Divulgação/Coritiba – O volante Serginho

O Coritiba enfrenta o Botafogo-SP, nesta sexta-feira (dia 1º) às 19h15, em Ribeirão Preto, pela 32ª rodada da Série B. É mais um confronto direto pelo G4. O Coxa defende o quarto lugar, com 49 pontos. A equipe de Ribeirão Preto está na oitava posição, com 44 pontos, e tem 4,6% de probabilidade de acesso, segundo o site Chancedegol. O time paranaense tem 39,6%.

O retrospecto histórico favorece o Coritiba, que só perdeu uma vez em toda história para esse rival. Foi em 1976, pela primeira divisão nacional, com a derrota por 1 a 0 em Curitiba. No total, foram mais oito jogos entre os dois, com três vitórias do Coxa e cinco empates.

Já o momento das duas equipes é semelhante. O Coritiba não perde há seis jogos. Foram três vitórias seguidas e, em seguida, três empates consecutivos (Vila Nova, Operário e Cuiabá).

No geral, o Botafogo-SP vive uma fase de altos e baixos, mas como mandante não perdeu nas últimas seis partidas, com quatro empates e duas vitórias.

OS DUELOS
Entre Botafogo-SP e Coritiba, em toda história
Botafogo-SP 1×1 Coritiba — Brasileirão 1976
Coritiba 0x1 Botafogo-SP — Brasileirão 1976
Botafogo-SP 0x2 Coritiba — Série B 1981
Coritiba 1×1 Botafogo-SP — Série B 1983
Botafogo-SP 0x0 Coritiba — Série B 1992
Coritiba 1×0 Botafogo-SP — Série B 1992
Coritiba 1×1 Botafogo-SP — Brasileirão 1999
Coritiba 0x0 Botafogo-SP — Brasileirão 2001
Coritiba 3×2 Botafogo-SP — Série B 2019

ESCALAÇÃO
O Coritiba não terá o meia-atacante Rafinha, 36 anos, contra o Botafogo-SP. O jogador sofreu uma lesão no empate com o Cuiabá, na terça-feira, e voltou para Curitiba para tratamento.

Contra o Cuiabá, o técnico Jorginho armou o time no 4-2-3-1, com Rafinha na direita, Giovanni no centro e Robson na esquerda na linha de três. As opções para o lugar de Rafinha são Kelvin, Thiago Lopes, Wellissol e Nathan.

A opção mais provável, porém, é que Alano seja avançado para atuar na linha de três. Com isso, Matheus Sales e Serginho formariam a dupla de volantes.

Matheus Sales cumpriu suspensão por cartões contra o Cuiabá e tem retorno garantido para a partida em Ribeirão Preto.

ADVERSÁRIO
O Coritiba vai reencontrar o centroavante Bruno Moraes, 30 anos, que agora é titular no Botafogo-SP. O jogador soma dois gols e uma assistência em nove jogos na Série B de 2019. No ano passado, teve passagem apagada pelo clube paranaense, com dois gols em 20 partidas.

O artilheiro da equipe paulista na competição é o ponta Murilo (24 anos, ex-Goiás), com sete gols em 29 partidas. Ele também fez duas assistências na Série B.

No ranking de desempenho do Sofascore, o melhor jogador do Botafogo é o volante Marlon Freitas (24 anos, emprestado pelo Fluminense). Ele é o líder em assistências do time, com três passes para gols. Também já marcou três gols nas 30 partidas que disputou.

Nessa sexta-feira, os desfalques são o lateral-esquerdo Pará (24 anos, ex-Athletico-PR), o volante Pablo e o ponta Julio Cesar (25 anos, ex-Paraná Clube), todos suspensos.

BOTAFOGO-SP x CORITIBA
Botafogo: Darley; Lucas Mendes, Luiz Otávio, Didi e Vinícius Freitas; Marlon Freitas e Willian Oliveira; Felipe Saraiva, Higor Meritão e Murilo; Bruno Moraes. Técnico: Hemerson Maria
Coritiba: Alex Muralha; Diogo Mateus, Romércio, Sabino e William Matheus; Serginho (Thiago Lopes ou Kelvin) e Matheus Sales; Alano, Giovanni e Robson; Rodrigão. Técnico: Jorginho
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, sexta-feira 19h15