Divulgação/Coritiba – Jogadores do Coritiba comemoram gol

O Coritiba venceu por 2 a 1 o Paraná Clube, nessa quinta-feira (dia 23) à noite, no Couto Pereira, na partida de volta das quartas de final do Campeonato Paranaense. Os gols foram de Fabrício, para o Paraná, e de Patrick Vieira e Igor Jesus para o Coxa. No jogo de ida, na Vila Capanema, o time alviverde venceu por 1 a 0 e só precisava de um empate para avançar. Agora, na semifinal, vai enfrentar o Cianorte, que eliminou o Operário.

A partida no Couto não teve a presença de torcedores e seguiu um protocolo especial para evitar a contaminação pelo coronavírus.

DESEMPENHO
O Coritiba decepcionou, apresentando um meio-campo sem criatividade, um setor ofensivo quase inoperante e um sistema defensivo com graves problemas, principalmente nas laterais. O Paraná não mostrou um grande futebol, mas teve as melhores chances e criou boas jogadas com movimentação constante do quarteto ofensivo. No entanto, não foi bem nas finalizações.

INVENCIBILIDADE
O Coritiba não sofreu derrotas no Couto Pereira em 2020. Foram sete jogos no local no ano, com cinco vitórias e dois empates. O time de Barroca também está com 100% de aproveitamento nos clássicos em 2020, com três vitórias sobre o Paraná e uma sobre o Athletico.

JEJUM DE GOLS
O Paraná Clube encerrou uma ‘seca’ de gols. O time ficou 327 minutos sem marcar — não fez gols nas derrotas por 1 a 0 para Coritiba, Toledo e Botafogo.

ARTILHEIROS
O zagueiro Fabrício é o artilheiro do Paraná Clube em 2020, com três gols, empatado com Renan Bressan.

O lateral-direito Patrick Vieira marcou seu primeiro gol pelo Coritiba. O centroavante Igor Jesus agora soma dois gols em 12 jogos pelo clube em 2020.

ESCALAÇÃO DO CORITIBA
O Coritiba começou com uma alteração em relação à ultima partida. Recuperado de lesão, Patrick Vieira voltou à lateral-direita. As novidades no banco eram Alex Muralha, recuperado da covid, e o médio-centro Galdezani, que cumpriu suspensão. Os desfalques eram o volante Matheus Sales, o zagueiro Nathan Ribeiro e os meias Giovanni e Giovanni Augusto, todos em recuperação. O zagueiro Rafael Lima perdeu o prazo de inscrição do Paranaense, após renovação contratual.

O esquema tático era o 4-1-4-1 para se defender, com Nathan Silva como único volante e a linha de quatro com Robson (esquerda), Rafinha (direita), Thiago Lopes (centro) e Gabriel (centro). Com a bola, o time atacava no 4-3-3.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ
O Paraná começou com três mudanças na escalação. Sem o médio-centro Renan Bressan, lesionado, o técnico Allan Aal escalou o meia Michel, recuperado de lesão. O ponta Thiago Alves voltou ao time após cumprir suspensão e entrou na vaga de Marcelo. O volante Jhony Doulgas ganhou o lugar de Kaio.

O esquema tático foi o 4-2-3-1, com Michel (centro), Mosquito (direita) e Thiago Alves (esquerda) na linha de três. Raphael Alemão era o centroavante. No entanto, durante o jogo, os quatro trocaram de posições e fizeram um rodízio no setor ofensivo.

Outra baixa é o ponta Andrey, que testou positivo para covid-19 antes do jogo de domingo e ficou em isolamento. Os sete reforços contratados durante a pandemia chegaram após o prazo inscrições para o Paranaense: o atacante Bruno Gomes, o lateral-esquedo Jean, os meias Guilherme Biteco e Gabriel Pires, o lateral-direito Toninho e os zagueiros Salazar e Hurtado.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com falha grosseira do goleiro Alisson e gol do Coritiba. Em cobrança de falta, Patrick Vieira jogou a bola para a área. Ela tocou no chão e Alisson aceitou. A imagem da TV não deixa claro se a bola entrou. O Coxa tentou controlar o jogo e trocar passes lentamente, mas não conseguiu criar chances dessa maneira. Além disso, errou demais e acabou cedendo contra-ataques. O Paraná aproveitou, marcou o gol de empate e levou perigo em mais três lances. O empate foi aos 27, quando Mosquito sofreu pênalti e Fabrício converteu a cobrança.

