Guilherme Griebeler/ Coritiba FC – Coxa bate cabeça fora de casa: em quatro jogos como visitante

O Coritiba segue sem vencer como visitante no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado (21 de maio) o desafio do time de Gustavo Morínigo foi diante do Atlético-GO, no Estádio Antônio Accioly. No primeiro tempo, jogo aberto e com muitas chances de gol para dois lados. O gol inaugural saiu já nos acréscimos, com o meia Jorginho colocando o Dragão em vantagem. Na segunda etapa, um confronto mais brigado e menos frenético, mas com os mandantes sabendo aproveitar a expulsão do zagueiro Henrique, já nos minutos finais, para ampliar o marcador aos 44 minutos, com Airton, garantindo uma importante vitória para o time goiano por 2 a 0. Na sequência, Luciano Castán ainda cometeu uma falta dura e também acabou tomando um cartão vermelho, gerando mais problemas para o Coxa na próxima rodada.

LEIA MAIS: Henrique falha, depois é expulso e acaba como o pior em campo do Coxa. Confira as atuações.

Com mais esse tropeço longe de seus domínios, Coxa estaciona nos dez pontos conquistados em sete rodadas (com três vitórias e um empate), aparecendo por ora na sexta colocação (até o fim da rodada, contudo, perderá algumas posições, caindo pro meio da tabela). O Dragão, por outro lado, vence a primeira partida no campeonato nacional e chega aos seis pontos, em 18º lugar.

Na próxima rodada, no domingo (29 de maio), o Coritiba joga no Couto Pereira contra o Botafogo, às 16 horas. O Atlético-GO joga no dia seguinte pelo Brasileirão, às 20 horas, contra o Internacional, no Beira-Rio. Antes, porém, o clube goiano enfrenta em Quito a LDU, na próxima terça-feira (24), precisando de um empate para avançar pro mata-mata na Copa Sul-Americana.

ESCALAÇÕES

Para o jogo em Goiânia, o técnico Gustavo Morínigo contou com o retorno do meia-atacante Igor Paixão, recuperado de edema muscular na Coxa. Com isso, Fabrício Daniel e José Hugo ficaram no banco de reservas. Além disso, o paraguaio também mudou no setor criativo do time, apostando em Robinho como meia centralizado no lugar de Régis.

Já o Dragão, que estreou o técnico Jorginho (que treinou o Coritiba em 2019 e em 2020), não pôde contar com o volante Baralhas e o atacante Léo Pereira (suspensos pelo 3º cartão amarelo). Com isso, Wanderson entrou na zaga e Edson foi para a volância, enquanto no setor ofensivo a novidade foi o meia Jorginho.

PRIMEIRO TEMPO

A primeira etapa no Estádio Antônio Accioly foi de jogo aberto, com muitas chances de gol para os dois lados. O Atlético-GO foi quem começou melhor e chegou a sufocar o Coritiba nos minutos iniciais, mas aos poucos os visitantes foram melhorando no controle da posse de bola e equilibraram as ações. Com isso, a partida ficou até mesmo frenética nalguns momentos, com destaque para a falta de pontaria de ambas as equipes.

Ao todo, Dragão e Coxa criaram 12 oportunidades de gol no primeiro tempo, com sete chances para o time da casa e cinco para o time mandante. Só nos acréscimos, porém, é que o placar foi inaugurado: aos 46 minutos, o zagueiro Henrique tentou dar um chutão na bola, mas acertou a batida em Luiz Fernando. A bola sobrou com Shaylon na entrada da área, que tocou para Marlon Freitas acionar Wellington Rato pela direita. O atacante viu a passagem de Hayner pelo lado e tocou pro lateral, que pegou a bola já dentro da área e cruzou para Jorginho aparecer bem colocado dentro da área e chutar de primeira pro fundo do gol.

SUBSTITUIÇÕES

A primeira substituição da partida foi do Coritiba, que aos 14 minutos apostou em Fabrício Daniel na vaga de Alef Manga. Sete minutos depois, o lateral-esquerdo Guilherme Biro e o meio-campista Val substituíram Egídio e Andrey. E aos 29, as últimas cartadas de Gustavo Morínigo, que mandou a campo José Hugo e Adrián Martínez nos lugares de Igor Paixão e Robinho.

No Atlético-GO, Jorginho fez as primeiras mudanças aos 19 minutos, com os atacantes Airton e Diego Churín substituindo Luiz Fernando e Shaylon (e Wellington Rato passando a jogar mais pelo lado). Dez minutos depois, o lateral-esquerdo Arthur Henrique entrou no lugar do meia Jorginho e, aos 35, promoveu o volante Edson Fernando na vaga do atacante Wellington Rato.

SEGUNDO TEMPO

O Coxa voltou para a segunda etapa tendo logo de cara, aos três minutos, uma grande chance para empatar. O cabeceio de Willian Farias, contudo, parou no goleiro Ronaldo.

Apesar do início promissor, a etapa final acabou sendo mais fraca em emoção. Com a vantagem construída, o Dragão ficou mais em seu próprio campo e não acelerou tanto o jogo. O Coritiba, por sua vez, até buscou mais o ataque, mas não teve qualidade para superar a marcação adversária.

