Campeonato Paranaense

Coritiba estreia três reforços e vence o Cianorte com gol de prata-da-casa

(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)
(Foto: Valquir Aureliano)

O Coritiba venceu por 1 a 0 o Cianorte, nesse sábado (dia 22) à tarde, no Couto Pereira, pela primeira rodada do Campeonato Paranaense. A primeira fase é disputada em turno único, com 11 rodadas. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

A partida marcou as estreias do ponta Alef Manga (ex-Goiás), do lateral-esquerdo Egídio (ex-Fluminense) e do meia Régis (ex-Guarani). Outros reforço, o zagueiro uruguaio Guillermo de los Santos, ficou no banco. O volante Andrey, recém-chegado do Vasco, não foi relacionado para a partida.

O gol da vitória foi do 'prata-da-casa' Igor Paixão, 21 anos, ponta revelado nas categorias de base. Ele soma 11 gols em 59 jogos pelo Coritiba.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Coritiba.

ESCALAÇÃO
O técnico Gustavo Morínigo não tinha o zagueiro Luciano Castán, o centroavante Léo Gamalho e o volante Bernardo, que testaram positivo para Covid-19. Recém-recuperados da Covid-19, os volantes Val e Gustavo Bochecha não foram relacionados. O meia Biel, com uma indisposição, também ficou de fora.

As principais novidades na escalação foram o zagueiro Márcio Silva (19 anos) e o ponta Nathan Fogaça (22 anos), ambos revelados na base. Fogaça voltou de empréstimo ao San Antonio, dos Estados Unidos.

O esquema tático foi o 4-2-3-1, usado pelo treinador em toda temporada 2021, com o ponta Alef Manga improvisado como centroavante. Igor Paixão (esquerda) e Nathan Fogaça (direita) jogaram nas pontas.

CIANORTE
No Cianorte, o principal nome era o volante Ralf, 37 anos, campeão da Libertadores e do Mundial pelo Corinthians em 2012.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve o Cianorte com postura bastante defensiva e o Coritiba controlando o meio-campo. O time do Interior só levou perigo em um momento, aos 10 minutos, quando Grafite aproveitou falha da dupla de zaga, saiu na cara do gol e chutou, mas parou em Alex Muralha. O Coxa construiu boas jogadas pela esquerda, com Egídio, Igor Paixão, Robinho e Alef Manga. O ponta ex-Goiás, aliás, foi o melhor do primeiro tempo. Ele criou uma chance clara aos 24, roubando a bola do zagueiro dentro da área, e outra aos 30, arriscando perigoso chute de fora da área. A defesa do Cianorte salvou as duas.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou truncado, com forte marcação dos dois lados. Aos 9, a primeira substituição no Coxa, com a entrada do centroavante Luizão no lugar de Nathan. Com isso, Alef Manga ficou na ponta. Aos poucos, o Coritiba começou a pressionar e levar perigo. O gol veio aos 19, em falha da defesa do Cianorte. Igor Paixão aproveitou, roubou a bola, invadiu a área e fez 1 a 0. Aos 25, Morínigo promoveu a estreia do Régis, que entrou no lugar de Matheus Sales. Com isso, Robinho recuou e virou volante. O time da capital seguiu melhor na partida, mas sem criar chances claras. Aos 39, mais três substituições no Coritiba, com as entradas dos laterais Matheus Alexandre e Guilherme Biro e do ponta Vinícius. O Cianorte não teve forças para reagir nos minutos finais e a equipe de Morínigo controlou a partida até o fim.

CORITIBA 1x0 CIANORTE
Coritiba: Alex Muralha; Natanael (Matheus Alexandre), Henrique, Márcio Silva e Egídio (Guilherme Biro); William Farias e Matheus Sales (Régis); Nathan Fogaça (Luizão), Robinho e Igor Paixão (Vinícius); Alef Manga. Técnico: Gustavo Morínigo
Cianorte: Gleibson; Michel, Doma, Itambé e Patric Calmon; Ralf, Morelli e Zé Vitor (Gabriel Teixeira); Rodrigo Alves, Alan Grafite (Cavalo) e Luiz Fernando (Coutinho). Técnico: João Burse
Cartões amarelos: Gleibson, Patric Calmon, Luiz Fernando (Cia). Matheus Sales, Henrique (Cor).
Gol: Igor Paixão (19-2º)
Árbitro: André Felipe Olivério
Público: 5.730 pagantes (6.415 total)
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
10 – Henrique e Márcio se atrapalham. Grafite sai na cara do gol e chuta. Alex Muralha sai bem e evita o gol.
17 – Gol anulado. Robinho cruza rasteiro. Manga recebe na cara do gol e chuta no canto. Gol. A arbitragem anula por impedimento. A imagem da TV deixa claro a posição irregular do atacante.
24 – Alef Manga rouba de Itambé, dentro da área, e rola para Igor Paixão, na cara do gol. Doma intercepta e salva o Cianorte.
30 – Egídio recebe lançamento e ajeita para Alef Manga, que chuta forte, de fora área. O goleiro espalma no canto.
35 – Igor Paixão cruza rasteiro. Nathan ajeita e Robinho chuta da meia-lua. O goleiro pega no canto.
42 – Willian Farias chuta de longe. A bola vai ao lado.

Segundo tempo
17 – Igor Paixão cruza. A zaga corta mal. Egídio pega rebote na área e chuta mal, para fora.
18 – Egídio cruza rasteiro. Luizão domina na área, gira e chuta para longe.
19 – Gol do Coritiba. Robinho tenta a enfiada de bola. Michel se atrapalha. Igor Paixão rouba de Michel, invade a área e toca na saída do goleiro.