois primeiros anos, devido às duas lesões no joelho. Na temporada 2016/17, foi titular em 10 jogos e entrou como substituto em 11.

Na temporada 2017/18, Abner estava emprestado pelo Real Madrid para o Estoril, de Portugal, desde agosto de 2017. Disputou 11 jogos desde então (oito como titular).

No período das categorias de base, Abner teve várias convocações para a seleção brasileira. “Aprendi muitas coisas aqui no clube, a torcida não me conhece muito, não tive grande sequência. Acho que me conhecem muito pela Seleção Brasileira”, disse o jogador, para o site oficial do Coritiba. “Eu estou realmente muito feliz de retornar e ter a possibilidade de fazer parte deste grande projeto do Coritiba de buscar o retorno para a Série A”, declarou.

Antes da chegada de Abner, o Coritiba confirmou a chegada de outros três reforços para a Série B.