Já nos minutos finais, aos 40, o zagueiro Henrique impediu o atacante Airton de progredir num contra-ataque e acabou indo mais cedo pro chuveiro. Em vantagem numérica, o Dragão soube aproveitar o momento e ampliou a vantagem no marcador com Airton. Quatro minutos depois, foi vez do outro zagueiro coxa-branca, Luciano Castán, cometer uma falta dura em Edson Fernando e acabar tomando um cartão vermelho, aumentando os problemas de Morínigo para a montagem da zaga na próxima partida.

NÚMEROS DO JOGO

Ao final da partida, o Coxa somou 42% da posse er bola e finalizou 14 vezes contra o gol adversário (seis arremates no alvo), além de ter conseguido cinco escanteios. O Atlético-GO, contudo, foi mais efetivo: teve 58% da posse de bola, finalizou 17 vezes (apenas três no alvo) e obteve três escanteios. Os dados são do SofaScore.

FICHA TÉCNICA

Atlético-GO 2 x 0 Coritiba

Atlético-GO: Ronaldo; Hayner Wanderson, Ramon e Jefferson; Edson e Marlon Freitas; Shaylon (Diego Churín), Jorginho (Arthur Henrique) e Luiz Fernando (Airton); Wellington Rato (Edson Fernando). Técnico: Jorginho
Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre, Henrique, Luciano Castán e Egídio (Guilherme Biro); Willian Farias e Andrey (Val); Alef Manga (Fabrício Daniel), Robinho (Adrián Martínez) e Igor Paixão (José Hugo); Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo
Gol: Jorginho (46-1º) e Airton
Cartões amarelos: Hayner, Diego Churín, Edson (A); Alef Manga (C)
Cartão vermelho: Henrique (40-2º) e Luciano Castán (48-2º)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO), sábado (21 de maio) às 16h30

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

3 – Hayner chega na linha de fundo e cruza na medida para Wellington Rato, que cabeceia firme. A bola vai em cima de Muralha, que faz a defesa em dois tempos.

15 – Alef Manga ganha a disputa de corpo com o marcador direita, avança e cruza e cruza rasteiro. Igor Paixão chega chutando, a bola desvia na zaga e volta pro atacante, que finaliza cara a cara com o goleiro. Ronaldo fecha bem o ângulo e faz grande defesa.

17 – Cruzamento de Robinho. A bola desvia na zaga e sobra para Léo Gamalho, que tenta de voleio. O chute sai sem muita força, em cima do goleiro, que segura.

18 – Luiz Fernando recebe a bola na entrada da área, corta para a esquerda e chuta forte, ao lado do gol.

19 – Cruzamento para o meio da área do Coxa. Wellington Rato aparece livre no meio da área, mas se desequilibra na hora do chute e manda por cima do gol.

21 – Igor Paixão chuta rasteiro da entrada da área, em cima do goleiro Ronaldo, que defende.

25 – Alef Manga dispara pela esquerda, entra na área e fica no mano a mano com o marcador. Igor Paixão e Léo Gamalho se posicionam na área, mas Manga tenta a jogada individual e o goleiro Ronaldo deixa a meta para recolher a bola após uma tentativa de drible mal sucedida.

28 – Alef Manga cruza da esquerda para a segunda trave e encontra Igor Paixão livre. O atacante cabeceia, mas pega mal na bola e manda ao lado do gol.

34 – Luiz Fernando dispara pela esquerda e tenta o cruzamento rasteiro. Luciano Castrán faz o corte parcial e a bola volta para Luiz Fernando, que chuta forte de dentro da área. Castán faz o ‘paredão’ e desvia a bola, que passa ao lado do gol.

37 – Luiz Fernando toca para Wellington Rato, que chuta forte de fora da área, bem colocado e rasteiro. Alex Muralha se estica e não alcança. A bola passa perto da trave.

38 – Bola bem trabalhada pelo Atlético-GO na entrada da área. A bola sai da direita e chega na esquerda com Jefferson, que chuta forte da entrada da área. Por cima do gol.

46 – Gol do Atlético-GO! Marlon Freitas toca para Wellington Rato na entrada da área. Ele vê a passagem de Hayner pela direita e toca pro lateral, que recebe dentro da área e cruza rasteiro para Jorginho chegar batendo e estufar a rede.

Segundo tempo

3 – Cobrança de falta de Egídio. Edson erra na hora de cortar o lance e entrega para Willian Farias, que cabeceia forte da pequena área. Ronaldo faz grande defesa.

14 – Cruzamento de Matheus Alexandre para Léo Gamalho, que sobe bem na área e cabeceia. Ronaldo segura.

34 – Cruzamento de José Hugo buscando Léo Gamalho. A zaga do Atlético-Go afasta e a bola sobra com Val, que chuta firme da entrada da área. Ronaldo defende.

40 – Airton dispara em velocidade para o ataque e o zagueiro Henrique para a perigosa jogada com uma falta no meio de campo. Jogador do Coxa é expulso direto.

44 – Gol do Atlético-GO! Airton recebe na entrada da área, ajeita para o pé esquerdo e chuta bem colocado, no canto.

48 – Luciano Castán disputa bola com Edson Fernando e acerta em cheio a canela do adversário. O VAR é acionado o zagueiro do Coxa acaba expulso.