SEGUNDO TEMPO
O Coritiba até esboçou uma melhor na volta do intervalo e criou duas boas jogadas. No entanto, o Paraná continuou mais perigoso e chegando com frequência ao ataque.

SUBSTITUIÇÕES
Aos 16, o Paraná trocou de volante, tirando Carlos Dias e colocando Kaio. Aos 17, o Coxa mudou o meio-campo, com a saída de Thiago Lopes para a entrada de Renê Júnior. Aos 30, Michel saiu no Paraná e entrou o ponta Marcelo. A última substituição no Paraná foi aos 35, com a saída de Raphael Alemão para a entrada de Rodrigo Rodrigues. Aos 40, o Coxa tirou Robson e colocou Galdezani no jogo. A última mudança foi aos 44, com a saída de Rafinha e a entrada do ponta Wellissol.

GOL
Apesar do fraco futebol, o Coritiba conseguiu encontrar o segundo gol. Aos 26 minutos, Patrick Vieira cobrou lateral para a área, Robson brigou com os zagueiros e a bola sobrou para Igor Jesus chutar no canto. Depois do gol, o Paraná teve dificuldades para reagir.

CORITIBA 2×1 PARANÁ
Coritiba: Wilson; Patrick Vieira, Rhodolfo, Sabino e William Matheus; Nathan Silva; Thiago Lopes (Renê Júnior), Gabriel, Rafinha (Wellissol) e Robson (Galdezani); Igor Jesus. Técnico: Eduardo Barroca
Paraná: Alisson; Paulo Henrique, Thales, Fabrício e Juninho; Carlos Dias (Kaio) e Jhony Douglas; Thiago Alves, Michel (Marcelo) e Gustavo Mosquito; Raphael Alemão (Rodrigo Rodrigues). Técnico: Allan Aal
Gols: Patrick Vieira (8-1º), Fabrício (27-1º), Igor Jesus (26-2º)
Cartões amarelos: Nathan Silva, Robson (C). Carlos Dias, Thiago Alves (P).
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior
Público: portões fechados
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
8 – Gol do Coritiba. Falta de longa distância. Patrick Vieira cobra e joga a bola para a área. A bola toca no chão e vai fraca, no centro do goleiro. Alisson se atrapalha. A imagem da TV não deixa claro se a bola entrou.
12 – Mosquito cruza rasteiro. Raphael Alemão e Thiago Alves quase alcançam.
26 – Mosquito tabela com Thiago Alves, recebe na área e é derrubado por Rafinha. Pênalti.
27 – Gol do Paraná. Fabrício cobra no centro. Wilson cai para a direita.
35 – Raphael Alemão cruza e encontra Mosquito livre na área. Ele chuta e Wilson defende, mas o atacante já estava impedido.
41 – Falta de média distância. Fabrício cobra com um chute forte. A bola passa perto, ao lado.
42 – Rhodolfo sai jogando errado. O Paraná intercepta. Michel chuta de fora da área. Wilson segura.

Segundo tempo
5 – Boa jogada do Coritiba. Igor Jesus dispara na ponta-direita e cruza rasteiro. Robson domina, mas a marcação chega e tira o ângulo de chute do atacante.
9 – Escanteio. Thiago Lopes cruza. Robson, livre no meio da área, cabeceia no centro do gol. Alisson segura.
14 – O Coritiba perde a bola na defesa. Depois de bate e rebate, Raphael Alemão fica livre na área e chuta perto, ao lado.
16 – Mosquito arrisca de fora da área. A bola vai ao lado.
17 – Kaio chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
24 – Juninho cruza. Raphael Alemão cabeceia no alto. Wilson faz grande defesa.
26 – Gol do Coritiba. Patrick Vieira cobra lateral direto para a área. Robson briga. A bola sobra na área para Igor Jesus chutar no canto.
31 – Falta frontal. Fabrício solta a bomba no meio do gol. Wilson espalma.